Eurochanel exibe show do New Order em Nova York

 

No dia 23/12, domingo, às 21h, o Eurochannel homenageia uma das mais contagiantes bandas inglesas exibindo o espetáculo New Order – Live in New York. Durante o show de uma hora e meia, a banda canta sucessos como Bizarre Love Triangle, Blue Monday e Temptation.

Em 1980, depois da morte de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, uma pergunta ficou no ar: o que fariam os outros integrantes do grupo? Bernard Albrecht, Peter Hook e Stephen Morris continuaram a agenda de shows sem muita divulgação no Norte da Inglaterra e cumpriram algumas datas da turnê cancelada do Joy Division. Nascia assim, o New Order. O nome da banda foi escolhido pelo empresário Rob Gretton, que se inspirou em um artigo de jornal sobre a "Nova Ordem do Povo de Kampuchea", um país do Sudeste Asiático. O nome rendeu ao trio suspeitas de simpatias com o neonazismo, já que Adolf Hitler usava o termo para designar o regime que pretendiam impor à sociedade – o grupo sempre negou a coincidência.

 

Ainda em 1980, Stephen Morris sugeriu que sua namorada Gillian Gilbert entrasse na banda para tocar teclado e, eventualmente, guitarra. Todos aceitaram a nova integrante, ainda mais porque Bernard achava muito difícil tocar e cantar ao mesmo tempo. O grupo seguiu sem grandes sucessos, ainda subjugado pela sombra do Joy Division. Lançaram alguns discos, mas a primeira turnê européia foi em 1982. Ficaram com a imagem de "grupo difícil", porque nunca tocavam mais do que quarenta e cinco minutos, não davam bis e nem aceitavam pedidos de músicas – principalmente se fossem canções do Joy Division. 

 

Em 1981, o New Order lançou um único single, mas foi o suficiente para redefinir a carreira. Temptation tinha uma melodia perfeita, uma batida dançante que misturava guitarras com linhas de sintetizadores. Aclamado pela crítica, o compacto também fez sucesso nas casas noturnas, deixando claro o potencial do grupo para o pop dançante. O ano de 1983 foi o mais importante para que o New Order se transformasse na mais influente banda a unir rock e música eletrônica nos anos 1980. Mais tarde, emplacaram um novo hit: o single True Faith. Em 1987, finalmente ganharam o primeiro disco de platina nos EUA – um milhão de cópias vendidas da compilação Substance. Em 1998, o grupo se reuniu para as primeiras apresentações ao vivo, incluindo o famoso show no réveillon de 1999, em Londres.  Em 2000, saiu a primeira gravação inédita do New Order desde 1993:  Brutal – incluída na trilha sonora do filme A Praia (The Beach, 2000), de Danny Boyle. 

 

Euromusic: New Order – Live in New York

Dia 23/12 (domingo), às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado