TV Cultura Homenageia "Semana da Arte Moderna"

            A TV Cultura exibe entre os dias 12 e 16 de fevereiro (segunda a sexta-feira), sempre às 20h, uma programação especial em homenagem aos 85 anos da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922. Neste período serão apresentados documentários sobre o movimento e alguns dos nomes mais marcantes do modernismo.

 

            Na segunda-feira (12/02) a TV Cultura leva ao ar o programa que destaca os principais fatos, personagens, atos e efeitos do movimento, com releituras de poemas de Mário de Andrade e Olavo Bilac, e apresentações das obras de Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Villa-Lobos, dentre outros nomes da arte brasileira.

 

            Na terça-feira (13) o tema do especial é Piano e Ganzá: O mundo musical de Mário de Andrade. O programa mostra a relação do escritor com a música e como esta influenciou sua vida e obra. O documentário explora seu acervo, citando textos, ensaios e melodias, e destacando a conservação dos discos, partituras, cadernetas, fotografias, filmes e uma série de objetos que incluem instrumentos musicais como o piano e o ganzá. Vários "Mários" serão retratados, desde o professor de piano e o fotógrafo, até o colecionador e o crítico de música.

 

            Na quarta-feira (14/02) a emissora exibe o documentário Victor Brecheret, dedicado ao escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. Brecheret é responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. O episódio traz uma retrospectiva da vida e da obra do artista, revelando sua trajetória, o trabalho na Europa, participação no movimento modernista e o relacionamento com amigos famosos como Bourdelle, Brancusi, Léger e os brasileiros Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Antônio Gomide. Também mostra depoimentos da viúva e da filha do artista e imagens de obras representativas, como o Monumento às Bandeiras e o Monumento a Duque de Caixas.

 

            Na quinta-feira (15/02) o especial retrata o multifacetado Menotti Del Picchia, poeta, escritor, dramaturgo, político, jornalista, pintor e escultor. O documentário traz o próprio artista, nos jardins de sua casa, onde conviveu com os amigos modernistas. Ele conta sua trajetória, lembra dos ideais da semana de 22 e fala da saudade de Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Di Cavalcanti e de sua última esposa, a pianista Helena Rudge Muller.

 

            Na sexta-feira (16/02) a programação especial é encerrada com o documentário Oswald de Andrade por Antônio Cândido, que traz um depoimento erudito e comovido deste professor, crítico e amigo íntimo do artista paulistano. Nele, Cândido conta sobre a vida e a obra de Oswald, e fala da relação que mantinha com o teatro, a contribuição do movimento tropicalista para difusão de seu nome, seu valor perante a vanguarda literária e as influências do comunismo em sua arte. Traz também participação de Antônio Abujamra, contando episódios do cotidiano do escritor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado