TV CULTURA APRESENTA DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE ÍNDIOS QUE FIZERAM DE SÃO PAULO SUA TERRA NATAL


"Do São Francisco ao Pinheiros" traz as histórias dos índios Pankararu, que há cerca de 60 anos chegaram a São Paulo, fugindo da seca e da fome


No próximo domingo (23/3), às 18h, a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito "Do São Francisco ao Pinheiros", uma produção de 2007, dirigida por Paula Morgado e João Cláudio de Sena.

O filme conta a história de migração dos índios Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, próxima às margens do Rio São Francisco, no sertão pernambucano. Eles começaram a chegar a São Paulo em meados de 1950, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao Rio Pinheiros, onde somam cerca de 500 pessoas. No entanto, atualmente, cerca de 1.500 estão espalhados pela capital, em busca de sonhos e uma nova forma de vida. A maioria vive nas áreas periféricas, como Capão Redondo, Paraisópolis, Grajaú e Jardim Sônia Maria e na região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, Francisco Morato e Mauá.

Um dos principais objetivos do documentário é mostrar a luta dos Pankararu em preservar sua identidade tanto na terra natal, como longe dela, além de descobrir o porquê de escolherem São Paulo, que sonhos trouxeram, o que esperavam dessa viagem e o que mudou ao longo desses quase 60 anos.

A produção do documentário é da LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, da USP e da ONG Ação Cultural Indígena Pankararu.


"Do São Francisco ao Pinheiros" será reapresentado na sexta-feira, 28/3, às 20h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado