"DIREÇÕES" MOSTRA OS ÚLTIMOS DIAS DE VIDA DE FERNANDO PESSOA, EM TELETEATRO NA TV CULTURA


"O Fingidor" será exibido neste domingo (18/05), a partir das 23h

O programa Direções exibe neste domingo (18/05), às 23h, na TV Cultura, o teleteatro "O Fingidor", com direção de Samir Yazbek. A série, que está em sua segunda fase, é uma parceria entre a TV Cultura e o SESCTV.

O texto, adaptado por Andréa Midori Simão, especialmente para o projeto, mostra uma história de ficção inspirada na vida e obra de Fernando Pessoa, recriando seus últimos dias de vida. Envolvendo personagens reais e fictícios, inclusive seus heterônimos, o teleteatro traz uma visão bem-humorada sobre a poética do autor. No elenco:

Helio Cicero, Mariana Muniz, Douglas Simon, Antônio Duran, Álvaro Motta, Edgar Castro, Eduardo Semerjian, Marcelo Diaz e Rubia Reame. A trilha sonora ficou a cargo de Paulo Garfunkel.

O programa Direções reúne a experiência da TV Cultura, que já na década de 70 inovou com a produção da série Teatro 2, e a tradição em pesquisa teatral, desenvolvida pelo SESC São Paulo. O projeto de experimentação em teledramaturgia será efetivamente um laboratório para pesquisa de linguagens. Para isso, foram selecionados oito diretores experientes em teatro, que integraram a primeira fase do Direções. Cada diretor participa integralmente do projeto, desde a criação, adaptação do texto até a sua finalização na edição. São eles: André Garolli - "A Longa Viagem" -; Bete Dorgan - "Uma Escada para a Lua" -; Débora Dubois - "O Homem do Saco" -; Eduardo Tolentino de Araújo - "O Telescópio" -; Georgette Fadel - "Vou-me" -; Maucir Campanholi -"Crepúsculo" -; Rodolfo García Vázquez - "A Noiva"; e Samir Yazbek - "O Fingidor".

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, destaca a importância da parceria entre a TV Cultura e o SESCTV. "Esse projeto se inspira no bom teatro, que foi e continua sendo capaz de inovar, pesquisar e romper padrões".

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, afirma ainda que "os dois canais possuem o mesmo objetivo conceitual de fazer TV: configuram como um canal de difusão cultural, notadamente de conteúdo brasileiro, e têm entre suas propostas a pesquisa da linguagem de televisão, buscando entender e estender a utilização desse meio como veículo de expressão artística e, com isso, contribuir para tornar o veículo agente da promoção cultural".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado