DOCUMENTÁRIO "A RAINHA FARAÓ" REVELA O MAIS IMPORTANTE ACHADO ARQUEOLÓGICO DO EGITO DESDE 1922 NO DISCOVERY CHANNEL


O canal Discovery Channel transmite no domingo 15 de julho, às 21h, um documentário inédito que promete revelar com exclusividade o mais importante achado arqueológico da região do Vale dos Reis, no Egito, desde a descoberta da tumba do Rei Tutancâmon, em 1922. Com duas horas de duração, o programa A RAINHA FARAÓ (Secrets of Egypt's Lost Queen) apresenta uma série de evidências científicas que servem para identificar uma múmia de 3.500 anos como sendo a de Hatshepsut, a mulher que teria governado o Egito no papel de um faraó durante a 18ª dinastia.

Mais poderosa do que Cleópatra e Nefertiti, Hatshepsut tomou o trono de seu jovem enteado, Tutmés III, vestiu-se como um homem e, em uma ação política sem precedentes, se autoproclamou faraó do Egito. Apesar de seu poder ter se espalhado pelo país e de liderar um reinado próspero, seu legado foi sistematicamente apagado da história - arquivos valiosos foram destruídos, monumentos construídos sob seu comando foram derrubados e seu cadáver, removido de sua tumba, deixando a causa de sua morte rodeada de mistério.

O documentário A RAINHA FARAÓ acompanha o trabalho exaustivo de uma equipe de renomados especialistas em ciência forense e arqueologia, liderados pelo egiptólogo Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. Pela primeira vez, utilizam-se todos os recursos da ciência forense na tentativa de se identificar Hatshepsut.

Essa verdadeira jornada investigativa conduz o Dr. Hawass e sua equipe a uma série de câmaras funerárias e também ao vasto acervo do Museu do Cairo. Utilizando seu conhecimento no processo de mumificação da realeza egípcia e seguindo pistas que levam a duas conhecidas tumbas que podem estar relacionadas a Hatshepsut, os cientistas acabam elegendo quatro múmias para os estudos, entre milhares de corpos embalsamados não identificados.

Exames de tomografia computadorizada permitem aos cientistas relacionar certas características físicas dessas quatro múmias com aquelas dos parentes conhecidos de Hatshepsut. Depois de uma série de testes, duas das múmias em questão são logo descartadas e as duas restantes, provenientes da tumba da ama-de-leite de Hatshepsut, Sitre, continuam sendo analisadas. A pista final, no entanto, encontra-se no interior de uma pequena caixa (conhecida como canopo, um recipiente utilizado no Egito Antigo para armazenar órgãos retirados dos mortos durante o processo de mumificação) com a inscrição do nome da rainha faraó. Uma ressonância magnética da peça revela a presença de um dente que, ao ser analisado em detalhe, se encaixa perfeitamente na cavidade existente na arcada dentária de uma das múmias estudadas.

"A descoberta da múmia de Hatshepsut é um dos mais importantes achados na história do Egito", declarou o Dr. Hawass. "Seu reinado, na 18ª Dinastia do Egito Antigo, foi próspero. Ainda assim, propositalmente, ela foi apagada da história. Esperamos que a descoberta desta múmia ajude a decifrar este enigma e a esclarecer a causa da sua morte", concluiu.

"A RAINHA FARAÓ apresenta aos telespectadores o que há de mais vibrante no mundo da arqueologia, com o respaldo da ciência forense. Só o Discovery Channel aproxima, continuamente, sua audiência desses momentos tão importantes que marcam as descobertas científicas", disse Jane Root, presidente, nos Estados Unidos, dos canais Discovery Channel e The Science Channel. "Estamos muito orgulhosos de fazer parte deste importante achado e parabenizamos o Dr. Hawass e equipe pelo trabalho exaustivo e tremenda dedicação".

A empresa multinacional Applied Biosystems, líder global no desenvolvimento de tecnologias para análises de DNA, e o Discovery Quest, iniciativa do Discovery Channel que apóia o trabalho da comunidade científica, permitiram a construção, no Museu do Cairo, de um laboratório capaz, pela primeira vez, de realizar testes de DNA em múmias e outras raras peças do Egito Antigo. As instalações deste laboratório não só serão usadas para extrair e comparar o DNA nuclear e mitocondrial das supostas múmias de Hatshepsut e de membros de sua família, mas também para examinar futuros achados e ajudar no esclarecimento de uma série de relações de parentesco entre a realeza egípcia.

O fundo Discovery Quest reafirma o compromisso do Discovery Channel de apoiar pesquisas científicas inovadoras e invenções capazes de alterar o nosso mundo. "Através do Discovery Quest, o Discovery Channel está na vanguarda das descobertas científicas mais significativas dos nossos tempos", afirmou Steve Burns, vice-presidente executivo do Discovery Quest. "O programa Discovery Quest se esforça não só para tornar esses achados acessíveis ao público, mas também para oferecer recursos valiosos para a aquisição de equipamento e realização de expedições científicas".

Equipamento de ponta da Siemens Medical Solutions permitiu aos cientistas conduzir detalhadas tomografias computadorizadas de cada uma das múmias analisadas. O uso deste tipo de tecnologia em um projeto como o da RAINHA FARAÓ possibilitou aos arqueólogos ir muito além da análise dos frágeis restos mortais de alguns dos grandes faraós do Egito sem danificá-los.

O documentário A RAINHA FARAÓ foi realizado para o Discovery Channel pela BQ Productions. Brando Quilici atuou como produtor executivo da Brando Quilici Productions, enquanto Allan Butler exerceu a mesma função por parte do Discovery Channel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado