EM ABRIL GRANDES ESTRÉIAS NO TCM

Em abril, o TCM apresenta cinco títulos que lançam um olhar sobre as diversas nuances da personalidade humana em situações limite. O ciclo tem início na quinta-feira, dia 3 de abril com o filme Enigma de uma Vida (The Swimmer) dirigido por Frank Perry, confira a lista de filmes e as datas de exibição.




Quinta-feira, 3 de abril, às 22h Enigma de uma Vida (The Swimmer, 1968)
Connecticut, o executivo Ned Merrill (um homem dos subúrbios) aparece longe de sua casa. Mais precisamente no jardim dos Westerhazys, onde velhos amigos se recuperam de uma ressaca. Enquanto Ned observa o vale do jardim, avista um cordão de piscinas que se estende entre os jardins adjacentes, formando um rio até sua casa. De repente, lhe vem o desejo de nadar até lá. Em cada piscina, encontra velhos conhecidos e amigas (uma ex-amante, a esposa sensual de um amigo) e vamos descobrindo seu passado turbulento. Baseado em um conto de John Cheever, autor dedicado a retratar a classe média-alta norte-americana, Enigma de uma Vida faz uma análise do estilo de vida e dos símbolos de status do novo rico suburbano.


Domingo, 6 de abril, às 22h Lord Jim (Lord Jim, 1965)
Jim (Peter O''Toole) é um jovem idealista que sonha com um futuro heróico em alto-mar. Mas, como afirma Gentleman Brown, um inimigo obscuro de Jim, "o heroísmo é só uma forma de enfermidade mental induzida pela vaidade". Assim, quando comanda uma embarcação castigada sem piedade por um furacão, Jim abandona o barco em um lapso de desespero, deixando os passageiros à própria sorte. Tomado pela culpa e pela vergonha, ele se refugia em portos diferentes do oriente, tentando passar despercebido pelos demais e por si mesmo. Mas a oportunidade de redenção vem por meio de um ancião que sabe que "o homem não é uma obra de arte". Ele lhe oferece o comando de uma embarcação de dinamite com a intenção de libertar uma aldeia remota sob o domínio de um sádico militar (com ecos de Kurtz, de Heart of Darkness, outro clássico de Conrad, autor de Lord Jim). Mais uma vez, Jim buscará a glória e o perdão de seus pecados. Mas, para Conrad, "é necessária apenas uma fração de segundo para fazer de um covarde um herói; e de um herói um covarde". E Jim sabe que caminha nessa estreita linha.


Domingo, 13 de abril, às 22h Réquiem para um Lutador (Requiem for a Heavyweight, 1962)
Mountain Rivera (Anthony Quinn) era um boxeador sem muito êxito, porém respeitado. Após 111 lutas e sete rounds terríveis com Cassius Clay (que aparece no filme dando-lhe a surra de sua vida), é informado por um médico que mais um só golpe poderá deixá-lo incapacitado. Desempregado, Mountain passa a viver em hotéis miseráveis, enquanto espera um golpe de sorte, que talvez nunca chegue. Até que, sem se importar com o perigo que isso significa, seu empresário o obriga a subir novamente ao ringue em um combate de luta livre humilhante e lucrativo. Réquiem para um Lutador foi escrito pelo genial Rod Serling, criador de The Twilight Zone.




Sábado, 26 de abril, às 22h Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974)
Em celebração ao término da construção desse novo prédio, os convidados se reúnem no 138º andar. As instalações elétricas não foram feitas de acordo com as especificações do arquiteto e começam a aparecer pequenos curto-circuitos, que acabam por se transformar num incêndio onde as pessoas não conseguem escapar do último andar.


Terça-feira, 29 de abril, às 22h De Repente, no Último Verão (Suddenly, Last Summer, 1959)
Dr. Cukrowicz (Montgomery Clift) é um cirurgião que realiza lobotomias em um hospital de segunda. A instituição precisa de ajuda financeira, algo que pode ser resolvido com uma doação da milionária excêntrica Mrs. Venable (Katherine Hepburn). Mas há uma condição: Venable quer que seja feita uma lobotomia em sua sobrinha problemática, Catherine, que, segundo Cukrowicz, não tem nenhum problema mental. De Repente, no Último Verão - como outros grandes clássicos dos anos 50 - foi baseado em uma peça teatral de Tennessee Williams, autor de Uma Rua Chamada Pecado. Williams, como é comum em suas obras, desafia a sensibilidade e a censura da década de 50 com perversas temáticas sexuais - neste caso envolvendo homossexualidade e canibalismo. Dirigido por Joseph L. Mankiewickz, que sempre demonstrou grande habilidade para imprimir ritmo a roteiros centrados no diálogo - A Malvada e A Condessa Descalça -, o filme destaca-se também pela atuação soberba de Montgomery Clift.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado