“JORNAL DA CULTURA” ESTRÉIA NOVO FORMATO, MENOS FACTUAL E MAIS REFLEXIVO


NOVOS APRESENTADORES ESTARÃO À FRENTE DO TELEJORNAL, QUE ESTRÉIA NA PRÓXIMA  SEGUNDA-FEIRA (01/10)

 

A partir do dia 1º de outubro (segunda-feira), o Jornal da Cultura será levado ao ar totalmente reformulado. Embora o horário permaneça o mesmo, de segunda a sábado, às 22h, o jornalístico passará a ser apresentado por Michele Dufour e Raul Lores, e trará uma linguagem que promova a reflexão e a contextualização das informações cotidianas.

 

Quatro jornalistas de peso, Alexandre Machado, Heródoto Barbeiro, Luiz Nassif e Renato Lombardi, trarão diariamente comentários e reflexões sobre os temas abordados em cada uma das cinco reportagens do dia. Esse espaço também será aberto para entrevistas com especialistas do assunto em pauta.

 

A concepção cenográfica é outra grande novidade. O telejornal vai abolir a bancada e ser apresentado em uma "espécie" de sala de estar, composta por quatro poltronas e TVs de plasma, de onde os entrevistados e âncoras acompanharão as reportagens levadas ao ar, para posteriormente comentá-las.

 

Segundo o coordenador do núcleo de jornalismo da TV Cultura, Paulo Roberto Leandro, a idéia é ganhar naturalidade e leveza, sem, contudo, perder o rigor do trabalho com a informação. "Todas essas mudanças refletem nossa busca por uma nova forma de conduzir um telejornal diário. Vamos reduzir ao máximo a utilização de teleprompter, de forma a aproveitar a tecnologia, sem, contudo nos tornarmos escravos dela, e abolir a bancada, a fim de oferecer ao telespectador um ambiente menos duro, metódico".

 

Paulo Roberto também comenta as mudanças na linguagem. "Traremos um conteúdo mais abrangente, capaz de levar o público à reflexão. Não deixaremos de levar ao ar questões cotidianas, emergenciais, mas estas serão tratadas em registros curtos. Nosso foco será a produção de reportagens capazes de dar um mergulho mais ambicioso, explorando questões comportamentais e mostrando várias vertentes de um único fato", define.

 

O jornalista Heródoto Barbeiro, que apresenta o Jornal da Cultura atualmente, deixará a "bancada" para emprestar toda sua credibilidade a novos projetos da emissora, que serão levados ao ar em breve, além de atuar como comentarista desta nova versão do jornalístico.

 

As vinhetas e o novo cenário foram assinados por João Baptista da Costa Aguiar, coordenador do Núcleo de Identidade Visual da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado