Babel Super Estréia do Telecine Premium.




(Babel) FR 2006
143:27 - Drama - 16 anos


Sinopse
O filme conta quatro histórias que acontecem em diferentes países. Um tiro acidental fere uma americana que estava, junto com seu marido, de férias no Marrocos . A partir dessa tragédia, o longa mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo.


Destaque
- Segundo a crítica, o filme pode ser considerado o terceiro da “trilogia da morte" do cineasta. Antes de “Babel”, Iñarritu fez “Amores Brutos” (2000) e “21 Gramas” (2003).

- Não há versão dublada da produção. Em nenhum país onde foi exibido ou comercializado houve dublagem da obra.

- “Babel” teve locações em três continentes. Ao longo do filme, quatro diferentes línguas são faladas pelos personagens.

- Algumas pessoas do elenco não se encontraram durante as filmagens, já que a história foi gravada em diversos países. Muitos só se viram no lançamento da produção.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.


Curiosidades
Além do roteiro bem amarrado, outro destaque da produção é a trilha sonora. Assinada por Gustavo Santaolalla, as músicas do filme renderam o Oscar e o Bafta na categoria. Este foi o segundo Oscar consecutivo do compositor argentino, que no ano anterior havia levado a estatueta por seu trabalho em “O Segredo de Brokeback Mountain”.

O filme fez ótima carreira nos principais prêmios da indústria cinematográfica mundial. No Oscar foi indicado nas categorias filme, diretor, atriz coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), roteiro original e edição. Venceu o Globo de Ouro de filme em drama e disputou por diretor, ator coadjuvante (Brad Pitt), atriz coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e roteiro. No Bafta concorreu nas categorias de filme, diretor, roteiro original, fotografia, edição e som. Recebeu uma indicação ao César e ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de filme estrangeiro. Em Cannes, levou o prêmio de melhor diretor, o prêmio ecumênico do júri e o grande prêmio técnico.


Estréia, sábado, 3 de maio às 22h no Telecine Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado