Lia Luft no GNT: uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher

MARÍLIA GABRIELA RECEBE UMA DAS MAIORES PENSADORAS DO BRASIL

No domingo (04/03), às 22h, o programa "Marília Gabriela Entrevista" será especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08/03). A convidada da semana é a escritora, romancista, ensaísta e tradutora Lya Luft. A autora comemora o sucesso de seu mais recente lançamento, o livro "Em outras palavras", que reúne 54 das melhores crônicas escritas para a coluna da revista Veja. No papo com Gabi, temas como -, abraçar a vida com paixão e abordagens interessantes sobre o universo feminino, suas conquistas, o feminismo e as diferenças entre os sexos estão em pauta.

Durante a entrevista, a pensadora gaúcha promove uma verdadeira reflexão sobre feminismo, a posição da mulher no mercado de trabalho, a atuação delas perante o sexo oposto, bem como a sua performance no casamento e na maternidade. Acha triste a escolha de um dia para homenagear a mulher. "O fato de existir uma data comemorativa é um preconceito: dia do negro, dia da mulher, dia do índio...Prá mim é puro preconceito", ressalta.

Avó, mãe de três filhos e casada há quase quatro anos (já teve a experiência de dois casamentos anteriores), Lya afirma que a vida é uma constante transformação - de maneira que sempre faltam ideais a serem conquistados – e revela que a tranqüilidade é o seu atual e mais importante projeto de vida. "Estou numa fase muito boa e quero sossego; sabe quando o vento sopra onde quer ir e a gente escuta? Quero dar menos entrevista, quero ficar quieta e morar em um pequeno apartamento na praia".

Marília Gabriela e sua entrevistada conversam também sobre os diversos caminhos que cada ser humano tem para descobrir a felicidade, sobre a necessidade do cultivo da alegria na rotina diária. Falam também sobre a verdadeira relevância do feminismo para a conquista do espaço atual da mulher, dentro da sociedade. "O movimento feminista ainda é adolescente no contexto da mulher atual, mas quebrou padrões e os relacionamentos humanos foram afetados para melhor", destaca Lya.

A entrevistada, que como escritora recebeu vários prêmios, já trabalha na preparação de um livro de ficção e assume não ter medo de nada daquilo que escreve, além de ter liberdade editorial completa, sem ter a necessidade de trabalhar com prazos. "Tudo o que escrevo é meu e vem de mim; é visceral e vital". Quando questionada sobre o sucesso de sua literatura também junto ao público masculino, Lya Luft é enfática: "Eu escrevo para leitor que não tem sexo, escrevo para mim mesma. Mas o número de leitores homens e jovens cresceu muito, devido à Perdas e Ganhos, e às crônicas da Veja também".

No final do papo, a escritora apela para que as pessoas conservem o dom e a capacidade do encantamento e a vontade do saber. Lya pede que as pessoas preocupem-se cada vez menos com o físico, uma vez que os verdadeiros e mais importantes encontros amorosos – com parceria e cumplicidade – não têm nada a ver com aparência física ou algo material.

Frase do final do programa: "A solidão é um campo muito vasto que não se deve atravessar a sós." (É um verso de um poema dela)

Marília Gabriela Entrevista

No ar domingo, 04/03, às 22h

Horários Alternativos: domingo, às 3h30, terça-feira, às 22h30 e às 4h, quarta-feira, às 10h e às 19h, sexta-feira, às 13h30 e sábado, às 10h30 e às 15h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado