"MARAS, UMA AMEAÇA REGIONAL" ESTRÉIA NO DISCOVERY CHANNEL


"Maras" é o termo em espanhol utilizado para denominar o fenômeno das gangues de rua que aterrorizam cidades dos Estados Unidos e da América Central. Trata-se de uma manifestação massiva de violência juvenil fortemente vinculada à imigração.


Especialistas no assunto citam a transnacionalização do fenômeno (os maras funcionam em rede e estão presentes em diferentes países) para tentar explicar sua crescente expansão.
No domingo 28 de outubro, às 21h, o canal Discovery Channel aborda o tema em profundidade através da sua produção original MARAS, UMA AMEAÇA REGIONAL.


Este programa mergulha no universo mara que aflige os bairros mais violentos de El Salvador e Los Angeles, na tentativa de destrinchar a realidade que se esconde por trás desta expressão de violência coletiva. Estima-se que os grupos maras hoje reúnam mais de 150 mil adeptos nos Estados Unidos e América Central (principalmente, em El Salvador, Honduras e Guatemala).


A produção revela as diferentes facetas assumidas por essas gangues: espécies de máfia, organizações criminosas, entidades que ameaçam a democracia e até seitas espirituais. Em qualquer uma de suas vertentes, os movimentos maras formam e deformam os mais jovens, transformando-os em máquinas violentas. A maioria de seus membros é composta por homens de 14 a 25 anos, provenientes das camadas sociais
mais baixas. Eles adotam a violência como modo de vida e se sustentam do tráfico de drogas e armas; e da extorsão a pequenos comerciantes.


As tomadas realizadas em El Salvador junto a vários integrantes das famosas Mara Salvatrucha (também conhecida como MS13) e MS18 permitem ao público conhecer a mentalidade dessa organização marginal. O programa também analisa os métodos de combate adotados pelos governos centro-americanos, como os planos —Mano Dura“ e —Super Mano Dura“, de El Salvador, que resultaram no colapso do sistema penitenciário, alcançando níveis de violência até hoje desconhecidos em todo o continente.


MARAS, UMA AMEAÇA REGIONAL entrevista uma série de especialistas no assunto, como é o caso do jornalista e historiador mexicano Marco Lara Klahr; a pesquisadora do Instituto Tecnológico Autônomo do México, Gema Santamaria; e o diretor da Polícia Nacional Civil de El Salvador, Rodrigo Êvila, entre outros.
Finalmente, a experiência de dois mareiros que tentam se livrar do passado violento revela a enorme dificuldade que enfrentam para se reintegrar à sociedade. Ambos se vêem num beco sem saída entre o sistema judiciário e a própria dinâmica mara, que dificilmente permite que seus ex-membros saiam desse sistema com vida.



MARAS, UMA AMEAÇA REGIONAL é uma produção original realizada para o Discovery Channel pela empresa Producción México, sob supervisão de Michela Giorelli (diretora de produção da Discovery Networks Latin America), Rafael Rodríguez e Irune Ariztoy (supervisores de produção da Discovery Networks Latin America).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado