Film&Arts apresenta a nova temporada de “A Vida Privada das Obras Primas” com um episódio dedicado a A Última Ceia, de Leonardo da Vinci

 

A partir do dia 4 de julho, todas as quartas-feiras, às 22 horas. 

Film&Arts (www.filmandarts.tv ) um canal de PRAMER, apresenta a terceira temporada de "A Vida Privada das Obras Primas", a série de documentários mais fascinante sobre o mundo das artes. A partir da quarta-feira dia 4 de julho, às 22 horas. 

Esta nova temporada começa com a emissão de um episódio dedicado a polêmica e controversa obra A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Talvez a mais imitada, analisada e parodiada de todas as obras de arte centradas na imagem de Cristo, gerando tanta polêmica em sua restauração como em sua criação, A Última Ceia, de Leonardo da Vinci retrata o dramático momento no qual Cristo conta a seus discípulos que um deles o trairá. Os esboços e as próprias notas de Leonardo revelam que utilizou modelos vivos para as figuras dos discípulos. Também sabemos que utilizou dois modelos diferentes para Cristo.

Registros do século XVI descrevem a estranha relação de Leonardo com esta pintura. Aparentemente algumas vezes permanecia nos andaimes o dia inteiro, esquecendo de descer para comer e beber. E em outros dias somente adicionava umas poucas pinceladas.

A pintura já tinha começado a deteriorar-se enquanto Leonardo ainda estava vivo. Também esteve em mãos de falsos restauradores desde sua primeira restauração registrada em 1726. As primeiras reparações modificaram a mão de um dos discípulos, transformando-a num pão. A partir de então, tantos restauradores trabalharam na obra, que em 1954 um historiador de arte a descreveu como "em grande parte… uma falsificação".

A Última Ceia foi reproduzida inúmeras vezes em pinturas, figuras de madeira, gravações e esculturas. Inspirou diretores de cinema, incluindo Einsenstein e Buñuel e foi reciclada por incontáveis artistas.

O best-seller de Dan Brown, O Código da Vinci, gerou novas controvérsias sobre a iconografia da Última Ceia. Brown sugere que a figura de São João, a direita de Cristo, é realmente uma figura feminina que representa a Maria Madalena. 

A Vida Privada das Obras Primas revela os segredos das principais obras de arte da história. A partir de uma intensa investigação, reunindo toda a informação disponível, esta série examina cada trabalho, de sua concepção a sua forma final, relata os detalhes de como foram encarregadas e idealizadas, aprofunda-se na preparação do artista, na forma como o trabalho foi realizado e analisa como foi recebida a obra terminada pelo público de sua época e sua influência sobre os artistas.  

A Vida Privada das Obras Primas 

A partir do dia 4 de julho, todas as quartas-feiras, às 22 horas. 

A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci Quarta 4 e 25 de Julho

Cristo de São João da Cruz, de Salvador Dali – Quarta 11 de Julho e 1° de Agosto

Ressurreição, de Piero Della Francesca Quarta 18 de Julho e 8 de Agosto

Censo de Belém, de Pieter Brueghel Quarta 15 de Agosto

A Anunciação, de Jan Van EyckQuarta 22 de Agosto

O Filho de Deus, de Paul GauguinQuarta 29 de Agosto 
 

Film&Arts

Canal 64 de TVA São Paulo e Rio de Janeiro, canal 549 de Telefônica e nos melhores operadores de tv a cabo de sua área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado