WILBUR E SEUS AMIGUINHOS DA FAZENDA AJUDAM A CRIANÇADA DO JARDIM DE INFÂNCIA NO DISCOVERY KIDS


A nova série do Discovery Kids foi criada por três mães que perceberam a necessidade de preparar as crianças para a leitura

Os livros são divertidos, nos enchem de poder e, segundo Wilbur, um alegre bezerrinho que estréia na nova série pré-escolar do Discovery Kids, WILBUR, "os livros são muito legais!". Tendo um estábulo vermelho como pano de fundo, uma adorável turminha de animais que moram na fazenda e fantoches, o Discovery Kids dá início ao ensino das primeiras habilidades da leitura e escrita para crianças em idade pré-escolar. WILBUR estréia em 6 de agosto, às 16h30, e irá ao ar todos os dias sempre no mesmo horário.


WILBUR foi criado por Jill Luedtke, Kim Anton e Tracey Hornbuckle, três mães que perceberam a necessidade de dar ênfase a capacidade de ler e escrever cedo entre crianças bem pequenas. As mães se inspiraram numa visita feita a uma fazenda de Utah, EUA, onde conheceram um bezerrinho adorável chamado "Wilbur." Tiveram a idéia de contribuir para os alicerces da leitura junto às crianças e sentiram que "a vida simples da fazenda" seria um cenário perfeito. "Nossa meta com WILBUR é ajudar as crianças a perceberem que os livros são divertidos!", disseram as mães-criadoras Jill Luedtke, Kim Anton e Tracey Hornbuckle. "Queremos que as crianças associem a leitura com o prazer, que é um poderoso fator de motivação para aprenderem a ler".

WILBUR emprega a técnica patenteada Shadowmation (animação sombreada), conforme se vê em programas como "Um mundo bem grandão" (It's a Big, Big World), que permite, de maneira inusitada, que o telespectador veja os bichinhos de corpo inteiro se movimentando com perfeição no mundo virtual em 3D.



Em cada episódio, Wilbur e seus amiguinhos da fazenda (Dasha, um pato curioso; Ray, um galo exibido e teimoso; e Libby, uma ovelhinha dócil de dois anos) se deparam com uma nova situação ou dilema. Wilbur sabe que os livros estão cheios de idéias e que podem ajudar a turminha da fazenda a resolver os problemas. Wilbur, então, conduz a criançada através do processo da leitura de um livro de histórias de verdade. A partir do momento em que suas patinhas acompanham as palavras "Era uma vez...", a história literalmente cria vida, transportando o telespectador ao mundo animado. As crianças acompanham à medida que Wilbur continua a narrar e virar as páginas, enquanto os personagens enfrentam um dilema semelhante ao que existe lá na própria fazenda. Por exemplo, quando Wilbur não consegue pegar seus amiguinhos ao brincar de cabra-cega, um livro o ajuda a aprender a usar seus outros sentidos. E, quando Dasha tem problemas tentando ajudar a fazer uma pizza, um livro sobre um monstro faminto mostra a ela que só precisa de uma receita. Quando a turma não consegue resolver logo o problema, Wilbur se apresenta para ajudar os amiguinhos dizendo, "Múú, Múú Múú! A resposta está no livro?", e a história é recontada. Desta vez, crianças reais contam novamente a história com suas próprias palavras e ajudam Wilbur e os outros a encontrarem a resposta.



WILBUR foi criado mediante pesquisa junto a especialistas da primeira infância, tendo como meta ajudar os pequenos a aumentarem o reconhecimento pelo texto impresso, o vocabulário verbal e a compreensão da escuta. A série contribuirá para que as crianças desenvolvam os padrões, o fluxo e a natureza da linguagem escrita. A técnica de mostrar livros de história de verdade ajuda as crianças a aprenderem que aquilo que está impresso na página simboliza as palavras, que as palavras contam uma história e que as figuras ajudam a representar o que as palavras dizem. As crianças aprenderão que os livros são lidos da esquerda para a direita, de cima para baixo e que quando quiserem saber o que vem depois, basta virar a página. Recontar cada história ajuda a desenvolver as primeiras habilidades de seqüência, estrutura da história, de identificar conceitos e de fazer inferências. E, finalmente, WILBUR ajuda a reforçar que livros vêm repletos de informações que ajudam a resolver problemas e iluminam as situações do cotidiano.



WILBUR é uma produção da Mercury Filmworks, em associação com a Chilco Productions, EKA Distribution, Canadian Broadcasting Corporation e o Discovery Kids. Marjorie Kaplan é a executiva encarregada da produção por parte do Discovery Kids Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado