Série "Auschwitz – Os nazistas e a Solução Final", da BBC, estréia na TV Cultura

A TV Cultura começa a exibir na quarta-feira (10/01), às 21h00, a série inédita Auschwitz – Os Nazistas e a Solução Final, da rede britânica de televisão BBC. O programa, que terá seis episódios semanais, mostrará o campo de concentração desde o período que servia de prisão política para os poloneses até o desenvolvimento de uma fabrica mecanizada de assassinato em massa, que exterminou mais de um milhão de pessoas.

Auschwitz ocupa um lugar único na história. Foi lá onde ocorreu o maior assassinato em massa já registrado. E ainda é difícil compreender como e porque um lugar tão sombrio existiu.

Agora, a história oculta sobre Auschwitz é revelada nesta série da BBC, que marcou o sexagésimo aniversário da libertação desse campo de concentração, em 27 de janeiro de 2005.

Escrito e produzido pelo vencedor do prêmio Bafta, Laurence Rees, e munido de novas pesquisas, Auschwitz, os nazistas e a solução final oferece aos telespectadores uma perspectiva singular de um campo onde mais de um milhão de pessoas foram impiedosamente assassinadas.

A série percorre a trilha da maldade desde as origens de Auschwitz, como um lugar que servia de prisão política para poloneses, através da solução nazista para o que eles chamavam de "o problema judeu" até o desenvolvimento do campo como uma fábrica mecanizada de assassinato em massa.

Pela primeira vez na TV, as construções que formavam Auschwitz-Birkenau são recriadas a partir das plantas originais, usando computação gráfica de grande realismo.

"O nome Auschwitz é certamente um sinônimo para a palavra horror" , diz o produtor da série Laurence Rees. "Mas o problema de tratarmos sobre horror é que nós, naturalmente, damos as costas a ele. Nossa série não é só sobre a dor chocante, quase inimaginável daqueles que morreram, ou sobreviveram. Auschwitz é sobre como os nazistas chegaram a fazer o que fizeram."

A série é o resultado de três anos de profunda pesquisa, desenhando a íntima participação de peritos do mundo todos sobre o período, incluindo o Prof. Sir Ian Kershaw e David Cesarani. Além disso, é baseada em quase 100 entrevistas com sobreviventes e perpetradores, muitos dos quais revelam detalhes pela primeira vez.

As seqüências dramáticas acuradas, filmadas em locação, com atores alemães e poloneses, trazem para a tela documentos recém-descobertos, enquanto imagens geradas por computador nos dá um ponto de vista historicamente preciso de Auschwitz-Birkenau em suas muitas fases.

As imagens animadas digitalmente foram feitas a partir de plantas de construção dos escritórios de Auschwitz, coletadas após a guerra. Ali também estão depoimentos testemunhais e fotos aéreas. O programa ainda inclui tomadas da sala onde eram despidos, da câmara de gás e do forno de um dos crematórios, bem como ilustrações das visões de Heinrich Himmler por uma cidade de Auschwitz germanizada.

O professor Ian kershaw é autor de uma biografia premiada de Adolf Hitler, e um dos principais "experts" sobre o Terceiro Reich. O produtor da série, Laurence Rees, é o diretor de criação para programas históricos da BBC. O último grande projeto em que os dois trabalharam juntos foi "Os nazistas – um aviso da história", uma série vencedora de oito prêmios internacionais, incluindo o BAFTA, um PEABODY, e que foi vendida para mais de 30 países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado