TV CULTURA EXIBE REPORTAGENS SOBRE O PAPEL DAS TVS PÚBLICAS NO BRASIL

 

A TV Cultura exibe até terça-feira (08/05) uma série de reportagens sobre o papel das TVs Públicas no Brasil, realizadas pelo jornalista Aldo Quiroga. As matérias antecedem o I Fórum Nacional de TVs Públicas, que será promovido entre os dias 08 e 11 de maio pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em Brasília.

 

As reportagens serão levadas ao ar pelo telejornal Cultura Meio-Dia, exibido diariamente, às 12h, e pelo Jornal da Cultura, apresentado a partir das 22h. São cinco matérias de aproximadamente cinco minutos cada uma, que explicam, dentre outros assuntos, a abrangência das TVs Públicas (educativas, universitárias, comunitárias, legislativas e ligadas a Governos Estaduais e Federal), sua missão, modelo de gestão e conteúdo de programação. Também entram na pauta o processo de migração desses canais para a TV Digital, com a chamada multiprogramação, e questões ligadas ao financiamento, apontando o papel do governo, da sociedade e das instituições privadas.

 

Segundo Alexandre Machado, diretor de jornalismo da emissora, o objetivo é informar e discutir maneiras de formalizar o funcionamento das TVs Públicas. "Queremos trazer à tona a discussão que já vem sendo promovida pelo Ministério da Cultura. A idéia é esclarecer dúvidas da população e acender a necessidade de regulamentação, estabelecendo leis de funcionamento, assim como limites e metas", conta.

 

Para a produção do material jornalístico, a equipe buscou ouvir diversas fontes. "Ouvimos várias fontes ligadas ao campo público de televisão, como dirigentes das principais associações, nomes ligados a Rede Pública de Televisão e especialistas em comunicação", conta Evaldo Dell'Omo, chefe de redação.

 

Dentre as personalidades ouvidas nas reportagens, estão Gabriel Priolli, Presidente da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária; Jorge da Cunha Lima, Presidente da ABEPEC - Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais de Televisão; Eugênio Bucci, Ex-presidente da Radiobrás; Venício Lima, especialista em comunicação, da UnB - Universidade de Brasília; Gilberto Gil, Ministro da Cultura; e Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 

            A abertura do I Fórum Nacional de TVs Públicas acontece nesta terça-feira (08/05), e será transmitida pela TV Cultura, ao vivo, a partir das 10h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado