DOCUMENTÁRIO “VIVENDO NAS SOMBRAS” MOSTRA A REALIDADE VIVIDA PELOS IMIGRANTES ILEGAIS NOS ESTADOS UNIDOS

 

O Discovery Channel estréia em agosto VIVENDO NAS SOMBRAS, uma produção original realizada pelo canal Discovery en Español (disponível nos Estados Unidos ao público hispano-americano) que expõe o debate sobre a imigração ilegal nos EUA. Este documentário apresenta depoimentos de pessoas que vivem clandestinamente naquele país e temem uma eventual deportação, mas, ainda assim, se esforçam para trabalhar, criar seus filhos e sonhar com um futuro melhor. VIVENDO NAS SOMBRAS estréia no Discovery Channel no domingo 5 de agosto, às 21h (horário de Brasília). O documentário dá continuidade ao programa "Viver Tentando", também produzido pelo Discovery en Español e recentemente indicado ao prêmio Emmy na categoria Programação Informativa de Destaque, Longa-Metragem.

 

 

Enquanto centenas de milhares de pessoas aguardam uma decisão do Congresso americano sobre as leis de imigração, o Discovery levou suas câmeras a lugares onde raramente se filmou de forma tão direta e aberta, para acompanhar de perto a vida cotidiana dos mais atingidos por este tema. Estas são apenas algumas das testemunhas que fazem parte do documentário VIVENDO NAS SOMBRAS:

 

Doris Aguirre imigrou de Honduras há sete anos. Caminhou durante um mês levando nos braços seu bebê de cinco meses. Foi detida em Brownsville ao cruzar a fronteira e posta em liberdade sob a condição de se apresentar perante um juiz de imigração, o que nunca fez. Enquanto trabalhava em Chicago, conheceu seu atual esposo, casaram-se e tiveram uma filha. Apesar de todos os esforços realizados por ele para legalizar Doris, isso não foi possível. Agora, apesar de ser casada com um cidadão norte-americano, não pode colocar sua situação em dia a menos que regresse a seu país de origem e ali permaneça por pelo menos cinco anos.

 

Oscar abandonou o México há sete anos, sem um centavo, porém com grande desejo de vencer. Hoje, supervisiona mais de 30 operários de construção e é responsável pelo edifício mais alto da cidade. Oscar trabalha de sol a sol e paga seus impostos normalmente. Sonha com o dia em que poderá sair das sombras.

 

Elvira Arrellano vivia na Cidade do México, onde nasceu, e chegou aos Estados Unidos há 10 anos, em busca de um futuro melhor. Em Chicago, começou uma vida nova, teve um bebê, Saulito, e começou a trabalhar no Aeroporto O'Hare como agente de segurança, usando um número de seguro social falso. Porém, após uma batida dos agentes de imigração, acabou presa. Momentos antes de ser deportada, Elvira se refugiou em uma igreja, desafiando as autoridades de imigração. Ela e seu filho aderiram à luta de um movimento que procura deter as deportações de pessoas ilegais com filhos de cidadãos norte-americanos.

 

Todas as pessoas que participaram do documentário e contaram suas histórias insistiram em mostrar sua cara. Só seus nomes e o nome da cidade onde residem foram trocados. Apesar de reconhecerem o risco envolvido, queriam, sobretudo, que o mundo conhecesse suas histórias.

 

Um dos objetivos de VIVENDO NAS SOMBRAS foi o de captar o espírito de uma população que vive clandestinamente, mas que se sente orgulhosa e deseja sair das sombras para fazer parte, abertamente, da sociedade americana.

 

O documentário explora ainda o atual debate sobre imigração, as mudanças e as leis migratórias atualmente discutidas no Congresso americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado