"Novas Famílias", selecionada no Pitching GNT 2007, mostra a reinvenção dos núcleos familiares pelo Brasil

 

"Pessoas aparentadas que vivem, em geral, na mesma casa,

particularmente o pai, a mãe e os filhos / Pessoas do mesmo sangue /

Ascendência / Conjunto de gêneros afins"

 

A definição acima do dicionário Aurélio para o termo "família" não parece se encaixar mais nos padrões atuais. Embora ainda exista quem queira defender a definição clássica de família nuclear (pai - mãe - filhos), atualmente está cada vez mais difícil sustentar um conceito tão simplificado. A série "Novas Famílias", que estréia dia 6 de setembro, quarta, às 23h, no canal GNT, apresenta as vários maneiras de fazer parte de uma família nos dias de hoje.

A série mostra a realidade dos diferentes tipos de estruturas familiares e de que forma o conceito "família" está se reinventando para continuar a ser um espaço importante na vida de cada um. Entrevistas e relatos foram registrados em diversas partes do Brasil e, em alguns casos, a produção acompanhou de perto do dia-a-dia de alguns lares.

O impacto das novas técnicas de reprodução como a inseminação artificial, além dos testes de DNA também serão abordados. Atualmente, a ciência parece funcionar em duas mãos: respondendo a uma demanda da sociedade e também criando novos arranjos familiares. A lei também teve que se adaptar aos novos tempos. Questões como adoção, heranças, previdência e pensões, guarda de filhos, e a união de casais homosexuais, são temas constantemente discutidos em muitas esferas familiares. 

"Novas Famílias" vai mostrar que novas lógicas exigem novas soluções. "Como fica a questão da casa em famílias que crescem conforme os casamentos se fazem e desfazem?". "E as famílias monoparentais, que têm um pai ou uma mãe que dá conta de ser os dois ao mesmo tempo?". Estas e outras questões serão levantadas ao longo da série. A série tem produção da Giros e direção de Belisário Franca.


Novas Famílias

GNT - Canal Globosat (NET/ Sky#41)
Estréia em 6 de setembro, quinta-feira, às 23h

Horários alternativos: sábados às 13h, domingos, às 14h, quintas, às 11h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado