TV Globo e Globo News exibem especiais sobre os 200 anos da corte portuguesa no Brasil

A partir deste sábado, dia 10, a Globo News e a TV Globo começarão a exibir séries e matérias especiais sobre os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Para a realização do projeto, coordenado por Rosa Magalhães, diretora do canal por assinatura, duas equipes viajaram para o Velho Continente. A jornalista Sandra Moreyra foi à França, enquanto Mônica Sanches esteve na Inglaterra. Em seguida, as duas equipes se encontraram em Portugal. As matérias serão exibidas de novembro a março, marcando a saída da corte de Portugal, a chegada em Salvador e a ida para o Rio de Janeiro.

Globo News

Na Globo News, a série "1808 – A Corte no Brasil" terá 16 episódios exibidos de novembro a março. O programa abordará diferentes aspectos deste fato histórico, mostrando as implicações políticas, econômicas e culturais, tanto na Europa como no Brasil. Os motivos da fuga da corte, as guerras e intrigas do Velho Mundo, a decadência do absolutismo, a chegada à colônia e as transformações econômicas, políticas e culturais serão alguns dos temas da série. O especial também traçará o perfil das principais figuras históricas, como Dom João VI, Dona Maria I, Carlota Joaquina, Leopoldina e D. Pedro I. As reportagens da série são de Mônica Sanches e Sandra Moreyra. A primeira etapa, com seis episódios, será exibida aos sábados, de 10 de novembro a 15 de dezembro, às 21h05. A segunda etapa, também com seis episódios, irá ao ar aos sábados, de 05 de janeiro a 09 de fevereiro de 2008, às 21h05. A terceira e última etapa, com quatro episódios, irá ao ar de 01 a 22 de março, aos sábados, às 21h05.

Jornal Nacional

No final de novembro, o telejornal mostrará três reportagens especiais: a primeira mostrando os motivos que fizeram a corte tomar a decisão de se mudar para o Novo Continente; a segunda sobre a saída da corte de Portugal; e a terceira sobre a travessia rumo à América. Em janeiro - mês em que, há 200 anos, os portugueses avistaram a Bahia -, o JN exibirá matérias exatamente sobre a chegada da corte a Salvador, a abertura dos portos e os preparativos no Rio de Janeiro à espera da corte. A segunda reportagem mostrará a escravidão nas ruas de Salvador e a reação da família real ao perceber a extensão do tráfico criminoso de escravos. Em março, mais oito reportagens mostrarão como foi a administração do Império no Rio, os gastos excessivos, a realidade de um povo abandonado, o retorno da corte à Europa e a herança deixada no Brasil.
 
Bom Dia Brasil

Além de matérias de comportamento com curiosidades sobre os costumes e a cultura européia e seus reflexos no Brasil, o quadro "Arte da Mesa" terá edições especiais. Em novembro, mostrará a mesa napoleônica, com os clássicos de Antonin Carême e sua influência até hoje na cozinha internacional. Em janeiro, será a vez da mesa joanina, com o vinho do Porto e seus acompanhamentos. Em março, o tema será a mesa brasileira, mostrando o que o país produzia e comia: as frutas tropicais, os doces vendidos nas ruas, a mandioca, a cachaça e o mel de engenho, além do tradicional feijão com arroz.  

 

As reportagens especiais também serão exibidas de novembro a março e mostrarão como era a relação de Portugal com França e Inglaterra: de um lado, existia a influência cultural da França napoleônica na moda, no mobiliário, em costumes e em banquetes; do outro, o domínio econômico dos ingleses em tratados e negociações comerciais. As matérias de Monica Sanches e Sandra Moreyra também retratarão a Lisboa de 1800; exporão o conflito entre as personalidades e os desejos de D. João e Carlota Joaquina; relatarão a vida no navio durante a travessia; e destacarão como era o Brasil de 1808 - como se comportavam, se vestiam e o que comiam os moradores do nosso país. Mulheres, por exemplo, envelheciam precocemente, e a violência e a sujeira nas ruas já eram motivos de preocupação.

 

Jornal Hoje

O Jornal Hoje também exibirá matérias especiais sobre os 200 anos da viagem da corte ao Brasil. Serão duas reportagens sobre alimentação e vestuário. Uma delas contará um pouco sobre a história das ervas e especiarias trazidas  pelos portugueses. O objetivo é mostrar o uso desses condimentos no dia-a-dia, tanto na medicina popular dos brasileiros, como na culinária - especialmente a da Região Norte. A matéria falará ainda sobre a chegada do café ao país. O grão, que entrou contrabandeado em terras brasileiras, acabou se tornando hábito nacional.

A outra matéria terá o desafio de viajar no tempo para lembrar como os portugueses da Corte Lisboeta se vestiam. Alguns dos destaques serão as jóias que Carlota Joaquina esbanjava e os decotes usados pela princesa. A moda napoleônica também estará em pauta. O Jornal Hoje mostrará capas, xales e os chapéus tricórnios e bicórnios que faziam parte dos uniformes militares europeus. E ainda falará sobre como eram os trajes usados pelos brasileiros quando a Corte chegou ao país. A reportagem também abrangerá o desempenho do setor têxtil nacional nos dias de hoje e como anda a moda verde e amarela no mercado exterior.

Jornal da Globo 

"Por que a Família Real fugiu para o Brasil?". Esse será o tema de uma das três reportagens especiais que o Jornal da Globo exibirá no período. A repórter Sandra Moreyra ressaltará o cenário europeu da época para entender o que fez Portugal tomar a decisão de vir para o Brasil. A matéria abordará as pressões diplomáticas e as ameaças militares da Inglaterra e da França sobre a família real. A segunda reportagem, que será exibida em janeiro, tratará das riquezas brasileiras que os portugueses encontraram logo que desembarcaram. E explicará o que esses produtos representaram para a Europa e, especialmente, para Portugal. A matéria falará ainda sobre como o poder era dividido e exercido no país, o tráfico de escravos e o comércio entre as colônias. O Jornal da Globo fará um passeio pelo Brasil do Século XIX para revelar onde a população se concentrava e quais eram as maiores cidades. 

A última matéria especial do Jornal da Globo, que irá ao ar em março de 2008, mostrará o que a Família Real deixou no Brasil e como este acontecimento acelerou o desenvolvimento do país, que não podia ter indústrias, imprensa e universidades. A reportagem mostrará o nascimento da burocracia e a origem dos órgãos desnecessários para a instalação do estado português no Brasil. Destacará, ainda, a falta de adaptação à realidade nacional, a repetição de cargos nas cortes e a tradição de impostos altos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado