TV5Monde em Junho: Mostra Claude Chabrol

todas as quintas-feiras de junho, sempre às 20h25

L'Enfer com Emmanuelle Béart

quinta 07

chabrol

BETTY de Claude Chabrol (100')

1992

quinta 14

chabrol

LA CEREMONIE de Claude Chabrol (1h47)

1997

quinta 21

chabrol

L'ENFER de Claude Chabrol (1h38')

1994

quinta 28

chabrol

LA FLEUR DU MAL de Claude Chabrol (1h40)

2002

QUI 07 – 20h25

BETTY

França, 1992

Drama

DURAÇÃO: 105 min.

Baseado na novela homônima de Georges Simenon

SINOPSE

Certa noite, Betty, jovem alcoólatra e sem rumo na vida, vai de bar em bar, se embriagando. Ela acaba a noite num restaurante de Versalhes chamado "Le Trou", onde conhece Laure, uma senhora burguesa de Lyon, de seus cinqüenta anos. As duas mulheres bebem e Betty acaba desabando, completamente bêbada.

A nova amiga a leva para seu hotel, onde, desesperada, Betty ficará por alguns dias, contará sua triste história para Laure e acabará por retomar as rédeas de sua vida…

Direção : Claude Chabrol, 1992

Com : Marie Trintignant (Betty), Stéphane Audran (Laure), Jean-François Garreaud (Mario), Yves Lambrecht (Guy Etamble), …

LEGENDAS EM PORTUGUÊS


QUI 14 – 20h25

LA CÉRÉMONIE

França , 1995

Drama

DURAÇÃO: 110 min.

Festival de Veneza 1995

· Dois prêmios de Melhor Atriz (Isabelle Huppert e Sandrine Bonnaire)

· Indicação para o Leão de Ouro

César 1996

· César de Melhor Atriz (Isabelle Huppert)

· 6 indicações: Melhor Atriz (Sandrine Bonnaire), Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Ator coadjuvante (Jean-Pierre Cassel), Melor Atriz coadjuvante (Jacqueline Bisset), Melhor Roteiro (Caroline Eliacheff e Claude Chabrol)

Los Angeles Film Critics Association Awards 1996

· Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

National Society of Film Critics Awards, USA – 1997

· Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

SINOPSE

Uma manhã de inverno, na estação de St-Malo. A Sra. Lelièvre vai buscar Sophie, a governanta contratada para cuidar da casa da família. Sophie tem todas as referências e nada que a desabone. Será a ausência de emoção que a torna meio estranha? Jeanne, a funcionária do correio, curiosa e esperta, vê em Sophie a chance para infiltrar-se na residência dos Lelièvre. Os segredos cuidadosamente dissimulados das duas jovens irão aproximá-las. Amizade primeiro, depois aliança. Que segredos? Em nome de que aliança? A família Lelièvre dará um fim aos mistérios, sem saber, sem mesmo querer.

Direção : Claude Chabrol, 1995

Com : Isabelle Huppert (Jeanne), Sandrine Bonnaire (Sophie), Jacqueline Bisset (Catherine Lelièvre), Jean-Pierre Cassel (Georges Lelièvre), Virginie Ledoyen (Melinda)…

LEGENDAS EM PORTUGUÊS


QUI 21 – 20h25

L'ENFER

França, 1994

Drama

Duração: 100 min.

SINOPSE

Depois de comprar a "residência do Lago", Paul se casa com a deslumbrante Nelly. Os negócios prosperam e a vida do jovem casal parece um sonho. Contudo, Paul está cada vez mais tenso e irascível. Ele começa a tomar soníferos e uma voz interior semeia a desconfiança. Paul torna-se ciumento e suspeita que Nelly o esteja traindo. Seu desespero aumenta na mesma medida do exaspero de Nelly. O sonho chega ao fim quando o ciúme de Paul degenera em paranóia violenta e cruel...

Direção : Claude Chabrol, 1994

Com : Emmanuelle Béart (Nelly), François Cluzet (Paul), Nathalie Cardone (Marylin), André Wilms (Docteur Arnoux), Jean-Pierre Cassel (M. Vernon), Marc Lavoine (Martineau)…

LEGENDAS EM PORTUGUÊS


QUI 28 – 20h25

LA FLEUR DU MAL

França, 2003

Drama psicológico

Duração: 104 min.

Indicado para o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2003

Indicado para o prêmio Goya 2004 de Melhor Filme Europeu

SINOPSE

Na região de Bordeaux, uma mansão abriga três gerações da família Charpin-Vasseur. A história começa com um crime que ocorre naqueles dias, durante as eleições municipais e com a volta à casa do filho François (Benoît Magiemel), depois de uma estada de 4 anos nos E.U. O pai, Gérard (Bernard Le Coq), é calmo e bem sucedido, enquanto a madrasta, Anne (Nathalie Baye) é candidata a prefeita. François se interessa pela filha de Anne, a estudante de psicologia Michèle (Mélanie Doutey). Tanto o verdadeiro pai de Michèle quanto a verdadeira mãe de François morreram na mesma época, no início dos anos 80. À véspera da eleição o candidato rival Matthieu (Thomas Chabrol) revela informações difamatórias sobre o passado da família, que envolvem a tia de Anne, chamada de Tante Line (Suzanne Flon), filha de Pierre Charpin, colaboracionista durante a Ocupação alemã.

Direção: Claude Chabrol

Roteiro: Claude Chabrol e Caroline Eliacheff

Com: Nathalie Baye, Mélanie Doutey, Benoit Magimel, Bernard Le Coq, Suzanne Flon …

Crítica

"O filósofo Chabrol reflete sobre o tempo e a culpa, usando as temíveis armas do cinismo, das mentiras, dos mal-entendidos, dos segredos de família, ingredientes cujos segredos ele conhece e domina... Do elenco se destacam Suzanne Flon, magistral e Nathalie Baye, mais uma vez surpreendente." (Monsieur Cinema – cotação: 4 estrelas sobre 5).

Comentário

Claude Chabrol já havia filmado DOCTEUR POPAUL perto de Bordeaux. Ele explica: "Escolhi voltar porque queria contar uma história de família e as famílias que se perpetuam não são raras por aqui. Além do que, o pai de Tante Line, Pierre Charpin, deveria remeter imediatamente a um alto dignitário da região que alimentou as crônicas nos últimos tempos."

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado