"KRAKATOA" NARRA A HISTÓRIA DE UMA DAS ERUPÇÕES VULCÂNICAS MAIS DEVASTADORAS DO PLANETA


Na manhã de 27 de agosto de 1883, o vulcão Krakatoa ressoava no litoral de Java, com mais de 1.830 metros de altura e um diâmetro de aproximadamente 16 quilômetros. Mais tarde, naquele mesmo dia, este cone gigante explodiu tão violentamente que, literalmente, voou pelos ares. No domingo, 10 de dezembro, às 20h, o Discovery Channel reconta a história desta gigantesca erupção no especial inédito de duas horas, KRAKATOA. Combinando dramatizações e incríveis efeitos especiais, o documentário será reprisado na quarta, 13 de dezembro, a partir das 23h.

Os efeitos da explosão vulcânica causaram um tsunami com mais de 43 metros de altura e um navio foi arrastado mais de 3,4 quilômetros terra adentro. A erupção reduziu a ilha de Krakatoa a um terço de seu antigo tamanho e enviou ondas gigantescas em direção à costa asiática. Pedras do tamanho de granizo caíram a 160 quilômetros de distância e a cidade de Jacarta foi envolvida pelas trevas. Para muitos habitantes da região, o Armagedon havia chegado. O barulho sem precedentes da erupção foi ouvido em Alice Springs e Madagascar. Sua potência foi comparada ao equivalente a uma explosão nuclear. Mais de 36.000 pessoas morreram imediatamente e países em todo o globo foram afetados.

A erupção do Krakatoa foi um dos cataclismos naturais mais bem documentados da história. Dos primeiros indícios de que algo estava errado até a explosão final, cada passo foi testemunhado e documentado pelos colonos holandeses que habitavam a região. Através dos seus testemunhos, os telespectadores poderão presenciar o acordar do vulcão e sua devastadora erupção. KRAKATOA também examina os processos geológicos através dos quais um vulcão que parecia inofensivo e supostamente extinto acabou explodindo com tamanha ferocidade e conseqüências tão desastrosas. Partes do programa também relacionam o resultado do tsunami causado pelo Krakatoa com o que atingiu a Tailândia em 26 de dezembro de 2004.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado