EUROCHANNEL RECONSTRÓI TRAJETÓRIA DA IMORTAL COCO CHANEL EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO


Algumas pessoas entram para a História. Outras, no entanto, vão mais longe do que isso e se tornam imortais.


No mundo da moda, esse segundo caso tem Gabrielle Chanel como exemplo. Ou melhor, Coco Chanel, tema de especial inédito e exclusivo na programação do Eurochannel no dia 11/7, sexta-feira, às 20h30. No documentário, o canal reconstrói a trajetória de Gabrielle, um símbolo de mulher à frente de seu tempo.


Em Gabrielle Chanel, Uma Estilista Imortal (Gabrielle Channel, An Immortal Style, França, 2001), o diretor Gilles Nadeau pesquisa a vida da mais famosa estilista francesa. Por meio de vídeos, fotografias e entrevistas, o especial explica os motivos que fizeram dela um mito e uma referência mundial. Amigos como Robert Goossens e profissionais do mundo fashion, como Edmonde Charleroux, Ines de la Fressange e Karl Lagarfeld dão depoimentos que ajudam a desvendar a mente dessa lenda feminina.

Nascida em 1883, Gabrielle tinha quatro irmãos. Depois da morte da mãe, ela foi educada em um colégio interno, já que o pai trabalhava como caixeiro viajante. Aos 20 anos, Gabrielle deixou o colégio e tentou trabalhar como bailarina e atriz. Em razão de sua baixa estatura, não conseguiu bons papéis no teatro. Por volta de 1910, ela abriu sua primeira loja de chapéus, com a ajuda do rico comerciante Etienne Balsan.

A partir daí, Coco já freqüentava a alta sociedade parisiense. Entre suas criações, estiveram as primeiras calças femininas, roupas esportivas para praia e hipismo, entre outras. Dona de um vasto número de paixões, ela chegou a se envolver com um oficial alemão - o que trouxe problemas depois da Segunda Guerra Mundial, inclusive fazendo-a deixar a França.

No entanto, a admiração de celebridades como Greta Garbo e Jackeline Kennedy fizeram de suas criações um verdadeiro sucesso em Hollywood - e de lá conquistou todos os cantos do planeta. Seu cultuado tailleur virou febre nas revistas de moda. Mais tarde, Coco retornou a Paris, onde faleceu em 1971, no Hotel Ritz, local em que viveu nos últimos anos de sua vida.



Eurofashion: Gabrielle Chanel, Uma Estilista Imortal Estréia dia 11/7 (sexta-feira), às 20h30

Comentários

Angel Inoue disse…
Recebi da assessoria de imprensa honey!

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado