GRAMMY LATINO 2007: BAND TRANSMITE MAIOR PRÊMIO DA MÚSICA INTERNACIONAL



O Grammy Latino, a grande celebração da música latina, passa a fazer parte da programação da Band a partir deste ano. A oitava edição do evento, que acontece na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, será exibida com exclusividade pela emissora.


Serão três horas ao vivo de uma festa que contará com apresentações de artistas como Laura Pausini, Gloria Estefan, Miguel Bosé, Orishas e Juan Luis Guerra. Ricky Martin, Shakira, Alejandro Sanz e Jennifer Lopez também tem presença confirmada. "Ao lado do Oscar, o Grammy é sinônimo de prestígio mundial e a participação dos artistas brasileiros nessa premiação tem crescido muito.


A nossa relação com a Academia é ótima; esse é o começo de um projeto maior e mais ambicioso que vamos desenvolver em 2008", afirma Elisabetta Zenatti, diretora de programação e artístico da Band.



Uma iniciativa inédita na televisão brasileira mostra o investimento da Band no evento; Patricia Maldonado, apresentadora do programa Atualíssima, será especialmente enviada a Las Vegas onde fará entradas ao vivo e reportagens focando principalmente a expectativa dos artistas brasileiros que estão na disputa.


A transmissão começa às dez da noite com a apresentadora da Band no "tapete vermelho", acompanhando a chegada - em grande estilo - dos concorrentes.


Mas a missão de Patricia Maldonado não pára por aí. Ela foi convidada pela Academia para anunciar o vencedores brasileiros ao lado da Miss Universo 1986, a venezuelana Bárbara Palácios. "Eu já estava feliz com a oportunidade que a Band me deu, de cobrir um Grammy. Agora, com esse convite feito pela Academia, a experiência não podia ser melhor", diz. A conexão com o Brasil será feita com a jornalista Mariana Ferrão que comanda a ancoragem nos estúdios da emissora ao lado do produtor musical Guto Graça Mello e do cantor Paulo Ricardo. A convite da Band os dois atuarão como comentaristas.


Vários artistas brasileiros concorrem este ano. Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Ricky Vallen, Zé Renato e o bandolinista Hamilton de Holanda disputam prêmios em categorias internacionais. Concorrem ainda nas categorias exclusivamente dedicadas a brasileiros Lenine, Pedro Mariano, Skank, Lobão, Paulo Ricardo, Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Gal Costa, Zezé Di Camargo & Luciano, Fabio Jr, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, CPM22, Capital Inicial, Mutantes, Zé Ramalho, entre outros. Além de concorrer com seu "Balé Mulato Ao Vivo" a melhor álbum de música regional, a cantora Daniela Mercury recebeu um convite especial da Academia. No dia 7 vai dividir o palco com Ricky Martin na tradicional festa de entrega do prêmio Personalidade do Ano, nesta edição dedicado ao dominicado Juan Luis Guerra.


A iniciativa da Band está sendo recebida com entusiasmo pelo setor. O presidente da gravadora EMI, Marcelo Castello Branco, ressalta a importância da valorização da festa no Brasil: "Nenhuma outra premiação musical tem a credibilidade e o reconhecimento mundial que a palavra Grammy tem. Para a música brasileira representa uma oportunidade rara de invadir fronteiras, seduzir outros públicos, derrubar preconceitos, exercitar aproximações. A Bandeirantes está de parabéns por mais esta iniciativa", afirma. O presidente da Universal Music Brazil, José Antonio Eboli, lembra que o Grammy é uma janela fundamental: "O Grammy Latino é muito importante para o Brasil na medida em que nos abre as portas de um mercado formado por milhões de consumidores de língua hispana. A música brasileira é reconhecida mundialmente pela sua variedade e riqueza criativa. Portanto, participar de um evento de tanta tradição como esse, é uma oportunidade única de sermos vistos e ouvidos por esse mercado que não para de crescer".


PREMIAÇÕES / CONCORRENTES


O Grammy Latino distribui 49 prêmios, de "Música do Ano" até "Melhor Álbum Tropical Contemporâneo". Entre os brasileiros, destaque para Ricky Vallen. O cantor descoberto no programa Raul Gil, da Band, figura na categoria principal e disputa o prêmio de Artista Revelação. Caetano Veloso concorre com "Cê" ao prêmio de "Melhor Álbum de Cantor- Compositor". Já Ivete Sangalo participa da categoria "Vídeo Musical", com seu especial "Multishow Ao Vivo no Maracanã", indicado ao prêmio de "Melhor Vídeo Musical Versão Longa". Somando suas indicações de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro" e "Melhor Canção Brasileira", Ivete Sangalo é a artista brasileira que mais aparece em prêmios - três. O campeão geral é o cantor dominicano Juan Luis Guerra, que concorre em cinco prêmios e foi escolhido como Personalidade do Ano pela Academia. Os Mutantes foram agraciados com duas indicações, uma por "Melhor Álbum de Rock Brasileiro" e outra por "Melhor Projeto Gráfico de Álbum", ambas para o disco "Ao Vivo - Barbican Theatre, Londres 2006". Caetano Veloso, que também concorre em "Melhor Canção Brasileira" com "Não Me Arrependo", é outro artista brasileiro com duas indicações. Lenine com seu "Acústico MTV" pode ganhar os prêmios de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro" e "Melhor Engenharia de Gravação de Álbum".



Considerada a maior celebração da música latina na televisão, o Grammy tem audiência crescente. Em 2006, o evento foi visto por mais de 11 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, alcançando a segunda maior audiência da história do Univision Television Network, canal responsável pela transmissão



Confira algumas categorias internacionais disputadas por brasileiros no Grammy Latino 2007:
Artista Revelação
- Alejandra Alberti (americana filha de pais latinos)
- Jesse & Joy (dupla mexicana)
- Dafnis Prieto (percussionista cubano)
- Tulsa (cantora basca)
- Ricky Vallen
Melhor Álbum Cantor Compositor
- "12 Segundos De Oscuridad", Jorge Drexler
- "Pedazos De Mí", Amaury Gutiérrez
- "Navegando Por Ti", José Luis Perales
- "Érase Que Se Era", Silvio Rodríguez
- "Cê", Caetano Veloso

Melhor Álbum Instrumental
- "Standards Rican-ditioned", Ray Barretto
- "In The Zone", Ed Calle
- "The Enchantment", Chick Corea & Béla Fleck
- "Live In Buenos Aires", Carlos Franzetti Trio
- "Brasilianos", Hamilton de Holanda Quintet
Melhor Álbum Infantil Latino
- "Vida De Bebê", Acalanto
- "Mas Grande Que Tú", Miguelito
- "Forró Prás Crianças", Zé Renato & Convidados
- "El Sueño Del Elefante", Strings For Kids
- "Cómo Se Llega A Belén", Voz Veis

Melhor Álbum de Música Clássica
- "Sinfonia Nº6 de Beethoven", Osesp, John Neschling (condução e produção)
- "Carlos Chávez Complete Chamber Music Volume 4", Southwest Chamber Music, Jeff von der Schmidt (produção)
- "Gitano", Rolando Villazon, Daniel Zalay (produção)
- "La Canción Romántica Española", Montserrat Caballé, Carlos Caballé (produção)
- "Mozart Volume 3", Clara Sverner, George Randolph (produção)
Melhor Projeto Gráfico de Álbum (prêmio aos diretores de arte)
- "Ao Vivo - Barbican Theatre, Londres 2006", Mutantes (Luciano Cury)
- "Biograffiti", Rita Lee (Gringo Cardia)
- "Edición Especial", Motel (Andrea Bardasano)
- "Los Vallenatos De Andrés", vários artistas (Catalina Díez)
- "Serenata Inkaterra", Jean Pierre Magnet (Allan Castañeda & Sandra Masias)

Melhor Engenharia de Gravação de Álbum
- "A Tu Lado", Juan Fernando Velasco
- "Acústico MTV", Lenine
- "Especiaria", Flávio Chamis
- "La Llave De Mi Corazón", Juan Luis Guerra
- "Reina", Kinky

Melhor Vídeo Musical Versão Longa
- "A Série", Chico Buarque
- "Made In Argentina 2005", Andrés Calamaro
- "Mil y Una Historias En Vivo", Franco De Vita
- "MTV Unplugged", Ricky Martin
- "Multishow Ao Vivo no Maracanã", Ivete Sangalo

Abaixo, confira os prêmios da categoria Brasil, dedicada exclusivamente a artistas brasileiros:

Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa
- "Caminho De Milagres", Aline Barros
- "Deus Está Aqui", Padre Juarez de Castro
- "Até Tocar O Céu", Eyshila
- "Um Novo Tempo", Cristina Mel
- "Uma Nova História", Robinson Monteiro
- "Elektracustika", Oficina G3
Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro
- "Baladas Do Asfalto & Outros Blues Ao Vivo", Zeca Baleiro
- "A Gente Ainda Não Sonhou", Carlinhos Brown (lançado na Espanha)
- "Acústico MTV", Lenine
- "Pedro Mariano", Pedro Mariano
- "Prisma", Paulo Ricardo
- "Multishow Ao Vivo no Maracanã", Ivete Sangalo
- "Carrossel", Skank

Melhor Álbum de Rock Brasileiro
- "Eu Nunca Disse Adeus", Capital Inicial
- "MTV Ao Vivo CPM 22", CPM 22
- "Acústico MTV", Lobão
- "Ao Vivo - Barbican Theatre, Londres 2006", Mutantes
- "NX Zero", NX Zero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado