"JORNAL DA CULTURA" EXIBE SÉRIE SOBRE SÃO PAULO


Em homenagem aos 454 anos de São Paulo, comemorados no próximo dia 25 de janeiro, o Jornal da Cultura, apresentado por Heródoto Barbeiro e Michelle Dufour e exibido de segunda a sábado, às 22h, ao vivo, pela TV Cultura, leva ao ar, entre os dias 21 e 25, a série "SP 1808-2008", que vai comparar a cidade em 1808, quando a Família Real chegou ao país, com a realidade atual.


A série foi produzida pela equipe do JC, em parceria com os programas Metrópolis, Repórter Eco e Pé na Rua, e será composta por cinco reportagens de cinco minutos, incluindo entrevistas e material iconográfico; e cinco entrevistas em estúdio, com especialistas ligados ao tema das matérias. Entre os entrevistados no estúdio estarão o arquiteto Benedito Lima de Toledo e o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, ambos estudiosos da história da cidade.


De acordo com Júlio Moreno, coordenador do Núcleo de Jornalismo da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, a série busca traçar paralelos entre vários acontecimentos históricos do país e da capital paulista, em suas mais diversas esferas. "Dividimos a série em reportagens temáticas, pois queremos ir a fundo às questões mais importantes. Para isso, contamos também com o trabalho de outros programas da casa, como o Repórter Eco para a produção da parte Ambiental e o Metrópolis para a questão Cultural. Essa integração entre as produções é outro fator que garante um resultado de qualidade", conclui.


Os assuntos abordados nas reportagens da série estão divididos da seguinte forma:
Dia 21/1 - Urbanismo: Apresentará a primeira planta oficial da cidade, de 1810, feita pelo engenheiro Rufino José Felizardo e Costa, contrapondo à visão da São Paulo atual, fornecida por ferramentas como o Google Maps; fará uma comparação entre as extensões e populações de ambas as épocas (em 1808 São Paulo tinha 20 mil habitantes, hoje tem 10 milhões); e traçará paralelos entre a São Paulo colonial, descrita pelos viajantes estrangeiros (como o inglês John Mawe e o naturalista francês Saint Hilaire), que por aqui passaram no início do século XIX, e a cidade como se apresenta hoje.
Dia 22/1 - Social e Educação: Esta reportagem irá comparar as condições de vida da sociedade paulistana hoje e 200 anos atrás. O papel da mulher e do homem; o tratamento dado às minorias; e o nível de escolaridade da população serão alguns itens dessa comparação. Há 200 anos, por exemplo, para adquirir novos conhecimentos, os paulistanos precisavam conseguir livros contrabandeados. Hoje, dispõe de cerca de 75 bibliotecas, 39 centros culturais, milhares de escolas e o maior centro universitário do continente.

Dia 23/1 - Ambiental e Saúde: A terceira reportagem da série, que conta com o selo de qualidade do Repórter Eco, mostra que a cidade já teve uma paisagem charmosa, preservando suas montanhas e vales, sem nenhum estranhamento entre natureza e homem. Mas atualmente, os acidentes geográficos foram eliminados ou estão escondidos; espigões de concreto tomaram o lugar dos espigões naturais; ruas e avenidas ocupam os vales que tiveram seus rios e córregos retificados e canalizados. Nesses tempos, facilitou-se o adensamento e a circulação urbana, em prejuízo da natureza, que agora se rebela na forma de enchentes, ar poluído, dentre outros.

Dia 24/1 - Econômico: Neste, o telespectador vai conferir toda a trajetória do comércio na capital paulista, desde o século XIX, quando os comerciantes negociavam todo tipo de mercadoria; passando pela fase da Revolução Industrial; e a realidade hoje, com 240 mil lojas, quase 80 shoppings centers, 15 mil bares, 12 mil restaurantes, 2 mil agências bancárias, 38 das 100 maiores empresas privadas de capital nacional e cerca de metade das 200 empresas de alta tecnologia do País. A cidade é também a capital sul-americana de feiras e congressos, com 90 mil eventos por ano.

Dia 25/1 - Esporte e Lazer: Tema a ser abordado, de forma descontraída, pelos jovens repórteres do Pé na Rua, a partir da final da Copinha de Futebol.

Ainda no dia 25/1, a série será reunida em uma edição ampliada e apresentada durante a programação da emissora, que também exibirá a cobertura dos eventos comemorativos na cidade. A ampliação será acrescida do tema Cultura, da contribuição do programa Metrópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado