AEROPORTO DE GUARULHOS É TEMA DO DISCOVERY CHANNEL

Produção local estréia dentro do bloco —Discovery Verde e Amarelo" e mostra os bastidoresde um dos maiores aeroportos da América Latina

O Aeroporto Internacional de São Paulo é tema da —docu-novela" do Discovery Channel, AEROPORTO 24/7: SÀO PAULO. A proposta desta produção, que estréia na sexta-feira, 23 de novembro, às 22h, é apresentar pela primeira vez a rotina de trabalho do terminal aéreo de Guarulhos durante suas 24 horas de operações (por isso o título 24 horas, sete dias por semana).

A produção é a primeira série original a fazer parte do bloco DISCOVERY VERDE E AMARELO, iniciativa do Discovery Channel que apresentará, semanalmente, programas pautados em temas exclusivamente brasileiros. Para mostrar aos telespectadores os bastidores de um dos maiores da América do Sul, AEROPORTO 24/7: SÀO PAULO exigiu 6 semanas de gravações (de 1º de maio a 15 de junho de 2007) para que a equipe do Discovery Channel pudesse captar a rotina de profissionais da Infraero, da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Agricultura. Também foram registradas imagens sobre o planejamento e alocação de aeronaves no pátio de manobras, emergências médicas, manutenção da infra-estrutura aeroportuária e o controle do tráfego aéreo.

—O objetivo é mostrar as inúmeras situações complexas que acontecem no dia-a-dia do aeroporto e as soluções dadas pelos profissionais que exercem atividades neste lugar que mais parece uma cidade", declara André Rossi, gerente de programação da Discovery Networks no Brasil.

Já no primeiro episódio ocorre um desvio de vôos de Congonhas; Cumbica deve absorver todo esse excedente de passageiros e aeronaves œ isso implica em muita correria nos terminais e nas empresas aéreas. Ao longo da série, outras situações inusitadas foram flagradas: uma mulher é apreendida com cocaína escondida enquanto tentava embarcar para a Europa; a tensa chegada de brasileiros que foram deportados e a expulsão de
estrangeiros, além dos esquemas de segurança para a chegada do papa Bento XVI ao País. O formato AEROPORTO 24/7 conta com uma versão latino-americana sobre o Aeroporto Internacional da Cidade do México, que foi ao ar pelo canal em 2005.

AEROPORTO 24/7: SÀO PAULO tem apoio do artigo 39 da Ancine, e é realizado para o Discovery Channel pela Rex Produções Audiovisuais (que também produziu as versões locais de —Troca de Esposas" e —Enquanto você não vem", do canal People+Arts), sob supervisão de Michela Giorelli (diretora de produção da Discovery Networks Latin America/US Hispanic), Adriano Schmid e Rafael Rodríguez (supervisores de produção da Discovery Networks Latin America/US Hispanic).


DESCRIÇÀO DOS EPISÌDIOS

Episódio 1 œ Estréia: 23 de novembro, às 22h
Todos os dias mais de 600 vôos chegam e partem do Aeroporto Internacional de São Paulo. O COA (Centro de Operações Aeroportuárias) é o responsável por monitorar as atividades de check-in, a comunicação com a torre de controle e a distribuição dos portões de embarque e desembarque. Neste dia, excepcionalmente, 200 outros vôos estão sendo desviados do aeroporto doméstico da cidade, Congonhas, trazendo novos desafios a Milton Branger, o coordenador do COA, e sua equipe. Nestas condições, companhias aéreas são pressionadas para fecharem os vôos pontualmente. A supervisora Andrea Gonçalves, da Air Minas, corre contra o tempo, pois as pequenas companhias contam com poucos funcionários para a realização de muitas tarefas. Paralelamente, a delegada de plantão no aeroporto, Regiane Martinelli, da Polícia Federal, cuida do caso de um americano que tenta entrar no país com 12 mil dólares em mercadorias eletrônicas sem pagar imposto. Ele agride verbalmente a fiscal da Receita Federal e é imediatamente detido e encaminhado à Polícia Federal.

Episódio 2 œ Estréia: 23 de novembro, às 22h30
O primeiro dia de férias lota o saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo. No check-in da American Airlines há uma enorme confusão e um princípio de tumulto. A equipe da companhia, comandada pela supervisora de segurança, Débora Rocha, tenta manter a ordem nas filas e, ao mesmo tempo, tem que se preocupar com um outro problema: o overbooking. Em meio a filas e atrasos, um jovem da Bahia tenta conseguir dinheiro para comprar a passagem de volta para casa. Samuel da Silva, do Centro de Operações Emergenciais, responsável pela vigilância do aeroporto, tenta dissuadi-lo de pedir dinheiro, prática que é proibida no aeroporto, para evitar que ele seja preso. Na imigração, o agente Carlos Campos, da Polícia Federal, se ocupa com o caso de uma passageira guatemalteca, cujo passaporte foi dado como falso. Ela pode ser mais uma entre tantos imigrantes ilegais que tentam passar pelo Brasil em direção à Europa.

Episódio 3 œ Estréia: 30 de novembro, às 22h
Cumbica não é um aeroporto comum. Em vários dias do ano os controladores, sob supervisão de José Myron, têm que lidar com um nevoeiro intenso que pára as operações por horas provocando um intenso congestionamento de aeronaves nas imediações do aeroporto. Na alfândega, a Receita Federal se ocupa com um vôo especialmente complicado para o setor de fiscalização de bagagens. Trata-se de um vôo vindo da China onde todos os passageiros são revistados devido à ameaça de gripe aviária em material orgânico trazido nas malas e contrabando de produtos falsificados. A demora da fiscalização deixa alguns passageiros com os ânimos alterados, exigindo uma postura enérgica do fiscal De Marco. Regiane Martinelli, delegada de plantão da Polícia Federal, interroga um grupo de 10 brasileiros deportados dos EUA. Trata-se de um outro caso típico deste aeroporto: imigrantes ilegais que, antes de entrarem de volta no Brasil, têm os seus documentos checados para que se certifique de que eles não cometeram crime.

Episódio 4 œ Estréia: 30 de novembro, às 22h30
Uma enorme quantidade de cargas entra e sai do Brasil por meio do Aeroporto Internacional de São Paulo. Se a maioria passa por um trâmite normal de exportação e importação, algumas delas recebem uma atenção especial, dada por Maria Rosa, supervisora de atendimento ao cliente no Terminal de Cargas. É o caso de dois cachorros que embarcaram nos EUA e têm problemas na liberação. No posto médico, Dr. João Paulo
e sua equipe, acostumados com emergências, reservam uma atenção especial a uma passageira com câncer. Ela retornou de seu tratamento nos EUA e não consegue seguir viagem até sua terra natal, pois a companhia aérea não tem cilindro de oxigênio a bordo. No pátio, o fiscal Renato Lourenço trabalha intensamente para que sejam cumpridos os padrões de segurança da aviação, evitando acidentes com aeronaves e com os mais de 12 mil funcionários que têm permissão para entrar no pátio.

Episódio 5 œ Estréia: 7 de dezembro, às 22h
A preocupação com segurança marca a rotina das mais diversas áreas do aeroporto. Neste episódio acompanharemos o trabalho de Débora Rocha, supervisora de segurança da American Airlines, empresa que segue normas rígidas, em virtude da preocupação com o terrorismo. A Polícia Federal se esforça no combate ao tráfico de drogas, sob a supervisão do Dr. Filipi Pecoraro. Ele acompanha o flagrante de uma mulher que tentava embarcar com cocaína para a Europa. As chamadas —mulas" são a ponta das organizações criminosas; são, em geral, pessoas simples em busca de alguma vantagem financeira, como no caso que veremos neste episódio.
No saguão do aeroporto, Rose Bari, coordenadora da CVC, a maior agência de turismo da América do Sul, enfrenta problemas no embarque e desembarque dos seus 2.400 passageiros diários.

Episódio 6 œ Estréia: 7 de dezembro, às 22h30
O aeroporto prepara-se para a chegada do Papa Bento XVI. Na Base Aérea de São Paulo, ao lado do aeroporto, os militares estão envolvidos na preparação do cerimonial de recebimento das autoridades, comandados pelo Major Henrique. A Polícia Federal reforça a vigilância e a atenção em qualquer atitude suspeita. O agente Carlos Campos vistoria o saguão e interroga um passageiro rastreado pela Interpol. No final de seu turno de trabalho, ainda escolta um cidadão holandês que cumpriu pena no Brasil é agora é expulso do país. A Torre de Controle enfrenta problemas como rádios piratas e incêndio nas imediações do aeroporto e comanda a operação especial necessária para a chegada de uma autoridade sob supervisão de José Myron.

Comentários

Unknown disse…
EU AMO ESSA SÉRIE!!! Infelizmente só consegui assistir os dois ultimos episódios... queria muito saber se tem pra vender a serie completa!!! Se alguem souber de alguma coisa por favor me informe pelo meu e-mail: joaosilva-sp@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado