A história da tocha olímpica em destaque na ESPN Brasil


O episódio inédito da série "Uma História de Conquistas" que vai ao ar nesta quinta-feira, 20 de março, às 22 horas, na ESPN Brasil, conta a história da tocha olímpica e as curiosidades a cerca do principal símbolo dos Jogos Olímpicos.

 

Através da história, o fogo tem sido um símbolo poderoso. Na mitologia grega, o fogo foi roubado dos deuses e dado aos homens por Prometeu. Mas fogo não foi usado como um símbolo olímpico até 1928, quando uma chama foi acesa nos jogos de Amsterdã. A imagem capturou a imaginação do público e, quatro anos mais tarde, em Los Angeles, a chama queimou mais uma vez.  

 

O ritual de acendimento da tocha olímpica já sofreu diversas mudanças, mas sempre simboliza a abertura oficial dos jogos. Saindo de Olympia, sede dos jogos antigos, o revezamento da tocha carrega a chama olímpica para a cidade sede, onde ela queima durante todo o período dos Jogos. Hoje em dia, a chama percorre os cinco continentes antes de chegar a seu destino final, o que é considerado uma vitória devido aos conflitos históricos que a humanidade já viveu.

 

O revezamento da tocha olímpica sofreu boicotes e foi alvo de interesses políticos ao longo dos anos. Quando a Olimpíada foi realizada na Alemanha em 1936, com o nazismo crescente, a abertura dos jogos foi marcada pela influência que os organizadores tentaram exercer para promover a tese da superioridade branca. O episódio destaca ainda outros momentos que marcaram a história da tocha olímpica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado