DOCUMENTÁRIO EXIBIDO PELA TV CULTURA CONTA A HISTÓRIA DO FAMOSO “CLUBE DA ESQUINA”

            O programa Campus, da TV Cultura, exibe neste sábado (24/03), às  09h30, o documentário "Sobre Amigos e Canções", realizado por alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, que retrata a história do famoso "Clube da Esquina", um dos mais importantes movimentos musicais do Brasil, que ocorreu em Minas Gerais.

 

            O documentário conta com depoimentos de Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant, Wagner Tiso, Beto Guedes, Toninho Horta e Márcio Borges.

 

            Os irmãos Márcio e Lô Borges, direto da casa de sua mãe, em Belo Horizonte (MG), falam como conheceram Milton Nascimento. Entre outros fatos, Márcio Borges explica como influenciou Milton para que ele deixasse de ser um escriturário e se tornasse músico.

 

            Em outra entrevista, Milton Nascimento, na casa de sua família, em Três Pontas (MG), lembra que desde criança já tinha vocação para ser músico, pois ficava horas tocando gaita e sanfona. O cantor relembra momentos inesquecíveis, como sua amizade com Fernando Brant, que nos tempos da dureza foi selada com duas caipirinhas e um ovo. Ele também se recorda da época em que Wagner Tiso o fez tocar contrabaixo, mesmo sem nunca ter tocado, para formar um trio. Sua memória também vaga pela parceria com Fernando Brant na música Travessia, que levou o segundo lugar no Festival da TV Excelsior. Segundo ele, o próprio dono do festival, indignado com o resultado, vaiava e gritava: "É marmelada! É marmelada!".

 

            Além destas histórias imperdíveis, o programa Campus ainda traz muitas outras retratando este movimento que revolucionou a música popular brasileira e influenciou gerações em diversas partes do Brasil e do mundo.

 

            O programa Campus é um projeto pioneiro que cria e abre espaço na mídia televisiva para a divulgação e exibição da produção acadêmica das universidades brasileiras. Todos os sábados, às 09h30, com segunda exibição às terças-feiras, às 07h00, a TV Cultura exibe produções de alunos de diversas universidades, incluindo a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado