CURTA-METRAGEM BRASILEIRO EMPATA COM COLOMBIANO NO 1º LUGAR DO AXN FILM FESTIVAL

Competição recebeu mais de 500 filmes da América Latina e Brasil foi o segundo país com maior número de inscrições

O AXN fecha com ‘chave de ouro’ a primeira edição do AXN Film Festival, festival que reúne e seleciona os melhores curtas-metragens da América Latina. No total foram 564 inscrições, de julho a novembro deste ano, e o Brasil foi o segundo país com mais participações: 121, atrás apenas do México com 136.

“Com um júri de peso, que incluiu os cineastas brasileiros Fernando Meirelles e Sergio Machado, foi um páreo concorrido entre os gêneros ficção, drama, comédia, horror, suspense e ação, tanto que tivemos um empate no primeiro lugar. O objetivo do canal foi abrir espaço para expor os novos talentos latino-americanos do universo cinematográfico”, avalia a gerente de marketing do canal, Stefania Granito.

Em outubro foram exibidos aos sábados os dez finalistas Entre Dois (do México, dirigido por Michel Franco), O Dia Perfeito (México/ Bernardo Loyola), Duas Margaridas (Argentina/ Pablo Baca Navarro), Reflexos (Venezuela/ Eduardo Fierro), A Família de Roque (Argentina/ Ricardo Piterbarg), BOOM! (Colômbia/ Juan Manuel Ortiz Valenzuela), Lucia e as Coisas (Argentina/ Andrés Riva), Desejo (Brasil/ Anne Pinheiro Guimarães), No Princípio Era o Verbo (Brasil/ Virgínia Jorge) e Onde Quer Que Você Esteja (Brasil/ Bel Bechara e Sandro Serpa).

O Brasil “ficou bem na foto”: um “empate técnico” fez com que o primeiro lugar terminasse dividido entre o nacional No Princípio Era o Verbo, de Virginia e o colombiano BOOM!, de Juan.

O brasileiro tem 18 minutos e combina três histórias paralelas num dia de Carnaval, que se complementam de forma lírica e divertida, explorando o que entendemos como verdade e a nossa busca por explicações para acontecimentos diários de difícil compreensão. Da invenção da roda até a experiência de outras culturas são temas explorados neste curta.

O colombiano aborda o confronto entre um policial e um jovem militar na tarefa de desativar uma bomba. De um lado, o primeiro que está em crise existencial e que não encontra razões para evitar a explosão e do outro, um iniciante que tem muito a demonstrar em sua corrida solitária que começou contra a polícia, nesta situação tensa. As dúvidas e pretensões destes personagens causam uma crise e refletem a violência interna de cada homem em quase 16 minutos.

Para o segundo lugar foi escolhido o argentino A Família de Roque, de Ricardo Piterbarg, com 14 minutos. Reafirmando a ênfase em temáticas sobre famílias deste país, este curta fala sobre a lição de casa de um jovem aluno, que deve descrever seus familiares e levar uma foto de todos para a escola. Mas Roque não vê o pai há dois anos e exige que sua mãe o chame para fazer o retrato, o que provocará o reencontro dos dois.

O México conquistou o terceiro lugar com O Dia Perfeito, de Bernardo Loyola, que tem pouco mais de 12 minutos e explora o humor negro do sonho de Sergio, que sempre desejou uma morte trágica para dividir com sua esposa, mas nunca teve sorte com as mulheres! Ele planeja um suicídio que o colocará nas manchetes da mídia, mas na hora H uma ligação faz com que desvie de sua meta...

Os participantes do AXN Film Festival disputaram entre si pelo prêmio de US$ 10 mil, além de equipamentos. Os curtas vencedores serão exibidos num programa especial do canal, sábado, 25 de novembro, às 20h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado