GNT exibe o documentário inédito "A Outra Face" sobre o primeiro transplante facial da história


Estréia no próximo dia 04 de dezembro (segunda-feira), à meia-noite e quinze, no canal GNT, A Outra Face (Greffe Du Visage – Histoire D'Une Première Mondiale), documentário inédito que conta a história da francesa Isabelle Dinoire, de 38 anos, primeira pessoa no mundo a ser submetida a um transplante facial. Realizada em novembro de 2005, a cirurgia durou 18 horas e reconstruiu as feições de Isabelle, que recebeu queixo, nariz e lábios de um doador com morte cerebral.

Em maio de 2005, Isabelle foi atacada por seu próprio cachorro em casa e "Eu só lembro de ter caído...e quando acordei havia sangue por toda parte. Tentei me levantar e não consegui...nem um cigarro para me acalmar fui capaz de acender", revela Isabelle. Com a boca, queixo e nariz completamente destruídos, ela não conseguia falar com clareza, nem mastigar alimentos. A preparação psicológica de Isabelle para a cirurgia começou em julho do mesmo ano. Os especialistas precisavam ter certeza de que ela conseguiria aceitar o fato de não ter suas feições originais de volta, tendo em contrapartida uma recuperação em sua qualidade de vida. Além disso, ela foi alertada sobre os medicamentos pós-operatórios que deveria tomar - evitando assim a rejeição do tecido doado e os riscos envolvidos na intervenção cirúrgica.

Sob os cuidados do professor Jean-Michel Dubernard - que realizou o primeiro transplante de mão do mundo em 1998 -, e do professor Bernard Devauchelle - especialista francês em rosto e boca -, Isabelle foi escolhida para receber o primeiro transplante de face na história da medicina. Contando com uma equipe de renomados especialistas, Dubernard e Devauchelle realizaram no dia 27 de novembro, no Centre Hospitalier Universitaire Amiens (norte da França), o transplante de tecidos, músculos, artérias e veias para a parte inferior do rosto de Isabelle.

Dois dias após a bem sucedida operação, a equipe médica, com base na coloração e na textura do implante, comemorava o sucesso da pioneira cirurgia. Para Dubernard, o futuro dos transplantes faciais acontecia ali, tanto do ponto de visto médico como imunológico e psicológico da paciente. "A intervenção foi um sucesso, agora o próximo passo será garantir o sucesso de Isabelle em sua reeducação, recuperação funcional e reintegração à sociedade...partes finais do processo".

O documentário mostra ainda o dia-a-dia antes da operação, o acompanhamento médico e psicológico da paciente, além das questões éticas envolvidas no processo.

A Outra Face

Estréia na madruga de segunda (04/12) para terça-feira, à meia-noite e quinze
Horários alternativos: terça-feira (05/12), às 06h e 12h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado