NICKELODEON e os HÁBITOS das CRIANÇAS E ADOLESCENTES com relação à tv

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano de crianças e jovens. A geração de hoje nasceu navegando na internet, assistindo TV e usando celular. Com o objetivo de entender a relação de seu público-alvo com a TV, o canal Nickelodeon desenvolveu junto com o Instituto Multifocus uma pesquisa sobre os hábitos de audiência de crianças e jovens.

O estudo abordou várias assuntos referentes ao comportamento destas crianças frente a TV, entre elas, as seguintes questões: meninos e meninas têm preferências distintas? De que forma a idade influencia na escolha dos programas? Qual a média de horas de TV assistidas por semana? Quais os gêneros preferidos da garotada? Aventura, comédia ou romance?

A pesquisa foi realizada no final de 2006 com duração de três meses e teve três fases: entrevistas com especialistas; pesquisa qualitativa com crianças de 4-15 anos e mães das crianças 4-6 anos; e pesquisa quantitativa com 309 entrevistados de 8 a 15 anos, das classes A e B. O público entrevistado era necessariamente assinantes de TV por assinatura, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Resultados

 

As crianças e os jovens assistem mais de três horas de TV por dia, sendo 78% durante a semana e 72% no sábado. As meninas têm mais restrições de tempo do que os meninos e as crianças assistem mais com os irmãos seguido pelos pais e amigos.

            De acordo com o estudo, os horários nobres são de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h; sábado, das 12h às 18h; e domingo, das 18h às 22h. A freqüência que cada telespectador mirim assiste a TV depende da família e algumas crianças revelaram que o aparelho fica ligado o dia todo em casa.

 

Assiste TV mais de três horas por dia

Durante a semana

78%

Sábado

72%

Domingo

62%

 

 

Horários mais assistidos

 

8h às 12h

12h às 18h

18h às 22h

22h às 24h

De segunda a sexta-feira

33%

37%

90%

38%

Sábado

45%

54%

77%

49%

Domingo

40%

50%

80%

36%

 

O que torna um programa legal ou chato?

 

A maioria dos telespectadores mirins disse ser ela própria a "dona" do controle remoto e, apesar das recomendações ou proibições dos pais, são eles que detém o poder de escolha das atrações na TV. Mesmo quando a família não está por perto, grande parte ainda segue o conselho dos mais velhos e assiste apenas às atrações permitidas.

Na pesquisa, a aventura revelou ser um consenso entre esse público, pois 94% considera esse gênero legal. Programas com pegadinhas, clipes e bandas de música conquistaram o segundo lugar, com 88% de aprovação. Meninas ainda preferem mais programas live action, com personagens reais.

 

                                                                         

 

                               

            A garotada gosta mais de assistir TV no quarto, mas não esconde sua preferência por assistir ao lado da família. Os horários compartilhados com as mães são mais durante a manhã e na volta da escola.

 

 

        De acordo com a pesquisa, as mães costumam proibir desenhos de luta, embora este não seja o gênero mais querido pelas crianças.

 

Cinco estágios evolutivos

 

Em sua pesquisa, a Nickelodeon considerou a análise de especialistas sobre os cinco estágios evolutivos da criança que vão de dois a 15 anos e que ocorrem por meio de quatro atributos variantes: distinção entre fantasia e realidade; aprendizado por intermédio da repetição e da descoberta; definição de identidade feminina e masculina; e humor concreto e abstrato. Somente a música e o movimento são dois elementos presentes durante toda a vida dos pequenos e adolescentes. Esses estágios dividem-se em cinco etapas das idades de dois e três anos; quatro a seis; sete a nove; 10 a 12; e 13 a 15.

 Crianças de dois a seis anos compartilham as mesmas características como a não distinção do que é fantasia e realidade, integração dos gêneros, humor visual e o aprendizado expresso na necessidade de assistir a programas repetidos que lhes dá uma maior segurança. O terceiro estágio (sete a nove anos) apresenta mudanças que se estendem até os 15 anos como a separação entre o real e o imaginário, a valorização da descoberta, a diferenciação dos gêneros e o humor passa a ser verbal. A partir dos 10 anos, os pré-adolescentes revelam o início do senso crítico autônomo e definição distinta de papéis que permanecem presentes em jovens de 15 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado