"O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA" ESTRÉIA NA REDE TELECINE NO SÁBADO






Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro em 2007 pela atuação de Forest Whitaker, "O Último Rei da Escócia" estréia na TV brasileira no dia 08 de março, às 22h, no Telecine Premium.



Dirigido por Kevin Macdonald, o filme mostra acontecimentos reais na Uganda, na década de 70, quando o país era comandado pelo ditador Idi Amin.


No dia seguinte, o longa-metragem será exibido em versão dublada no Telecine Pipoca, às 20h.



Sinopse
Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um jovem médico escocês que parte para Uganda em busca de aventura. Lá, aceita o convite para ser médico particular do terrível ditador Idi Amin (Forest Whitaker). Tendo esta relação como pano de fundo, o filme mostra a brutalidade com que o poder era exercido na África nos anos 70.


Destaque:
Baseado no livro homônimo de Giles Foden sobre Idi Amin, ditador da Uganda entre 1971 e 1979. A história, apesar de ser baseada em fatos verídicos, é contada através da perspectiva de um fictício médico escocês.

A produção rendeu o Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta ao protagonista Forest Whitaker. Ainda no Bafta, recebeu o prêmio de filme britânico e roteiro adaptado. Recebeu cinco indicações ao European Film Awards, nas categorias filme, diretor, ator (James McAvoy), fotografia e trilha sonora. No Festival de Estocolmo, ganhou o prêmio de fotografia.



Curiosidade:

- É o primeiro filme de ficção dirigido por Kevin Macdonald. Antes, ele ganhou o Oscar de documentário com “Um Dia em Setembro“, de 1999.

- O nome é uma referência aos títulos grandiosos que o verdadeiro Idi Amin dava a si mesmo, como "conquistador do império britânico" e "senhor de todos os animais da terra e peixes do mar".

- Idi Amin é uma abreviação do título completo "Sua Excelência o Presidente para a Vida, Marechal de Campo Al Hadji Doutor Idi Amin, VC, DSO, MC, Senhor de todas as bestas da terra e dos peixes do mar e Conquistador do Império Britânico na África em geral e de Uganda em particular".

- Para filmar em Uganda, o diretor Kevin Macdonald e os produtores do filme tiveram que negociar com o governo local. Assim, conseguiram a infra-estrutura e cooperação oficial ao projeto.

- É a primeira produção ocidental feita em Uganda desde “A Rainha Africana”, de 1950.

- A limusine presidencial usada no filme tinha sido efetivamente do antigo ditador Amin.

- O jornalista do New York Times foi interpretado pelo Dr. Dick Stockley, que é um médico britânico que vive e trabalha em Kampala, Uganda.

- O orçamento foi de US$ 6 milhões.

Direção
Kevin Macdonald

Elenco
Forest Whitaker (Idi Amin)
James McAvoy (Nicholas Garrigan)
Kerry Washington (Kay Amin)
Gillian Anderson (Sarah Merrit)
Abby Mukiibi Nkaaga (Masanga)
Adam Kotz (Dr. Merrit)
Barbara Rafferty (Sra. Garrigan)
David Ashton (Dr. Garrigan)



Sessão Superestréia: "O Último Rei da Escócia"
Sábado, 08/03, às 22h, no Telecine Premium
Domingo, 09/03, às 20h, no Telecine Pipoca (dublado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado