The History Channel: Semana Especial - China

Domingo especial no THC analisa

segredos e mistérios da China, o país das Olimpíadas 2008

 

No dia 3/8, domingo, o The History Channel promove uma viagem no tempo para apresentar a milenar sede dos Jogos Olímpicos de 2008. Uma Maratona Especial, que vai ao ar das 17h à 0h, insere o telespectador no universo mítico e exótico que cerca a China. De filme premiado a especiais que mostram o passado e o presente dessa antiga nação, a programação abriga atrações para todos os gostos – com destaque para os inéditos Os Esportes na China Antiga e Inventos da Antigüidade: Os Super Navios Chineses. Confira:

 

17h – O Último Imperador

Produção de 1987, que consagrou o cineasta italiano Bernardo Bertolucci em Hollywood, o filme foi protagonista de uma história rara no Oscar: recebeu nove indicações – Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem e Som – e foi vencedor em todas elas. É a trágica saga de Pu Yi, último herdeiro da Dinastia Ching que, criado em meio à realeza, aprende a conviver com as mudanças políticas em seu país. Com a tomada do poder da China pelos comunistas, ele é deposto ainda adolescente, em 1912. Destaque no elenco para a presença de Peter O' Toole, de Lawrence da Arábia (1962), que interpreta o tutor escocês do jovem monarca.

 

20h – Maravilhas Modernas: A Grande Represa da China

A China é o país que detém as duas megaconstruções que o homem pode ver do espaço: a Grande Muralha e a Represa de Três Gargantas. No episódio, a série Maravilhas Modernas traz informações e curiosidades sobre o abastecimento da maior hidrelétrica do mundo. A represa, cujas obras foram iniciadas em 2003, deve ultrapassar a geração de energia de Itaipu em 2009, quando chegar a 18.200 megawatts. Com polêmicas em seu processo de construção e sob protestos de grupos de defesa do meio ambiente, esta maravilha certamente é um dos marcos do projeto de modernização da China.

 

21h – Esportes na China Antiga (inédito)

Com uma hora de duração, o documentário inédito aborda a desconhecida riqueza esportiva da cultura chinesa. Com o objetivo de mostrar que artes marciais e acrobacias não resumem as especialidades da China quando o assunto é esporte, o programa viaja até o país e analisa suas técnicas de treinamento militar, que contêm muitas atividades peculiares. Além disso, o canal mostra uma antiga rudimentar forma de jogar golfe, bem como uma cerimônia dedicada ao arco e flecha.

 

22h – Construindo um Império: China

Nesse episódio da série, especialista em revelar os mistérios dos mais poderosos impérios com base em pesquisas e orientada por conceituados historiadores, e o auxílio da computação gráfica, o ator Peter Weller, de RoboCop (1987), revela o porquê da China ter sobrevivido aos últimos 4000 anos. Durante sua história, os chineses construíram revolucionários canais de irrigação e a formaram uma frota naval maior do que toda a Europa unificada. Uma das maravilhas analisadas por Weller é a Grande Muralha da China. Construída pelo Imperador Qin para defender seu reino contra a pilhagem de tribos nômades, seu desenvolvimento prosseguiu ao longo de sucessivas dinastias.

 

23h – Inventos da Antigüidade: Os Super Navios Chineses (inédito)

O episódio inédito mostra como os mestres chineses, exímios construtores de barcos, criavam os navios de guerra mais mortais do seu tempo. Com base em muitos estudos, esses engenheiros da Antigüidade deixaram descobertas que até hoje influenciam as frotas navais, ao mesmo tempo em que aterrorizaram os adversários na China durante séculos.

 

 

Semana temática de Maravilhas Modernas

lembra invenções chinesas

 

Com base em pesquisas, imagens históricas e relatos de especialistas, a série Maravilhas Modernas, do The History Channel, responde dúvidas de pessoas de todas as idades. O canal explica a origem e desenvolvimento de itens essenciais à vida na atualidade. Entre os dias 4 e 7/8, segunda a quinta-feira, às 20h, a atração dedica programas especiais à Semana Temática: Invenções Chinesas. Confira a programação:

 

4/8, segunda-feira, às 20h

A Tinta – Não há como dizer, precisamente, sua real idade. Mas, antes de ser utilizada como proteção e beleza para as moradias, ela teve como principal função expressar os sentimentos humanos. A trajetória desse invento antigo, aprimorado por todas as civilizações que vieram a seguir, tem capítulo essencial na China Antiga.

 

5/8, terça-feira, às 20h

Canhões – Com opiniões de especialistas e soldados, o programa mostra a origem e a evolução dessa arma que revolucionou a arte da guerra e ainda hoje é largamente utilizada. O programa visita museus militares, mostrando a utilidade dos canhões capazes de dizimar tropas em terra e destruir navios nas grandes batalhas navais.

 

6/8, quarta-feira, às 20h

Fogos de Artifício – Denominador comum em todas as celebrações, desde as pequenas às grandes, o produto teve sua origem na invenção da pólvora, pelos chineses. Em visita a mais antiga fábrica de fogos de artifício nos EUA, o programa registra uma criação artesanal que remete ao passado.

 

7/8, quinta-feira, às 20h

Minas de Carvão – Sempre foram cercadas por controvérsias, devido a acidentes fatais em seus túneis e por causar sérios problemas de saúde aos operários. Além de mostrar suas origens, o episódio analisa a tecnologia responsável pela evolução desses locais, que hoje são mais seguros e ecologicamente conscientes.

 

 

Programa inédito do THC conta quem foi o

Primeiro Imperador da China

 

Com quatro horas de duração, divididas em duas partes, nos dias 4 e 5/8, segunda e terça-feira, às 21h, o especial O Primeiro Imperador da China, do The History Channel conta a história do homem que unificou várias províncias guerreiras em uma só grande nação. Embora não muito conhecido mundialmente, Qin Shi Huang comandou um exército superior ao de Napoleão Bonaparte, conquistou mais territórios que Alexandre, O Grande e deu início a um reino que vem durando bem mais que o Império Romano: a China. Hoje, esse gigante dragão tem tudo para ser uma das maiores economias do mundo. A vida de Qin Shi Huang, que há quase dois mil anos promoveu a união de vários povos foi cheia de vitórias. É dele, inclusive, a ordem para a construção da Grande Muralha da China. Tido como um tirano brutal e supersticioso, ele teria morrido após tomar uma poção que acreditava trazer a imortalidade.

 

 

Com quatro episódios em dois dias,

série do THC explica o pioneirismo chinês

 

A série A Origem das Coisas, do The History Channel é composta por documentários sobre o surgimento de objetos e técnicas que revolucionaram nosso cotidiano. Da indústria naval à construção dos primeiros apartamentos, a atração do canal acompanha as viagens do apresentador Michael Guillen para mostrar como as antigas civilizações utilizavam tecnologias revolucionárias. Em quatro episódios, no ar nas noites dos dias 6 e 7/8, quarta e quinta-feira, o programa se dedica a descobertas da China. Veja os episódios:

 

6/8, quarta-feira, às 21h

Antiga China: Os Senhores dos Ventos e das Ondas – Revela como os chineses antigos aprenderam a dominar essas forças da natureza. Para controlar esse poder, os chineses se esforçaram para inventar objetos, que atualmente são considerados corriqueiros, como velas, lemes, pipas e, até mesmo, papel e seda. Pioneiros nos estudos sobre pressão aérea e as possibilidades de fazer o homem voar, os antigos chineses construíram as maiores embarcações de sua época.

 

6/8, quarta-feira, às 22h

A Agricultura da China Antiga – Os chineses já utilizavam ferramentas para cavar e plantar pelo menos mil anos antes do Ocidente. Com o Projeto de Irrigação Dujiangyan, um complexo construído pelos chineses há cerca dois mil anos, eles conseguiram até evitar inundações. Entre suas descobertas, em uso até hoje, estão também os primeiros modelos de enxada, carrinho de mão e arados de ferro, além do auxílio de formigas para controlar pragas.

 

7/8, quinta-feira, às 21h

Origens da Mineração e Perfuração – A China conhece os combustíveis fósseis – como o petróleo, gás natural e carvão – há mais de dois mil anos. Símbolos da revolução industrial do início do século XIX e da tecnologia atual, esses combustíveis eram amplamente explorados e estudados pelos antigos chineses, que mapeavam o solo com base na vegetação. Além disso, o episódio mostra um sítio arqueológico repleto de equipamentos rústicos de extração de gás.

 

7/8, quinta-feira, às 22h

Antiga China: A Arma Pessoal – Estudos dos chineses levaram à criação de muitos dos artefatos militares utilizados nos dias de hoje – bem como estratégias para seu desempenho no campo de batalha. Entre eles, estão a metralhadora e os canhões.

 

 

Em tempos de Olimpíadas, THC analisa

 as artes marciais em maratona de Arma Humana

 

O lutador Jason Chamberse e o ex-jogador profissional Bill Duff, amantes das artes marciais, são os apresentadores da série Arma Humana, destaque da programação do The History Channel. Na atração, eles mostram que, antes dos avanços tecnológicos, as lutas já tiveram grande impacto em eventos mundiais, sendo responsáveis pela alvorada e aniquilação de povos, principalmente na Ásia. Em tempos de Olimpíadas, o canal preparou uma Maratona Especial, que vai ao ar no dia 9/8, sábado, às 16h, com episódios de quatro artes marciais muito praticadas no Oriente. Confira:

 

Esporte Sangrento do Camboja – O Pradal Serey foi criado nas selvas do sudoeste asiático, mais particularmente no Camboja. Suas principais características são as devastadoras seqüências de chutes e golpes extraordinários.

 

Eskrima – Embora tenha um nome parecido, essa modalidade não tem relação com esgrima. Nas Filipinas, os apresentadores revelam as raízes desta arte marcial, nascida entre os indígenas do país. Suas técnicas utilizam sticks e facas.

 

Judô – Também popular no Brasil, a arte marcial tem suas origens no Japão. Lá, os apresentadores, já experientes na modalidade, se submetem aos mais incríveis desafios em busca de um nível elevado de formação, além de compreender técnicas e buscar informações sobre seu surgimento.

 

Karatê – Uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo, o karatê tem sua origem no Japão. Em uma viagem intrigante para a ilha de Okinawa, berço dessa mortífera modalidade, os anfitriões do programa aprendem os segredos da arte, além da importância que ela possui na história do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado