TCM SPOTLIGHT : PARA ALGUÉM VENCER… ALGUÉM TEM QUE PERDER EM FEVEREIRO.

Eles tinham grandes chances de levar a estatueta de melhor filme. Alguns, inclusive, eram os favoritos. Mas ficaram apenas na vontade. Perdedores? Talvez.


No entanto, o futuro veio com a vingança: hoje, são filmes tão consagrados que até os jurados devem estar na frente do espelho pedindo explicações. Assim, o TCM começa sua contagem regressiva para a premiação mais esperada do ano, com dez filmes inesquecíveis que, se pudessem, dariam gargalhadas do apelido de "losers".



ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Este drama dirigido por George Stevens retrata a vida da família Benedict – liderada por Bick (Rock Hudson) e Leslie (Elizabeth Taylor) – após a chegada de um novo e inacessível empregado, o vaqueiro Jett Rink (James Dean). A árida paisagem do Texas é o cenário de encontro entre Leslie e Jett, que começa a se sentir atraído pela esposa do patrão. Durante as filmagens de seu terceiro e último filme, Dean foi proibido por contrato de participar de corridas de carros. Mas, assim que terminou de filmar, ele imediatamente retomou seu hobbie, que o levou à morte pouco tempo depois. Imperdível: Jett, em idade já avançada, completamente bêbado. O filme rendeu a Dean sua segunda indicação póstuma ao Oscar®.
Segunda-feira, 4 de Fevereiro 22h




A NAU DOS INSENSATOS ESTRÉIA!

Os perigos das ideologias totalitárias segundo Stanley Kramer. Antes do início da Segunda Guerra Mundial, um barco de passageiros sai do México em direção à Alemanha, onde o nazismo está estabelecido e o futuro promete ser negro. A embarcação torna-se um micromundo de figuras peculiares, como mulheres em busca da juventude (como a interpretada por Vivien Leigh), alemães ansiosos por apoiar o regime, judeus que dificilmente mudarão seu destino e um grupo imenso de espanhóis, que deixa pouco espaço até para caminhar. O filme recebeu oito indicações ao Oscar®, incluindo as categorias de melhor filme, ator (Oskar Werner), atriz (Simone Signoret) e roteiro adaptado. Levou as estatuetas de melhor fotografia e direção de arte.
Terça-feira, 5 de Fevereiro 22h





SOBERBA

Este notável segundo filme do aclamado Orson Welles, lançado um ano após a estréia de “Cidadão Kane” (1941), retrata uma família em plena decadência, da Indianápolis do final do século 19. Eugene Morgan (Joseph Cotten) é um jovem elegante, mas um pouco desvairado, que está apaixonado pela jovem aristocrata Isabel Amberson (Dolores Costello). Eugene lhe pede em casamento, mas ela decide ficar com o entediante, mas estável, Wilbur Minafer (Donald Dillaway), com quem logo tem um filho, George (Tim Holt). Anos mais tarde, o ex-pretendente regressa à cidade acompanhado de sua atraente filha Lucy (Anne Baxter). Mas Eugene é agora um viúvo maduro e triunfa na fabricação de automóveis. Quando Wilbur morre, Eugene volta a pedir Isabel em casamento. Mas o arrogante George é contra e vai tentar, ao lado de uma tia maluca, boicotar o romance de sua mãe. Welles, com este elogiado drama familiar, novamente demonstrou seu talento para utilizar a linguagem cinematográfica, apesar de a produtora RKO ter cortado cinqüenta minutos de fita e mudado o final. O filme foi indicado para o Oscar nas seguintes categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Agnes Moorehead), melhor fotografia em branco e preto e melhor direção de arte em branco e preto.
Quarta-feira, 6 de Fevereiro 22h




FUNNY GIRL – A GAROTA GENIAL

Barbra Streisand recebeu sua primeira indicação ao Oscar® pela interpretação da lendária comediante Fanny Brice. E, merecidamente, levou a estatueta. Contada em flashback, a história de Brice começa em um bairro judeu no Lower East Side de Nova York. Com a certeza de que nasceu para ser uma grande estrela, ela usa seu talento com as palavras para entrar no showbiz. É contratada pelo empresário Florenz Ziegfeld (Walter Pidgeon) como uma atriz dramática, mas transforma a peça “Beautiful Bride” em um festival de risadas. Salta à fama da noite para o dia, mas seu sucesso na Broadway não é reproduzido na vida real – seu marido, Nick Arnstein (Omar Sharif), um jogador compulsivo, põe ainda mais a perder quando começa a ressentir a fama e a fortuna da esposa. “Funny Girl” recebeu outras sete indicações ao Oscar®, incluindo a de melhor filme.
Quinta-feira, 7 de Fevereiro 22h





A NAVE DA REVOLTA

Um novo integrante da tripulação do Caine modifica o humor do resto do grupo. Não se trata de um marinheiro qualquer, mas do novo capitão (Humphrey Bogart), que se instala no barco decidido a impor disciplina. Trabalhar não parecia prioridade até então, mas os tempos mudaram: começou a Segunda Guerra Mundial. Os marujos querem pôr à prova o recém chegado, que toma decisões que não chegam a convencer seus subordinados. As ordens são confusas e, algumas vezes, contraditórias. A desconfiança é mútua, a tensão cresce e a rebelião é iminente.
Sexta-feira, 8 de Fevereiro 22h





ANATOMIA DE UM CRIME

James Stewart foi indicado ao Oscar® de melhor ator por sua interpretação do advogado fracassado Paul Biegler. Aconselhado pelo amigo Parnell McCarthy (Arthur O'Connell), Biegler aceita defender o caso do tenente Frederick Manion (Ben Gazzara), acusado de assassinar um homem que, supostamente, violentou sua esposa, Laura (Lee Remick). Durante as investigações, no entanto, não são encontradas evidências de estupro e o advogado descobre que Manion tem fama de ser um homem extremamente possessivo e que Laura tem reputação duvidosa. George C. Scott, que faz o papel do perspicaz promotor do caso, foi indicado ao Oscar® de melhor ator coadjuvante. Arthur O'Connell também foi indicado na mesma categoria. Outras indicações ao Oscar® incluem as categorias de melhor filme, fotografia, edição e roteiro. A trilha sonora é de Duke Ellington, que faz uma pequena aparição. “Anatomia de Um Crime” é baseado na obra de John D. Voelker.
Sábado, 9 de Fevereiro 22h






O GALANTE MR. DEEDS

Uma das histórias mais belas de Frank Capra, “O Galante Mr. Deeds” traz Gary Cooper no papel de Longfellow Deeds, um músico de uma pequena cidade do Vermont que vive uma vida simples, tocando tuba na banda local. Quando um acidente de carro provoca a morte de um parente distante, Deeds torna-se herdeiro de uma fortuna de 20 milhões de dólares. Mas, satisfeito com sua modesta rotina, ele não pretende sofrer mudanças radicais em sua vida. Acaba sendo convencido a se mudar para Nova York, tornando-se alvo imediato da mídia e até do comitê de ópera da cidade. A repórter Babe Bennett (Jean Arthur), por exemplo, não sai do seu pé, inteirando-se de todos os detalhes da vida do mais novo partidão de Nova York. Mas, a maneira descompromissada com que Deeds lida com o assédio acaba despertando a paixão de Babe. Entre generosas doações e alegações de insanidade por parte de seu advogado, o milionário aprende que o mundo é muito maior e mais perigoso do que pensava. Frank Capra levou o Oscar de melhor diretor. O filme também foi indicado ao prêmio nas categorias de melhor ator (Cooper), filme, som e roteiro.
Domingo, 10 de Fevereiro 22h






QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?

Um filme revolucionário para a sua época, pela linguagem ousada e conotação sexual, “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” traz Elizabeth Taylor e Richard Burton no papel do casal de meia-idade George e Martha. Os dois estão longe de ser um modelo de relacionamento – sabem muito bem como provocar um ao outro e, com certa freqüência, se pegam em discussões e chantagens. Certa noite, recebem para alguns drinques o jovem casal Nick (George Segal) e Honey (Sandy Dennis), o qual envolvem em um jogo, no início divertido, mas depois transformado em uma sessão de agressões e revelações – talvez uma prévia do que a relação dos dois jovens pudesse vir a se transformar. Peça encenada pela primeira vez na Broadway, em 1962, “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” foi adaptada para as telas por Ernest Lehman, do roteiro original de Edward Albee. O filme foi a primeira experiência de Mike Nichols na direção e recebeu 13 indicações ao Oscar®. Venceu em cinco categorias: melhor atriz (Elizabeth Taylor), atriz coadjuvante (Sandy Dennis), direção de arte, fotografia e figurino.
Segunda-feira, 11 de Fevereiro 22h






A MULHER FAZ O HOMEM

James Stewart estrela este drama de Frank Capra como Jefferson Smith, um interiorano ingênuo e idealista eleito para uma vaga no Senado dos Estados Unidos. Ele chega a Washington cheio de aspirações, disposto a manter a integridade do governo e cumprir seu dever da melhor maneira possível. Mas parece estar sozinho nessa luta, uma vez que logo descobre os verdadeiros interesses que movimentam seus colegas. Stewart foi indicado ao Oscar® de melhor ator e Capra também recebeu uma indicação ao prêmio. A estatueta só veio, no entanto, para a categoria de melhor roteiro.
Terça-feira, 12 de Fevereiro 22h






GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE

Elizabeth Taylor e Paul Newman protagonizam esta adaptação cinematográfica de 1958 do genial drama escrito por Tennessee Williams. A história centra-se em uma família atormentada e na disputa de uma herança milionária. Um dos herdeiros, Gooper Pollitt (interpretado por Jack Carson), tem vários filhos e espera a herança ansiosamente. O outro herdeiro, Brick (Newman), é um ex-jogador de futebol que caiu no alcoolismo desde o suicídio de seu “melhor amigo”, um ano antes. Brick também ressente-se com a esposa, Maggie (Taylor), por acreditar que ela teve um affaire com seu amigo falecido, e se nega a dormir com ela. Por sua excelente interpretação, Newman obteve sua primeira indicação ao Oscar®. Elizabeth Taylor brilhou como Maggie, uma mulher apaixonada e compreensiva. Mesmo que a luta de Brick com sua identidade sexual e a natureza da relação com seu “amigo” tenham sido suavizadas, Richard Brooks atreveu-se a abordar no filme temas tabus para a época, como o adultério, a infertilidade e o alcoolismo.
Quarta-feira, 13 de Fevereiro 22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado