TV Cultura apresenta quatro horas de programação especial no Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

 

NO DOMINGO (9/12), EMISSORA LEVARÁ
AO AR UMA SÉRIE DE PROGRAMAS COM A
TEMÁTICA "O MUNDO QUE QUEREMOS"

 

 

A TV Cultura participa, no segundo domingo de dezembro (09/12), do DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV (DIC). A emissora paulista, que está engajada no projeto desde 1995, preparou uma programação especial e exclusiva para crianças e jovens, com quatro horas de duração, das 16h às 20h. Diversas atrações da TV Cultura - Repórter Eco, Cambalhota, Teatro Rá Tim Bum, Panorama e Vitrine -, além da ficção Brazuca, irão apresentar edições focadas no tema do DIC em 2007: "O MUNDO QUE QUEREMOS".



A partir das 16h, o programa REPÓRTER ECO ESPECIAL, comandado por Flávia Lippi, levará ao ar uma edição toda dedicada ao DIC, com reportagens, notícias e vinhetas seguindo o tema deste ano, "O Mundo Que Queremos". Dentre as atrações, uma reportagem direto de uma exposição de charges sobre as mudanças climáticas, em São Paulo, de onde alunos da capital paulista registraram, em vídeo, suas críticas ao comportamento dos pais. Os mesmos estudantes também discutiram soluções para conter a intensificação do aquecimento global. No quadro Biodiversidade, um projeto do Barco-Escola Mangue, em que estudantes da rede pública de Pernambuco viajam em um barco para conhecerem a importância do Mangue – berçário de espécies marinhas -, e serem portadores da conservação. Em outro bloco, uma reportagem com crianças de seis a onze anos, para saber que planeta elas querem para a família e os amigos, e o que elas fazem para tornar o mundo melhor no futuro. A educadora ambiental Miriam Duailibi, da ONG Ecoar, dá dicas aos pais e à sociedade em geral sobre como formar uma geração mais consciente. Para fechar, o programa vai exibir desenhos animados sobre ações ideais por um mundo melhor. As vinhetas ecológicas foram produzidas pela Television Trust for Environmente, que reúne trabalhos de vários países.

 


Os jovens atores Fábio Lucindo e Jéssica Nigro trazem nesta edição do programa CAMBALHOTA ESPECIAL , a partir das 16h30 , um especial para o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. Com base no tema de 2007, o Cambalhota lança a pergunta "Como é a TV do mundo que queremos?" e põe a mão na massa para montar o telejornal "Planeta Cambalhota", formado por uma equipe de produção feita por meninos e meninas. O telejornal, que veicula somente boas notícias sobre o mundo que as crianças imaginam e sonham, é produzido pelas crianças convidadas, Piera Balbino, Carol Fregonesi, Nicolas, Jhesse Alves e Gonçalo. Piera e Carol trabalham como apresentadoras do "Planeta Cambalhota"; Nicolas vive um dia de rapper; Jhesse trabalha como grafiteiro; e Gonçalo, como escritor.

 

 

Criado especialmente para o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, o BRAZUCA, que será levado ao ar às 17h, é um programa de ficção em formato de dramaturgia, intercalado com pequenas reportagens e depoimentos e crianças de todo o Brasil. Com uma hora de duração, o roteiro segue o tema do DIC 2007 – O Mundo Que Queremos -, e mostra qual a realidade que as crianças gostariam de viver. Ambientado em uma nave espacial, a atração traz quatro personagens que, ao verem uma reportagem no jornal sobre a descoberta de um planeta com condições climáticas iguais às da Terra, mas sem os problemas recorrentes daqui, constroem uma nave espacial, a Brazuca, e partem em busca do local. Dentro da nave, eles têm uma espécie de GPS (Guia de Problemas com Soluções) que dá a rota para a viagem. Sem saber, ao digitar as características e atributos do planeta em que sonham encontrar, são remetidos a própria Terra. Em meio às notícias e informações dadas pelo aparelho, os pequenos 'astronautas' e outras crianças que fazem contato com eles falam do que querem para melhorar o mundo em que vivem e acompanham quatro reportagens com dados e números curiosos sobre o Planeta Terra. As matérias mostram, dentre outros, a situação de uma criança que vivia em estado de miséria; o trabalho de jovens que ajudam a desenvolver a qualidade de vida; questões ligadas ao aquecimento global; a preocupação de algumas crianças com o meio ambiente e a atitude de plantar árvores para ajudar o planeta; e a inserção digital, com jovens de uma tribo indígena tendo aulas de informática. O roteiro é de Fernando Salem e a direção de Ricardo Elias. As quatro crianças protagonistas são Vitor Fortunato - como Alan; Guilherme Airão - como Diogo; Caroline Macedo - como Bianca; e Rafael Miguel - como Deco.

 

 

O TEATRO RÁ TIM ESPECIAL também integrará os especiais, a partir das 18h, com a peça infantil Assembléia dos Bichos, de Cláudia Vasconcellos, que foi adaptada para a televisão após conquistar grande sucesso no Teatro com a Cia. de Atores Bendita Trupe. O enredo aborda temas como ética, ecologia, cidadania e solidariedade, por meio da história da Assembléia Anual dos Bichos. O evento é celebrado por um tatu, que reúne no Brasil, espécies do mundo todo para resolver problemas uns dos outros. Apesar de ser rigorosamente proibida a entrada de gente, um ser humano disfarçado de bicho assiste toda a reunião e relata para o público tudo o que viu e ouviu, com o objetivo de dissolver mal-entendidos e estreitar os laços entre bichos, crianças e adultos. A direção e adaptação é de Bete Rodrigues.

 


O programa PANORAMA ESPECIAL, com apresentação de Laila Dawa, exibe a partir das 19h o depoimento de várias crianças, que dizem qual o mundo que querem para viver. Dentre as declarações, elas falam de um mundo sem drogas, da poluição de São Paulo e de paz sem preconceito. Treze crianças da escola municipal Jackson Figueiredo, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, vieram à TV Cultura na última semana de novembro e gravaram nos estúdios da Vila Sésamo. As trilhas sonoras que costuram a atração também são especiais para as crianças: o Panorama trará clipes dos infantis da emissora, como Vila Sésamo e Cocoricó.

 

 

Para finalizar os especiais do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, partir das 20h o programa VITRINE ESPECIAL leva ao ar um making of do especial Brazuca, que a TV Cultura produziu em comemoração ao DIC 2007. Sabrina Parlatore visitou a nave espacial, que leva o nome do programa, e mostra bastidores da gravação, com detalhes da nave e como ela foi construída, e um bate bate-papo com os atores e a equipe de produção.

 

O DIC E O TEMA DE 2007

O tema do DIC de 2007, "O Mundo Que Queremos", está em total sintonia com a declaração Um mundo para as crianças, acordada por líderes mundiais, representantes de governos, sociedade civil e mais de 600 adolescentes, em maio de 2002, na cidade de Nova Iorque. Na declaração Um mundo para as crianças, assinada durante a Sessão Especial sobre a Criança da Assembléia Geral das Nações Unidas, os países, inclusive o Brasil, assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e seus adolescentes.

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV é uma iniciativa do Unicef para chamar a atenção da mídia e da sociedade para as necessidades das crianças e dos adolescentes. Tem o objetivo de abrir espaço nos meios de comunicação para a voz infantil. Anualmente participam do movimento mais de 100 países e 2000 emissoras de rádio e televisão.

Comentários

alex lima disse…
ola eu adoro o joão e a gabi , meu nome e alessandra gomes lima , le o meu imail vou ficar esperando fala o nome da minha irmã tambem eu tenho 5 ano fiz hoje e a minha irma tem 2 vai fazer 3 dia 2 de junho beijos,

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado