Canal Rural exibe último programa da série ‘Potências da Soja’

Episódio gravado na China vai ao ar amanhã, dia 26 de agosto, às 7h e às 18h

O Canal Rural exibe nesta terça-feira, dia 26, o último episódio da série Potências da Soja, projeto que visitou os quatro maiores produtores e consumidores de soja do mundo: Brasil, Argentina, Estados Unidos e China. O último programa da série, gravado na China, mostra o funcionamento da maior bolsa de mercadorias do Oriente e como os negócios no país interferem na economia internacional, especialmente pelo volume que representam. O programa ainda mostra a Bolsa de Dalian, que, com pouco mais de uma década de existência, já movimenta o maior volume mundial de contratos de soja em grão e as negociações para integrar o país com outros mercados futuros.

O consumo de proteína vegetal é outro aspecto abordado no programa. Impulsionado pelo crescimento econômico, a China busca o produto no mercado externo, tanto para alimentar sua população quanto para produzir rações. A reportagem também mostra o desafio da falta de áreas para o cultivo de grãos na China e as alternativas que vêm sendo estudadas pelo governo, como produzir soja consorciada com a cana-de-açúcar ou plantar em outros países – inclusive o Brasil.

Iniciada em abril, a série Potências da Soja mostrou a história da soja em quatro países: Brasil, Argentina, Estados Unidos e China, grandes produtores e consumidores da oleaginosa. A idéia era mostrar ao telespectador toda a cadeia relacionada ao desenvolvimento das lavouras, técnicas e tecnologias de cultivo, além dos meios de armazenagem e comercialização. Finanças, marketing e tecnologia aplicados para o desenvolvimento deste setor também não ficaram de fora.

As reportagens, realizadas pelo jornalista Ricardo Cunha, renderam histórias curiosas e interessantes por onde a equipe do programa passou. No Brasil, Eraí Maggi Schaffer, o maior produtor mundial de soja, anunciou para a equipe do Canal Rural, que, ao contrário do que muitos poderiam achar, não vai produzir biodiesel, mas investir em pequenas hidrelétricas. Na Argentina, a equipe do Canal Rural acompanhou de perto a mobilização dos ruralistas contra a nova taxa de exportação da soja que havia sido criada pela presidente Cristina Kirchner. Ricardo Cunha estava nos Estados Unidos quando a região do meio-oeste americano enfrentava uma das maiores enchentes da história americana, que deixou mais de 24 mil pessoas desabrigadas e causou sérias conseqüências para a produção americana, inclusive o alagamento de áreas produtoras de grãos. Na China, em pleno período olímpico, a equipe do Canal Rural conheceu de perto as dificuldades enfrentadas por equipes de reportagem do mundo todo para retratar o cotidiano do país.

O programa Técnica Rural "Potências da Soja" sobre a China será exibido amanhã, dia 26/8, às 7h e às 18h, com reprise no dia 2 de setembro, às 7h e às 18h. As curiosidades e os bastidores das gravações estão disponíveis no blog www.canalrural.com.br/potenciasdasoja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado