Tigre - Espionagem na Selva (Tiger - Spy in the Jungle) no Animal Planet.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


Câmeras-tromBa revelam os segredos da selva

Recurso inédito, câmeras carregadas por trombas de elefantes, ajudam a espionar e revelar a intimidade dos tigres na selva

Os elefantes são os novos estabilizadores de câmeras? Ou os novos paparazzi? (elefarazzi?) Aparentemente sim. Por não representar ameaça aos grandes felinos, os elefantes permitiram a criação de “câmeras-tromba”, garantindo a captação de imagens tão próximas aos tigres como equipe humana alguma de filmagem já conseguiu registrar. O novo recurso permitiu acompanhar a trajetória de quatro filhotes de tigre recém-nascidos até a vida adulta. As cenas foram gravadas por um período de três anos no Pench National Park, na Índia, e deram origem à série em três capítulos, Tigre - Espionagem na Selva (Tiger - Spy in the Jungle), narrada por Sir David Attenborough, que estréia no domingo, 15 de junho, das 21h à meia-noite, no Animal Planet.

“Os tigres são tão reservados e vivem em uma selva tão densa que é muito difícil para uma equipe de filmagem humana aproximar-se deles. Mas os elefantes são como um veículo 4x4 supremo para carregar as câmeras – e permitiram que filmássemos esses animais como jamais havíamos feito antes”, explica John Downer, produtor da série, da John Downer Productions.

A equipe utilizou três tipos de câmeras de alta definição:

  • Uma câmera levada na tromba, operada por controle remoto, que filma enquanto os elefantes se movem, mas também pode ser colocada no chão.
  • Uma câmera levada nas presas, operada por controle remoto, menor do que a câmera levada na tromba e que pode ser carregada pelos elefantes por períodos mais longos.
  • Câmeras disfarçadas como troncos e pedras – que podem ser posicionadas por elefantes ou por humanos e são ativadas por sensores de movimento.

Esse recurso foi usado pela primeira vez para a gravação dessa série e, segundo o produtor, os elefantes foram notavelmente estáveis, quase tão bons quanto uma câmera com estabilizador de imagem ou steadycam. “Só foi preciso um pouco de treinamento para que os animais pudessem carregar e posicionar as câmeras adequadamente. Depois, aonde quer que um tigre fosse ou fizesse, conseguíamos continuar filmando”, relata Downer.

As câmeras também filmaram outros animais, como macacos langur, ursos-preguiça e cachorros selvagens asiáticos. “A idéia foi um pouco louca e, nos meus sonhos mais radicais, quando pensava nos desafios de filmar tigres, nunca pensei que pudéssemos ter sucesso. Mas agora parece a coisa mais natural do mundo”, comemora Downer.

DESCRIÇÃO DOS EPISÓDIOS

Episódio 1 (Estréia: 15 de junho, às 21h)

Quatro filhotes de tigre com dez dias de vida, duas fêmeas e dois machos, estão vivendo na selva indiana. Esta é a primeira ninhada de sua mãe, e os filhotes insistem em sair da toca, apenas para serem delicadamente carregados de volta para dentro, em segurança, em sua enorme boca.

À medida em que crescem, mudam seus hábitos alimentares. Eles trocam o leite da mãe pela carne. Com 14 semanas, podem comer mais de um quilo de carne por dia entre eles – o equivalente a 20 bifes grandes. Ainda bem que esta tigresa é tão boa caçadora e que há chitais e veados-sambar em abundância. Charger, seu imponente pai, mantém distância, mas ajuda a proteger sua vulnerável prole de outros machos perigosos e leopardos. A vida parece tranqüila, até que um dia os filhotes são deixados sozinhos em casa e uma das grandes ameaças, um leopardo indiano, está por perto.

Episódio 2 (Estréia: 15 de junho, às 22h)

Os filhotes estão meio crescidos e ainda bastante brincalhões, mas é hora de aprender a caçar e a lutar, coisas que vão precisar saber quando ficarem adultos. Eles brincam de lutar – parece violento, mas suas garras nunca estão para fora.

Os jovens tigres têm um apetite enorme e sua mãe tem que ser bem sucedida na caçada quase sempre para satisfazê-los. Quando não estão comento, brincando ou lutando, os filhotes estão dormindo. Como tigres adoram água, então uma poça de água fresca é perfeita para um dia quente. As câmeras escondidas mostram que rolar na água é também um chamariz para uma série de outros animais da floresta, incluindo javalis e ursos-preguiça.

Os filhotes estão começando a se comportar como indivíduos e a ter orientação particular da mãe para a caça. Então acontece um desastre quando ambos os pais são feridos e um macho perigoso aparece. Eles ainda têm muito a aprender...

Episódio 3 (Estréia: 15 de junho, às 23h)

Os filhotes estão começando a ganhar independência. Eles têm que aperfeiçoar as habilidades de caça e os dois machos devem se preparar para deixar sua mãe e suas irmãs para enfrentar o mundo por conta própria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado