"BORAT" ESTRÉIA NA REDE TELECINE NO SÁBADO





Estréia em 837 salas de cinema americanas. Arrecadação de US$ 26,4 milhões nos EUA somente no primeiro fim de semana de exibição. Mais de 90 ligações para a polícia com reclamações sobre as filmagens. Estes são alguns números de "Borat", o irreverente longa-metragem de Sacha Baron Cohen, que estréia na TV brasileira no sábado (09/02), às 22h, no Telecine Premium. A produção também será exibida em versão dublada no domingo (10/02), às 20h, no Telecine Pipoca.


O filme mostra as aventuras de Borat, um repórter de TV do Cazaquistão que viaja aos EUA para fazer uma reportagem sobre os hábitos dos norte-americanos. Enquanto circula pelo país, ele satiriza as instituições locais e todos os adolescentes, feministas, conservadores e religiosos que cruzam o seu caminho.


Diversas polêmicas cercam o longa. Muitos dos entrevistados não sabem que estão participando de um filme de ficção e revelam opiniões preconceituosas e hipócritas. Além disso, o personagem de Cohen ganhou duras críticas do governo do Cazaquistão, que chegou a publicar um anúncio no jornal The New York Times rebatendo as acusações feitas em "Borat".


A produção ganhou o Globo de Ouro de ator em comédia/musical pela atuação de Sacha Baron Cohen e foi indicado na categoria filme em comédia/musical. Recebeu também uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado.

Curiosidades:

- O personagem Borat foi criado para o programa de TV britânico "Da Ali G Show", exibido em 2000. Segundo Sacha Baron Cohen, sua inspiração para o personagem foi um médico russo que conheceu.

- Inicialmente, a produção seria dirigida por Todd Phillips, mas diferenças criativas entre ele e Sacha Baron Cohen o afastaram do filme.

- O grito de Borat no trailer do filme, "Jak sie masz!", é uma expressão popular de saudação na Polônia. Traduzindo, seria o equivalente a "como vai você?".

- Quando Sacha Baron Cohen fala na língua nativa do Cazaquistão, a maioria das palavras é na verdade dita em hebraico, com forte sotaque da Europa Oriental.

- A polícia foi chamada 91 vezes durante a produção do filme, devido a cenas rodadas por Sacha Baron Cohen. Em Nova York, um mandado de prisão chegou a ser enviado ao ator.

- Em Washington, o serviço secreto chegou a interrogar integrantes da equipe que participavam da gravação de cenas do lado de fora da Casa Branca. Sacha Baron Cohen não deixou o personagem Borat enquanto era interrogado.

- O personagem foi bastante criticado pelo governo do Cazaquistão, que considerou "seu mau gosto e maneiras incompatíveis com a ética e o comportamento da população do país". Como resposta Sacha Baron Cohen organizou uma falsa conferência de imprensa na Casa Branca em 29 de novembro de 2006, um dia antes da visita do presidente do Cazaquistão aos Estados Unidos.

- O governo do Cazaquistão contratou duas empresas de relações públicas para rebater as acusações feitas em “Borat”. Além disto, publicou um anúncio de quatro páginas no The New York Times, onde também rebatia algumas das acusações. Posteriormente, o governo convidou o próprio Sacha para visitar o país.

- O orçamento foi de US$ 18 milhões.

Direção
Larry Charles

Com

Sacha Baron Cohen
Ken Davitian
Luenell


Sessão Superestréia: Borat
Sábado, 9/02, às 22h, no Telecine Premium
Domingo, 10/02, às 20h, no Telecine Pipoca (dublado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado