GNT estréia documentário “Sem fim à vista” no dia 18

DEPOIMENTOS COMENTAM A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO DIPLOMATA BRASILEIRO SÉRGIO VIEIRA DE MELLO NA GUERRA DO IRAQUE

Quase quatro anos depois que o presidente norte-americano George Bush determinou uma data para o fim dos combates no Iraque, o país está ainda repleto de tragédias diárias, promessas não cumpridas e um debate infinito sobre como acabar com a violência.

O documentário "Sem fim à vista", que estréia no GNT dia 18, às 21h, faz uma panorâmica cronológica e uma análise do fracasso vivido pelos americanos no país, especialmente em relação às decisões tomadas em 2003, imediatamente após a derrota de Saddam Hussein. Dirigido por Charles Ferguson, o filme é uma espécie de chamado à razão para o fracasso da intervenção americana no Iraque. O programa aborda o declínio do país, passando pela guerrilha, o regime dos líderes militares, a criminalidade e a anarquia.

A história é contada por ex-funcionários do alto escalão do governo Bush como o Secretário de Estado Richard Armitage, a Embaixadora Barbara Bodine, o Coronel Lawrence Wilkerson, e o General Jay Garner, responsável pela ocupação do Iraque em maio de 2003. Há ainda vários outros entrevistados, civis iraquianos, soldados americanos e analistas notáveis. 

Em maio de 2003, a ONU enviou seu melhor especialista em reconstrução pós-guerra para ajudar a ocupação americana. Era o diplomata brasileiro e funcionário da ONU por 34 anos, Sérgio Vieira de Mello. O documentário mostra como o diplomata agia no Iraque e conta como foi a morte do brasileiro, quando um caminhão russo parou em frente à janela de Sérgio e detonou uma grande quantidade de explosivos. Ele ficou soterrado, mas vivo, durante mais de três horas, aguardando o resgate.

"Sem Fim à Vista" foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, ganhou oito prêmios internacionais (inclusive o Sundance Film Festival e o New York Film Critics) e foi indicado a outros sete.

 

Sem Fim à Vista - INÉDITO

GNT - Canal Globosat

No ar quinta-feira, dia 18/09, às 21h

Horários alternativos: sexta (19/09) às 5h; sábado (20/09) às 6h; domingo (21/09) à 0h30; e segunda (22/09), às 11h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado