Marcelo Tas revela segredos do Rio de Janeiro na primeira produção do The History Channel no Brasil


Em História Secreta: Rio de Janeiro, o apresentador traz detalhes pouco conhecidos da história da "Cidade Maravilhosa"

Principal cartão-postal do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é tema da primeira produção do The History Channel no País. Apresentado pelo respeitado jornalista, ator e roteirista Marcelo Tas, História Secreta: Rio de Janeiro vai ao ar dia 25/9, quinta-feira, às 21h, mostrando para toda a América Latina as curiosidades históricas de uma das cidades mais belas do mundo.

Realizado em parceria entre o THC e a Cuatro Cabezas, produtora argentina que já atua no Brasil em programas como o CQC – Custe o Que Custar, da TV Bandeirantes (que tem Tas como um dos apresentadores), a atração inédita revela o que há por trás dos pontos turísticos da "Cidade Maravilhosa". De forma dinâmica, o episódio segue a linha das elogiadas edições realizadas em lugares como Buenos Aires, Cidade do México, Santiago e Madri.

Em História Secreta, o The History Channel revela detalhes não muito conhecidos, até mesmo pelos moradores das cidades visitadas. Com o auxílio de historiadores e pesquisadores, o canal cria um "novo mapa turístico", que traz informações que ajudam a compreender a existência de espaços e monumentos por vezes admirados somente por sua beleza e imponência.

Como o assunto é o Rio de Janeiro, é claro que o programa não poderia deixar de fora locais mundialmente conhecidos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Entre os entrevistados, destaque para Haruyoshi Ono, sócio de Burle Marx; a cineasta Bel Noronha, bisneta do arquiteto Heitor da Silva Costa, que concebeu o Cristo Redentor; e Maria Ercília, diretora da empresa que administra o Pão de Açúcar. Veja algumas das histórias que serão contadas por Marcelo Tas e seus entrevistados:

1. O Controverso Nascimento do Cristo Redentor – Muitos acreditam, erroneamente, que a grande estátua instalada no morro do Corcovado, entre os anos de 1926 e 1931, foi um presente da França. Embora a base de gesso tenha vindo de território francês, a cabeça e as mãos do monumento foram feitas no Brasil. Além disso, o projeto foi financiado pelo povo brasileiro.

2. Pão de Açúcar – Ao contrário do que parece, o nome dado ao mais famoso pico do Rio de Janeiro não tem nenhuma relação com o pão – e sim com os montes de açúcar que eram armazenados antes do embarque para a Europa, nos séculos XVI e XVII. Outros historiadores, porém, afirmam que o título deriva de "Pau-nh-acuqua", ou seja, "Alta Colina" em tupi-guarani.

3. Ilha Fiscal – Com vista para a bela Baía de Guanabara, a ilha abriga uma construção notável, ao estilo gótico. Antes dela, o espaço era deserto e cheio de roedores – ao ponto de ter sido batizada de "Ilha dos Ratos". Em seu luxuoso edifício, foi realizada a festa que marcou o fim do Império, seis dias antes da Proclamação da República, em 1889.

4. Catedral Metropolitana – Única no mundo, a igreja não impressiona somente por seu caráter moderno, mas também por seu formato cônico. Surpresa garantida aos turistas de primeira viagem, a catedral tem inspirações desconhecidas pela maioria: o arquiteto Edgar Fonseca buscou referências nas pirâmides maias, que nada têm a ver com o cristianismo.

5. Roberto Burle Marx e a Praia de Copacabana – Os mais de 4 km da calçada da Avenida Atlântica, em Copacabana, são decorados com belas e sinuosas curvas, em preto e branco. Muitos acreditam que Burle Marx teria projetado esses desenhos para que eles pudessem ser admirados pelos passageiros da ponte aérea Rio-São Paulo.

6. A Escadaria da Lapa – Obra de um artista chileno praticamente desconhecido, a escadaria é símbolo do bairro mais boêmio da cidade. Entre suas atrações, esculturas de mulheres africanas grávidas – o que jamais foi explicado pelo autor. O local serviu de cenário para cenas do filme O Incrível Hulk (2008) e de um clipe da banda U2.

7. A Bossa Nova e o Beco das Garrafas – Misturando elementos de samba e jazz, o ritmo surgiu no início da década de 1950, e é responsável pelo maior sucesso da música brasileira no mundo. Teve como um de seus berços o "Beco das Garrafas", assim chamado por causa dos moradores, que atiravam garrafas nos músicos em protesto contra as barulhentas madrugadas.

Marcelo Tas - É diretor, apresentador e roteirista de TV. Participou da criação de alguns programas inovadores na televisão brasileira, como Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e Vitrine, na TV Cultura, e Programa Legal, na TV Globo. É um dos fundadores da produtora independente "Olhar Eletrônico", pioneira na renovação da linguagem televisiva dos anos 1980 – onde ele dirigiu e interpretou o repórter ficcional "Ernesto Varela". Já recebeu vários prêmios no Brasil e exterior, tais como a bolsa para cinema e TV da Rockfeller McArthur Foundation e o prestigioso Fulbright Scholarship Award. Atualmente, Tas apresenta o programa CQC – Custe o Que Custar, na TV Bandeirantes.

História Secreta: Rio de Janeiro

Estréia dia 25/9, quinta-feira, às 21h, no The History Channel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado