TV CULTURA APRESENTA DOCUMENTÁRIO ESPECIAL SOBRE A “NOITE DAS BARRICADAS” DE PARIS

 "Maio de 68: Revolta ou Revolução" conta com depoimentos de personalidades como Fernando Henrique Cardoso

No mês em que a "Noite das Barricadas" de Paris completa 40 anos, a TV Cultura apresenta o documentário "Maio de 68: Revolta ou Revolução", que trata do mês de maio de 1968, que marcou a história da humanidade pela movimentação estudantil ocorrida em Paris, na França, contra a disciplina rígida, os currículos escolares e a estrutura acadêmica conservadora. O especial vai ao ar neste domingo (25/05), à 00h00.

Na época, os jovens franceses deixaram as salas de aula e foram às ruas para fazer discursos sobre os "novos tempos", a liberdade e a rebeldia. Durante a movimentação, os estudantes elaboraram barricadas e formaram verdadeiras trincheiras de guerra nas ruas de Paris para confrontar a polícia. O mês de maio de 68 mudou profundamente as relações entre raças, sexos e gerações na França, e, em seguida, no restante da Europa. O que começou como uma série de greves estudantis, rapidamente adquiriu grande significado e proporção, contando com a adesão de trabalhadores e espalhando-se, posteriormente, para outros países. 

O documentário, produzido pela TV Cultura com material de arquivo e entrevistas com personalidades como Fernando Henrique Cardoso, explica o movimento, comenta sua repercussão em outros países e apresenta entrevistas e depoimentos sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado