"JORNAL DA CULTURA" HOMENAGEIA CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA COM SÉRIE ESPECIAL

Telejornal apresenta reportagens sobre a vida dos dekasseguis, a partir de segunda-feira (02/06)

No mês em que se comemora o Centenário da Imigração Japonesa, o Jornal da Cultura leva ao ar, entre os dias 2 e 7 de junho, uma série especial sobre a vida dos dekasseguis, apresentada pelo jornalista Jo Miyagui, enviado especial ao Japão.

A história da emigração japonesa começou em 1885, com a saída de agricultores para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar no Havaí (EUA).

De lá para cá, mais de 760 mil japoneses deixaram a terra natal. Hoje, são estimados 2,5 milhões de imigrantes e descendentes espalhados pelo mundo - 1,5 milhão só no Brasil.

Já a emigração brasileira para o Japão começou no final da década de 80. Movidos pela idéia de juntar dinheiro e voltar, esses descendentes de japoneses deram início ao movimento dekassegui - que na tradução quer dizer trabalhador temporário. Mas, muitos ficaram. Atualmente, a comunidade verde e amarela no Japão tem 300 mil pessoas e não pára de crescer.

Entre segunda-feira e sábado, o público terá a chance de acompanhar histórias e curiosidades sobre o universo da imigração japonesa. O Jornal da Cultura mostra, entre outros assuntos, a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em Santos, em 1908; a dúvida entre viver no Brasil ou Japão; os brasileiros que entraram para a criminalidade e estão presos na "Terra do sol nascente"; o comércio, a educação, a mídia e o mercado de trabalho no Japão; e o gostinho brasileiro da nossa comida, como o pão de queijo, além da nossa música, que conquistaram os japoneses.

O Jornal da Cultura, apresentado por Heródoto Barbeiro e Michelle Dufour, é exibido de segunda a sábado, às 22h, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado