DOCUMENTÁRIO INÉDITO NA TV CULTURA HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO


Com sua sanfona, Luiz "Lua" Gonzaga desenhou definitivamente o nordeste no mapa da música popular brasileira. Mestre do ritmo e criador de melodias que influenciaram (e continuam a influenciar) gerações de compositores, Gonzagão construiu uma obra musical sintonizada com o sentimento popular. A trajetória artística do compositor é retratada no "Mosaicos - A Arte de Luiz Gonzaga", que a TV Cultura exibe no próximo domingo (06/07), às 20h30.

Misturando imagens de arquivo com gravações inéditas, "Mosaicos" retrata os diversos momentos da carreira do criador do baião, apresentando grandes clássicos de seu repertório, como "Asa branca" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), "Xote das meninas" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), "Numa sala de reboco" (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e "Assum preto" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira).

Especialmente para essa homenagem, o programa reuniu os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys a dois integrantes do Quinteto Violado, Toinho Alves e Marcelo Melo. Os convidados relembram histórias vividas com Luiz Gonzaga, analisam a obra do amigo e interpretam juntos canções do mestre. Esta edição do "Mosaicos" também é dedicada ao músico e compositor Toinho Alves (1943-2008), que faleceu um mês após a gravação de sua participação no especial.

Outro destaque do programa são as participações dos grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá, apresentando releituras para algumas das principais músicas do repertório de Gonzagão.

Além disso, "Mosaicos" recupera no acervo da TV Cultura preciosas imagens das participações de Luiz Gonzaga em programas da emissora em diversas épocas, como o especial "Proposta" (1972) - com a presença de Dominguinhos, Quinteto Violado e de Gonzaguinha - e "Festival de Verão do Guarujá" (1981). O documentário musical também resgata a atuação do Rei do Baião nos filmes "O comprador de fazendas" (1951), dirigido por Alberto Pieralisi, e "Sem essa aranha" (1970), de Rogério Sganzerla.


"Mosaicos" é dirigido por Nico Prado e tem narração de Rolando Boldrin.

Repertório dos convidados:

* "Acauã" (Zé Dantas) com Dominguinhos, Waldonys, Toinho Alves e Marcelo Melo

* "Xote das meninas" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) com Bicho de Pé

* "Respeita Januário" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) com Dominguinhos, Waldonys, Toinho Alves e Marcelo Melo

* "Estrela de ouro" (José Batista/Antônio Barros) com Trio Sabiá

* "Juazeiro" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) com Dominguinhos, Waldonys, Toinho Alves e Marcelo Melo

* "Relógio baião" (Sérgio Falcão/José Roy) com Trio Meketrefe

* "Nem se despediu de mim" (Luiz Gonzaga/João Silva) com Trio Sabiá

* "Numa sala de reboco" (Luiz Gonzaga/José Marcolino) com Trio Meketrefe

* "Algodão" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) com Bicho de Pé

* "A vida do viajante" (Luiz Gonzaga/Hervê Cordovil) com Dominguinhos, Waldonys, Toinho Alves e Marcelo Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado