Série inédita sobre a China 2008 no Planeta EXPN

 

Já é possível sentir o clima dos Jogos Olímpicos de 2008 na China. A maior parte das competições vai acontecer na capital Pequim. O videorrepórter Tomaz Cavalieri viajou para lá a fim de conferir as obras do monumental complexo olímpico, revelar os costumes da milenar cultura chinesa e descobrir o que a China tem de radical. O resultado desta viagem é uma série inédita de cinco episódios que o programa Planeta EXPN vai apresentar de 5 a 9 de março, às 16h, no site www.espn.com.br (com reapresentação no dia seguinte, ao meio-dia, na ESPN). 

 

A série vai mostrar a megalópole Pequim, com 15 milhões de habitantes. No coração, ficam a Cidade Proibida, antiga cidade imperial, e a Praça da Paz Celestial, com importantes prédios públicos e o Museu Nacional. A principal rua do comércio central é a Wangfujing, que concentra centenas de marcas de todo o mundo e também um quarteirão com o comércio tradicional chinês.

 

Para conhecer a cidade a fundo, o videorrepórter faz um passeio de bicicleta. Só em Pequim são 9 milhões de bikes que circulam por centenas de quilômetros de ciclovias, um verdadeiro paraíso duas rodas. No parque que cerca o Templo da Paz os chineses costumam praticar os esportes típicos, como o Shuttlecock, uma pequena peteca jogada com os pés que requer muita habilidade e que chega a lembrar as acrobacias que Ronaldinho Gaúcho faz com a bola.

 

O programa também mostra a rica culinária chinesa, com uma enorme variedade de pratos, e o famoso Pato de Pequim. Não ficam de fora as diversas opções ocidentais como o churrasco brasileiro, que faz muito sucesso no país. São seis churrascarias em Pequim; em Shangai já passam de 30.

 

O videorrepórter visita as obras do Estádio Olímpico, conhecido como "Ninho de Passarinho", e do Water Cube, o ginásio das provas aquáticas. No prédio do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos, uma entrevista com o responsável pela organização das provas de ciclismo, que incluem mountain bike, ciclismo de estrada, em velódromo e a modalidade estreante em Olimpíadas, o BMX.

 

Em seguida, uma viagem à província de Henan, para uma visita ao Templo Budista de Shaolin, referência mundial na prática de Kung Fu, e ao Parque Nacional do Rio Amarelo, local histórico onde o estadista Mao Tse Tung fiscalizou as tropas do Exército Vermelho.

 

O Planeta EXPN é o primeiro programa do canal feito para a Internet. A atração dedicada aos esportes radicais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16 horas, no site www.espn.com.br, com reapresentação no dia seguinte, ao meio-dia, na ESPN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado