“GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO” ESTRÉIA NA TV CULTURA

            Depois do sucesso da série "Antunes Filho em Preto e Branco", que conquistou o público e a crítica, a TV Cultura traz outra novidade para o público, em março. O "Grande Teatro em Preto e Branco", que será exibido às quintas-feiras, às 22h40, mostrará obras de diversos diretores com forte atuação no teatro e na televisão, como Ademar Guerra, Antônio Abujamra, Silvio de Abreu, Roberto Vignati, Fernando Faro, entre outros.

 

            A TV Cultura teve uma participação fundamental na pesquisa e na experimentação de linguagens no campo da teledramaturgia. A partir de 1974, com o programa TEATRO 2, produziu dezenas de teleteatros que trouxeram ao grande público importantes obras nacionais e estrangeiras da dramaturgia e da literatura, especialmente adaptadas para a televisão. Diante destas preciosidades, a emissora começou a digitalizar seu acervo com a série "Antunes Filho em Preto e Branco" e agora prossegue este trabalho com "Grande Teatro em Preto e Branco".

 

            Até junho de 2007 serão exibidos 18 teleteatros, produzidos entre 1974 e 1978, que mostrarão a obra de diversos autores nacionais e estrangeiros. A dramaturgia brasileira estará representada, por exemplo, por Oduvaldo Vianna, João Guimarães Rosa, Timochenco Whebi, Arthur Azevedo, Rachel de Queiroz e Érico Veríssimo. Entre os estrangeiros, destacam-se Eurípedes, Eugene O'Neill e Frederico Garcia Lorca.

 

            Grande Teatro em Preto e Branco vai exibir semanalmente alguns dos principais trabalhos realizado nesse período, em cópias digitalizadas. Os programas, em média com 50 minutos de duração, serão divididos em três blocos, cujos intervalos contarão com depoimentos e debates com autores, atores, críticos e pesquisadores que têm ou tiveram relação com as obras exibidas. O objetivo é enriquecer a apresentação com a troca de experiências do grupo de discussão e, através da observação e da análise das abordagens, buscar um novo olhar sobre as obras exibidas.

 

PROGRAMA DE ESTRÉIA 

            Na estréia, no dia 1º de março, às 22h40, será apresentado o teleteatro Electra, de Eurípides. Produzido em 1975, com adaptação e direção de Ademar Guerra, traz no elenco Alceu Nunes, Cacilda Lanusa, Ester Góes, Fernando Souza, Herson Capri, Irina Grecco e JJ. Pompeu.

            A famosa tragédia é apresentada numa versão que busca a atemporalidade. Preserva-se a essência da peça, garantindo-se, ao mesmo tempo, sua universalidade – tudo numa linguagem moderna e no clima mágico característico do diretor Ademar Guerra.

        Após e durante a exibição haverá um debate sobre a obra do diretor Ademar Guerra. Nesta primeira apresentação da série participam como debatedores: Fausto Fuser (pesquisador e crítico teatral), Ester Góes (atriz) e Gabriel Priolli (jornalista ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado