ESPECIAL DE PÁSCOA NO TCM


No mês de abril o canal TCM preparou um especial para celebrar a Páscoa.
Confira os filmes deste especial:


SALOMÃO E A RAINHA DE SABÁ

Este drama histórico cheio de romance, traições e intriga foi o último filme de King Vidor como diretor. “Salomão e a Rainha de Sabá” narra o famoso relato bíblico no qual o Rei David tem uma visão de Deus pouco antes de morrer, na antiga Israel. A mensagem divina lhe indica que seu filho caçula, o poeta Salomão (Yul Brinner), deverá sucedê-lo como rei. Essa decisão provoca a fúria de seu outro filho, o guerreiro Adonijah (George Sanders). Enquanto isso, o Faraó Egípcio aceita ceder um porto do Mar Vermelho à Rainha de Sabá. A condição é que ela encontre uma maneira de destruir Salomão, visto como uma perigosa ameaça para as tirânicas monarquias da região. Ambiciosa e sedutora, a rainha consegue finalmente que Salomão caia a seus pés. A produção de “Salomão e a Rainha de Sabá”, que custou cerca de 5 milhões de dólares, sofreu um atraso quando Tyrone Power, o ator que originalmente interpretaria Salomão, morreu em plena filmagem. Grande parte das cenas teve que ser realizada novamente com seu substituto, o ator Yul Brynner.
HORÁRIO
Quinta-feira, 5 de Abril 17h00



QUO VADIS?

Baseado em um romance clássico de Henryk Siekiewicz, a história de “Quo Vadis?” centraliza-se no romance entre Vinicius (Robert Taylor) – um gladiador romano inicialmente agnóstico – e Lygia (Deborah Kerr), a bela jovem cristã protegida pelo gigante Ursus. Porém, o cenário não é muito favorável: o imperador Nero (Peter Ustinov) planeja eliminar a “ameaça” cristã e espera ganhar a eternidade queimando Roma e reconstruindo a cidade a seu prazer. Mesmo não ganhando nenhuma estatueta, a adaptação de Mervyn LeRoy recebeu oito indicações ao Oscar®, incluindo melhor filme e melhor ator coadjuvante para Ustinov. Filmado em Cinecittà, o filme oferece uma reconstrução de época majestosa (o custo foi recorde para a época: oito milhões de dólares) e trilha sonora do grande compositor húngaro Miklos Rozsa. Os espectadores mais atentos poderão ver Sophia Loren e Elizabeth Taylor entre os mais de 32 mil figurantes que participaram das filmagens.
HORÁRIO
Quinta-feira, 5 de Abril 19h05


AS SANDÁLIAS DO PESCADOR

Em 1963, o australiano Morris West escreveu a novela “As Sandálias do Pescador”, na qual antecipava a chegada ao Vaticano de um sacerdote surgido do leste europeu (comunista). Quinze anos mais tarde, o polonês Karol Wojtyla era nomeado Papa. Michael Anderson (de “A Volta ao Mundo em 80 dias”) baseou-se nesse profético best-seller para dirigir o drama religioso de 1968. Anthony Quinn interpreta o arcebispo ucraniano Kiril Lakota, prisioneiro durante 17 anos na Sibéria sob o regime comunista. Quando as relações entre a Rússia e a China se deterioram, o premier russo Kamenev (Laurence Olivier) o libertou e ele tornou-se cardeal. Kamenev desejava ter um representante no Vaticano para futuros interesses políticos. Depois da morte do Papa (John Gielgud), Lakota postulou-se como firme candidato para comandar os destinos da Igreja Católica em uma época complicada. O filme de Anderson obteve duas indicações ao Oscar® (melhor direção de arte e melhor música) e tornou-se um clássico.
HORÁRIO
Sexta-feira, 6 de Abril 16h30



REI DOS REIS

Em sua versão de “Rei dos Reis” – a original foi filmada em 1927 por Cecil B. DeMille –, o diretor Nicholas Ray (“Juventude Transviada”) reconstrói com fidelidade bíblica a vida de Jesus, interpretado pelo ator Jeffrey Hunter. Quando os romanos conquistaram a Judéia em 63 A.C., sob o comando do General Pompeu, iniciou-se para o povo judeu uma época de julgamentos e perseguições. Apesar do medo e do desespero que sofriam sob o domínio dos romanos e do rei Herodes, os judeus mantinham viva a esperança da chegada do Messias. Durante o reinado de Augusto, Maria (interpretada por Siobhan McKenna) deu à luz Jesus, que alguns reconheceram como o futuro rei dos judeus. Mais tarde, suas mensagens provocaram polêmicas e respostas contrárias.
HORÁRIO
Sexta-feira, 6 de Abril 19h10


DEMÉTRIO E OS GLADIADORES

Este filme épico de Delmer Daves começa onde termina “O Manto Sagrado” (“The Robe”, 1953). Embora tenham sido feitos ao mesmo tempo, os filmes estrearam com vários meses de diferença. E, por complicações de contrato, “Demétrio e os Gladiadores” foi exibido na televisão somente após sete anos da estréia “O Manto Sagrado”. Victor Mature interpreta o papel do título, um ex-escravo que se converte ao Cristianismo depois de presenciar a Crucificação. Após ser preso por defender um ancião perante um soldado romano, Demétrio é forçado a fazer parte da escola de gladiadores e lutar na arena. Tudo para divertir o louco imperador Calígula (Jay Robinson, no mesmo papel de “O Manto Sagrado”). O charmoso Demétrio acaba atraindo a atenção de Messalina (Susan Hayward), a esposa do próximo sucessor de Calígula, Cláudio (Barry Jones). Frente a sua situação, o gladiador perde a fé em Deus até que aparece o apóstolo Peter (Michael Rennie). “Demétrio e os Gladiadores” foi baseado em personagens concebidos originalmente por Lloyd C. Douglas.
HORÁRIO
Sábado, 7 de Abril 16h30

BEN-HUR

O lendário William Wyler dirigiu este clássico do cinema bíblico-histórico, que ganhou 11 prêmios Oscar. O filme, baseado na popular novela de Lew Wallace, conta a história do príncipe judeu Judah Ben-Hur (Charlton Heston), que mora na Judéia com sua família, na época em que Jesus Cristo começava a causar assombro pelos seus ensinamentos. Stephen Boyd interpreta Messala, o amigo de infância de Ben-Hur, que agora é um ambicioso tribuno romano. A amizade entre ambos termina em um duro confronto quando Ben-Hur se nega a encurralar dissidentes locais e Messala o acusa, então, de tentar assassinar o governador. Como castigo, o protagonista é condenado às galeras romanas, enquanto sua mãe (Martha Scott) e sua irmã (Cathy O'Donnell) são presas. Longe de render-se, o príncipe judeu continuará buscando sua família e a vingança contra Messala. Entre as cenas memoráveis de “Ben-Hur” está a espetacular corrida de bigas, rodada ao natural, sem utilizar miniaturas nem planos trucados. Adaptada por Karl Tunberg (e por outros autores que não estão nos créditos, como Gore Vidal e Maxwell Anderson), “Ben-Hur” obteve os prêmios da Academia de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Heston) e melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith).
HORÁRIO
Sábado, 7 de Abril 18h20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado