Série Especial Semana da Mulher na TV Cultura

            A programação da TV Cultura está mais feminina no início deste mês. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no dia 08, a emissora traz a série Especial Semana da Mulher, que será levada ao ar nos dias 5, 6, 8 e 9, sempre às 20h, com a exibição de documentários sobre Clarice Lispector, Lina Bo Bardi, Dorina Nowill e Cora Coralina.

 

            Na segunda-feira (05/03), às 20h, o especial apresenta a escritora Clarice Lispector, numa entrevista gravada em 1977, pouco antes de sua morte. Clarice conta como começou a escrever, fala de seus trabalhos, da família, das origens e da morte. Com depoimentos de amigos e escritores, o documentário mostra um traçado de sua biografia.

 

            Na terça-feira (06/03) é a vez de Lina Bo Bardi, uma das maiores arquitetas do século 20. Na tela, suas principais obras e idéias, traçadas desde a chegada ao Brasil em 1947, até a morte, em 1992. Grandes personalidades da arte e da crítica constroem essa narrativa, dentre eles Darcy Ribeiro, Frei Betto, Caetano Veloso, José Celso Martinez Corrêa, Pierre Verger e Pietro Maria Bardi. O especial traz também textos escritos pela própria arquiteta e lidos pela cantora Maria Bethânia. Gravado em 1993, o documentário contou com direção de Aurélio Michiles.

 

            Na quinta-feira (08/03) o telespectador acompanha o notável trabalho social de Dorina Nowill, presidente e idealizadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que fornece publicações em Braile para várias partes do mundo e serviços de saúde, educação e pesquisa para deficientes visuais. Este documentário resgata momentos marcantes de sua vida, com depoimentos de familiares, amigos e vários deficientes que se beneficiaram com seu trabalho.

 

            Na sexta-feira (09/03) a força simples e marcante da escritora goiana Cora Coralina fecha a seqüência de especiais. Em entrevistas gravadas em 1983, Cora fala de sua vida, da responsabilidade de ser mulher, de casamento, maternidade, de família. Ela comenta sobre a transposição de valores atuais e afirma que a melhor fase da mulher é após os 50 anos. O especial, apresentado por Tereza Freire, traz ainda trechos do monólogo Caminheira, da atriz Wanda Stefânia, que encena poesias e memórias de Cora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado