OSCAR NIEMEYER É HOMENAGEADO NA TV CULTURA


Emissora leva ao ar documentário que traça toda a vida e obra do arquiteto, que completa 100 anos no próximo dia 15

Um século de vida e incontáveis obras arquitetônicas marcam a biografia de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro reconhecido internacionalmente. Toda sua história e obra serão contadas no documentário Oscar Niemeyer - O Arquiteto do Século, que a TV Cultura exibe em duas partes: a primeira na sexta-feira (14/12), às 20h, e a segunda, no sábado (15/12), às 22h30.
O primeiro documentário, que será levado ao ar na sexta-feira, traz uma entrevista com Niemeyer, direto de sua casa no Rio de Janeiro, onde ele revela a intimidade do dia-a-dia e fala, entre outros assuntos, de sua arquitetura - que ultrapassou as fronteiras brasileiras e tornou-se referência mundial -; de sua trajetória pessoal; seus sonhos; decepções e esperanças. O programa também mostra o que trouxe de uma viagem pelo Brasil e Europa, revelando alguns dos muitos projetos do arquiteto, além de depoimentos de Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Chico Buarque, e do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso.

Na segunda parte, no sábado, o telespectador conhece um pouco da face política de Niemeyer, revelando que o criador de Brasília, além de ter sua trajetória diretamente ligada aos fatos políticos do país, é um artista que não abandonou o ideal socialista. Entre outros assuntos, ele conta detalhes de sua atuação política e das conseqüências de seu trabalho inovador durante o regime militar brasileiro. Outro tema abordado é o período de exílio, onde se analisa a projeção internacional de sua obra, que se tornou uma referência arquitetônica mundial e abriu portas para o trabalho de inúmeros artistas brasileiros no exterior.

O documentário biográfico, dirigido por Paulo Mattos e Marcos Menescal, foi produzido em 2002 pela TV Cultura, em parceria com a Set Produções Audiovisuais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado