"DONA HELENA" ESTRÉIA NA TV CULTURA


O documentário conta a história de Helena Meirelles, a violeira do Mato Grosso que foi eleita uma das 100 melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Guitar Player


O documentário "Dona Helena", que estréia nesta quinta-feira (25/09), às 23h10, na TV Cultura, é um tributo à vida e obra da violeira Helena Meirelles, que faleceu em 29 de setembro de 2005.


A filmagem, em 16mm e vídeo digital, ocorreu entre 2002 e 2004, com direção de Dainara Toffoli e produção de Monica Schmiedt, quando Helena estava com 80 anos de idade.

Mesmo com a saúde debilitada, sua rotina era cantar e tocar para sustentar sua família. Seu talento só se tornou conhecido no Brasil quando, em 1993, a revista norte-americana Guitar Player a elegeu uma das 100 melhores guitarristas do mundo.

O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário no FEMINAFEST/06 e o projeto foi premiado no edital n. 8 de Documentários do MinC, além de ter participado dos festivais É Tudo Verdade - 11º Festival Internacional de Documentários e do 15th Hot Springs Documentary Film Festival.

Sinopse

Helena Meirelles faleceu em 2005, 12 anos depois de ter sido "descoberta" pela revista norte-americana Guitar Player. A revista colocou Helena Meirelles entre os 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de músicos como Roger Waters e Eric Clapton.

Dona Helena nasceu no sertão do Brasil e desde criança era apaixonada pela viola. Passou a sua juventude entre comitivas de boiadeiros e prostíbulos, lutando pelo direito de tocar. Helena era parteira e benzedeira, casou-se três vezes e teve 11 filhos, mas criou apenas dois deles. Aos 69 anos de idade, ainda analfabeta, virou estrela no Brasil. Mas esse sucesso repentino não mudou seu destino marcado pela origem humilde. Sua sina era lutar pela sobrevivência e a da sua família.

Nota da diretora - Dainara Toffoli

Ao observar a imagem de Helena Meirelles em uma foto, se é imediatamente capturado pela objetividade de seu olhar e pelo tamanho de suas mãos. Os olhos, diretos, encaram a lente de frente. As mãos, grandes e rudes, contrastam com a magreza do corpo. A pele, enrugada, expõe os muitos anos vividos.

Ao ouvir Helena tocar, percebe-se que sua aparência é a perfeita materialização de sua música. Com fortes raízes fincadas na terra, seu estilo de tocar - o rasqueado - está na matriz da música mato-grossense.

Helena é, antes de tudo, uma sobrevivente. De aparência frágil e personalidade forte, descendente de índios brasileiros e paraguaios, teve na viola seu passaporte para o mundo. Helena tocava e cantava numa época em que a única voz que se ouvia era a dos homens e onde a razão ficava com aquele que não estava estirado no chão com uma bala no peito. Assim era o oeste brasileiro na primeira metade do século XX.

O passado de Helena não é o passado da artista. É o passado de uma mulher que foi lavadeira, cozinheira, prostituta, parteira, benzedeira, alcoólatra.

Helena mostra em sua música a força de seu caráter: esse que fez com que ela acreditasse que deveria crer no que sentia. E ela sentia que a viola era sua grande companheira, sentia que seus dedos dominavam suas cordas, que ali sua personalidade aflorava.

Por outro lado, retratar o mundo de Helena é retratar um mundo de ausências. Os companheiros de viola já se foram e a comitiva não passa mais pela porteira da fazenda onde ela, também, já não mora mais. As fazendas se transformaram em hotéis, o gado é transportado em caminhões e, Porto XV - cidade da sua juventude - está embaixo das águas de uma represa. Esse passado, tão recente e tão pouco preservado, ainda está presente na memória e nas músicas de Helena.
Ficha Técnica
Realização: M. Schmiedt Produções
Co-produção: Elástica
Direção: Dainara Toffoli
Produção Executiva: Monica Schmiedt
Montagem: Tatiana Toffoli
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Roteiro: Selma Perez e Tatiana Toffoli
Argumento: Antonio Cândido e Monica Schmiedt
Edição de Som e mixagem: Kiko Ferraz Studios
Técnico de Som: Romeu Quinto

"Eu só queria ser eu!
Eu sou dona do meu nariz e da minha direção."
Helena Meirelles -13/08/1924 - 29/09/2005

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado