Programação da TV Rá Tim Bum no Mês das Crianças

 

TV RÁ TIM BUM NO MÊS DAS CRIANÇAS: NOVO DESENHO E DEZENAS DE PEÇAS INFANTIS

 

 

A TV Rá Tim Bum, o único canal infantil brasileiro da TV por assinatura, pertencente à Fundação Padre Anchieta, preparou uma programação especial no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. A grande novidade fica por conta da estréia do programa OS CAÇA-LIVROS, no dia 4 (sábado).

 

        Com linguagem de animação 2D, a atração, voltada para um público com faixa etária entre 6 e 10 anos, mostra as aventuras de um grupo de crianças - formado por Bernardo, Carol e Biel – que faz de tudo para salvar os livros do Dr. Traça. Os personagens do desenho Os Caça-Livros vão combater o super vilão com divertidas armas, utilizando toda a criatividade e espírito de equipe para que outras crianças tenham acesso à leitura.

 

        No primeiro episódio, os protagonistas descobrem que o dono de um sebo mantém escondido, nos fundos de sua loja, uma verdadeira biblioteca infanto-juvenil. A surpresa vem quando ficam sabendo que o alfarrábio é na verdade o Dr. Traça, que esconde os livros para consumo próprio. O grupo terá de salvar livro por livro e ainda se livrar das armadilhas e super poderes do vilão. O programa Os Caça-Livros será exibido aos sábados e domingos, às 07h15, 10h30 e 17h45.

 

Outra atração, O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER, também pode ser vista pela garotada em outubro. A série de animação tem como personagem principal o garoto Juninho, extremamente curioso e louco por uma investigação. Apesar de não falar muito, ele é um menino de muita ação, impulsionado pela curiosidade e por uma voz, que surge de dentro da cabeça. E é justamente essa voz que lança todas as dúvidas e perguntas que Juninho faz sobre as profissões.

 

Sempre com perguntas diretas e de maneira simples, o infantil desvenda o mistério sobre as profissões mais desejadas do imaginário infantil. Dúvidas como O que eu preciso fazer para ser astronauta?; e O que um bombeiro faz? são respondidas com muita diversão e criatividade, por meio de entrevistas com profissionais da área em questão. Outro personagem importante na série é a Televisão. Toda cheia de estilo, ela ajuda a fazer a integração entre o Juninho e os profissionais das diversas áreas que estão sendo investigadas. A série O Que Eu Vou Ser Quando Crescer será exibida aos sábados e domingos, às 06h, 10h35 e 17h50.

 

        A TV Rá Tim Bum ainda presenteia as crianças com a apresentação diária das peças do TEATRO RÁ TIM BUM. A cada dia, a emissora levará ao ar um espetáculo infantil diferente. De segunda a sexta-feira, a garotada irá assistir à peça teatral às 20h20. Aos finais de semana, as crianças poderão curtir os espetáculos em dois horários, à tarde e à noite: às 14h35 e 19h. Confira logo abaixo a programação completa e as sinopses.       

 

Programação:

Dia 1 (quarta) – O Tesouro do Balacobaco (às 20h20)

Dia 2 (quinta) – A Centopéia Judite (às 20h20)

Dia 3 (sexta) – João e Maria (às 20h20)

Dia 4 (sábado) – Língua de Boi (às 14h35)

Doente Imaginário (19h)

Dia 5 (domingo) – Os Três Porquinhos (às 14h35)

O Menino que Virou História (19h)

Dia 6 (segunda) – Assembléia dos Bichos (às 20h20)

Dia 7 (terça) – As Velhas Fiandeiras (às 20h20)
Dia 8 (quarta) - Os Três Porquinhos (às 20h20)

Dia 9 (quinta) – Rapunzel (às 20h20)

Dia 10 (sexta) – Rainha Marmota (às 20h20)

Dia 11 (sábado) – O Tesouro do Balacobaco (às 14h35)

Planeta Sbrufs (19h)

Dia 12 (domingo) – Doente Imaginário (às 14h35)

Chapeuzinho Vermelho (19h)

Dia 13 (segunda) – O Cravo e a Rosa (às 20h20)

Dia 14 (terça) – João e o Pé de Feijão (às 20h20)

Dia 15 (quarta) – Borboleta sem Asas (às 20h20)

Dia 16 (quinta) – O Menino que Virou História (às 20h20)

Dia 17 (sexta) – O Alquimista (às 20h20)

Dia 18 (sábado) – Doente Imaginário (às 14h35)

Auto da Infância (19h)

Dia 19 (domingo) – Todo Bicho Tudo Pode Sendo o Bicho Que Se É (às 14h35)

Rapunzel (19h)

Dia 20 (segunda) – Mãe D'Água (às 20h20)

Dia 21 (terça) – Língua de Boi (às 20h20)

Dia 22 (quarta) – Viva feliz e contente, transforme pedra em gente (às 20h20)

Dia 23 (quinta) – Beterraba, Segredos e Patacoadas (às 20h20)

Dia 24 (sexta) – O Tesouro do Balacobaco (às 20h20)

Dia 25 (sábado) – A Centopéia Judite (às 14h35)

João e Maria (19h)

Dia 26 (domingo) – O Cravo e a Rosa (às 14h35)

Doente Imaginário (19h)

Dia 27 (segunda) – Planet Sbrufs (às 20h20)

Dia 28 (terça) – Chapeuzinho Vermelho (às 20h20)

Dia 29 (quarta) – As Velhas Fiandeiras (às 20h20)

Dia 30 (quinta) – Os Três Porquinhos (às 20h20)

Dia 31 (sexta) – Assembléia dos Bichos (às 20h20)

 

 

 

SINOPSES

 

 

O TESOURO DO BALACOBACO

O espetáculo infantil O Tesouro de Balacobaco, dirigido por Mário Masetti, trata da viagem de três personagens oriundos dos mais distantes lugares do mundo: um esquimó solitário da Groenlândia; um canguru boxeador da Austrália; e uma pingüim da Patagônia - que busca sua individualidade. Certo dia, os personagens são surpreendidos por um papel dentro de uma garrafa. O bilhete era um convite que os desafiava a encontrar um famoso tesouro de Balacobaco, local que ninguém sabia onde ficava. Eles aceitam o desafio e, em meio a grandes aventuras e inusitadas situações, aprendem grandes lições e se deparam com sentimentos como o autoconhecimento, afetividade e solidariedade, além da ética. Ao final do espetáculo, após uma longa e dura jornada, a pingüim Dolores, o esquimó Papik e o canguru Lucky descobrem finalmente o que é chamado de tesouro de Balacobaco.

 

 

ASSEMBLÉIA DOS BICHOS

Na assembléia, os bichos do mundo todo se reúnem para resolver os problemas uns dos outros. Gente não pode participar da reunião, mas um humano se disfarça, consegue entrar e conta tudo que aconteceu por lá, do debate entre um elefante alemão, dois bois argentinos, uma coruja italiana, uma onça, ovelhas e outros seres. Alguns dos temas discutidos na assembléia: o elefante quer permissão para se casar com uma formiguinha; o sapo foi transformado em príncipe e quer o beijo de uma sapa para voltar a ser anfíbio; dois bois argentinos lançam uma campanha contra o churrasco; e três ovelhinhas adotam um filhote de onça.

 

 

AS VELHAS FIANDEIRAS

O espetáculo infantil une os universos dos contos "As Três Velhas", de Câmara Cascudo, e "As Fiandeiras", dos irmãos Grimm, ao mostrar a história de uma menina que não gostava de fiar, por mais que sua mãe mandasse. Um dia ela é levada ao palácio da rainha onde se vê obrigada a fiar uma enorme quantidade de lã para poder se casar com um príncipe. A garota se desespera, chora e canta em lamento durante três dias. É então socorrida por três velhas muito esquisitas, que mudam o seu destino. Dirigida  e  concebida  pelo  grupo "As  Meninas  do  Conto", formado por Simone Grande, Kika Antunes, Luciana Viacava e Nina Blauth.

 

OS TRÊS PORQUINHOS
Uma produção da Cia. Le Plat du Jour, com direção de Alexandre Roit, a história dos Três Porquinhos é contada por meio de dois "açougueiros", Pipo e Pepe, que têm um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: de óculos, de bicicleta, de martelo, de banana, menos de bicho. A confusão começa quando um freguês pede carne de porco. Um dos açougueiros se veste de lobo para desta forma entrar na estória dos Três Porquinhos e conseguir a carne tão almejada.

 

RAPUNZEL
Uma produção da Cia. Furunfunfum, com direção de Marcelo Zurawski e Paula Zurawski, Rapunzel conta, com muita irreverência e bom humor, a conhecida fábula da donzela de longos cabelos que vive aprisionada numa torre por sua mãe-bruxa. Música ao vivo, canto, atuação e manipulação de bonecos são as técnicas que os dois atores utilizam na montagem, privilegiando a improvisação e a participação ativa da platéia.

RAINHA MARMOTA
Espetáculo da Cia Opera da Mala, criado e interpretado por Cris Miguel e Sérgio Serrano, A Rainha Marmota narra a história de um rei que está quase cego. Seus dois filhos se aventuram em terras distantes em busca da cura, atravessando o Grande Mar até a Ilha do Pranto onde vive a Rainha Marmota. O filho mais velho se perde e se deixa seduzir pelos encantos de uma princesa, que na verdade é uma bruxa. O mais novo enfrenta uma série de perigos para chegar à ilha. Lá encontra a cura e ainda liberta a rainha Marmota, que está adormecida, assim como todos da ilha.

 

TODO BICHO TUDO PODE SENDO O BICHO QUE SE É
Nesta história, tudo começa quando três amigos resolvem correr atrás de seus sonhos. O pavão Inácio quer ser gato, o pombo Lavolho almeja ser pavão e a passarinha Aninha sonha em ser grande para aprender a voar. Depois de muita confusão, os três amigos chegam à conclusão de que Todo bicho tudo pode sendo o bicho que se é.

 

 

CHAPEUZINHO VERMELHO
Na peça Chapeuzinho Vermelho, duas meninas brincam de contar histórias e  acabam misturando personagens de diferentes contos de fadas. A dupla cria versões inusitadas, como a que a Cinderela torna-se prima da Bela Adormecida e, juntas, paqueram o príncipe encantado, que virou suco. Irritada com tanta confusão, uma das meninas vai até o armário e traz um mancebo lotado de chapéus. É então que têm a idéia de contar a história da  Chapeuzinho Vermelho. As duas utilizam adereços e chapéus coloridos para interpretar todos os personagens da peça. O resultado é uma montagem moderna com excelentes interpretações das atrizes Alexandra Golik e Carla Candiotto. A direção é de Bete Rodrigues.

 

PLANETA SBRUFS
No espetáculo, no ano de 3014, Capitão X8 parte em missão secreta para o Planeta Sbrufs, com o propósito de ganhar à força a conquista do planeta, que deverá ser conquistado e subjugado a fim de fornecer-nos os recursos já não disponíveis na Terra. Chegando a Sbrufs com uma falsa avaria em sua nave, X8 é calorosamente recebido pelo prefeito do planeta, Ali-Em, e sua família agitada: sua esposa Cósmica, sua filha Terra, sua Cunhada Urana e seu secretário humanóide ETC.
Depois de algumas semanas de convivência com a família e os habitantes de Sbrufs, Zuni Zun (nome real do capitão) começa a perceber que os "sbrufisianos" não são os perigosos e ardilosos alienígenas como ele fora informado, mas sim um povo caloroso e preocupado em estabelecer o equilíbrio de seu planeta através do amor e cuidado.
A peça apresenta um final surpreendente, que envolve o vilão Capitão X8 e sua amada, a personagem Terra. O elenco é formado por Charles Dalla, Cléo Caetano, Maximiliana Reis, Suzanah Borges, Willian Sancar, Walter Junior, Rebeca Andreza e Jarbas Homem de Mello, com direção de Bete Rodrigues.

 

 

O CRAVO E A ROSA

A peça O Cravo e a Rosa conta a conhecida história do amor platônico de um cravo, Cravínio, para com uma rosa, Rosidelma, que vive na ponta de uma alta roseira. Tudo começa quando a roseira é derrubada por um vento forte, fazendo com que Rosidelma conheça Cravínio e ignore seu amor. Depois de estranhá-lo à primeira vista, Rosidelma começa a se apaixonar por ele.

 

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
Na peça, João, o melhor empinador de pipa do vilarejo em que mora, também é um garoto muito curioso. Seus pais passam a enfrentar dificuldades para alimentar a família, desde que sua vaca, fonte de renda da casa, deixou de dar leite. Para conseguir algum dinheiro, a mãe do menino pede para que ele venda a Mimosa. Mas, no caminho até o mercado onde iria vendê-la, João encontra um duende. Encantado com as estripulias e mágicas daquele ser, o garoto acaba se envolvendo na conversa sobre feijões mágicos e troca sua vaca por três grãos de feijão.

 

JOÃO E MARIA
João e Maria, uma adaptação dirigida por Mário Masetti, utiliza este tradicional conto de fadas para transmitir valores humanos e noções de consciência ecológica, como o problema do desmatamento e a preservação da fauna e flora. As atrizes Bebel Ribeiro e Luna Martinelli compõem o elenco do espetáculo. A trama conta a história de duas crianças, João e Maria, que enfrentam grande dificuldade financeira na floresta onde vivem, ao lado de seu pai, um lenhador, e da madrasta. Por conta do desmatamento e do descaso com o meio ambiente, a floresta já não apresenta frutos, deixando os moradores e os animais em condições humildes de sobrevivência. Ao perceber que seria impossível sustentar a família inteira, a madrasta ordena que o pai deixe seus filhos perdidos na floresta para, assim, sobrar mais comida em casa. João e Maria escutam o plano mirabolante da madrasta má e preparam uma saída: jogar pedacinhos de pão pelo caminho para poderem voltar para casa. Infelizmente, o plano das crianças não dá certo, pois as passarinhas Bicudona e Bicudinha, que também vivem na floresta, comem as migalhas de pão, por estarem morrendo de fome. Os irmãos ficam, então, perdidos na mata e acabam encontrando uma casinha cheia de doces, feita de chocolate, com paredes de suspiro. A casa de guloseimas pertence à Bruxa Meméia, que acaba capturando os dois. No desenrolar da história, a duplinha consegue retornar para casa com a ajuda das passarinhas. O pai, que antes cortava árvores e desmatava a floresta, encontra no plantio uma maneira de preservar o meio ambiente e conseguir alimento para todos. A trama termina com um final feliz que tem, na consciência ecológica dos personagens, a solução para a melhora de vida dos que vivem na floresta.

 

 

A CENTOPÉIA JUDITE

A Centopéia Judite é encenada pela Cia. Teatral Arueiras do Brasil. Na trama, a personagem principal é uma centopéia pequenina chamada Judite, que certo dia ouve um morcego dizer que a floresta onde vivem está sendo destruída por queimadas e desmatamentos. Judite resolve encarar a empreitada de ajudar a salvar a floresta. Para contar essa história, foram utilizadas técnicas do teatro de bonecos, manipulados pela atriz e produtora Arlete Ramello e por sua convidada, a autora do espetáculo Delba Baraldi. A direção é de Daniel Cúccolo.

 

 

LÍNGUA DE BOI

A peça Língua de Boi, dirigida por Mário Masetti, traz no elenco os atores Marília Moreira, William Germano e Mafa Nogueira. Em meio a frases engraçadas, sotaques caipiras e muitas rimas, se desenrola o espetáculo Língua de Boi, história baseada na lenda maranhense do Boi Bumbá. A peça gira em torno das vontades da personagem Catirina que, por estar grávida, possui desejos nada fáceis de realizar, como lombo de porco espinho com salada de trevo de quatro folhas e ovo de pingüim colhido no Pólo Sul. Como bem diz o título da peça, a moça sente vontade de comer língua de boi, mas não qualquer língua, e não de qualquer boi. Catirina quer comer a língua do boi Mimoso, animal favorito do patrão de seu marido, Matheus. Para ajudar o boi Mimoso nessa enrascada, o personagem Bastião acaba tendo a idéia de enganar Catirina.

 

 

BORBOLETA SEM ASAS
No Jardim Central nasce Babi, uma borboleta sem asas. Alvo de piada das vaidosas irmãs borboletas - Amélia, Hortência e Joaninha -, Babi não se conforma com o fato de não ter asas e acaba envolvendo-se pelas crueldades que as três irmãs falam sobre ela. Desolada por ser diferente dos outros seres da sua espécie, Babi ouve o conselho das irmãs borboletas e sai à procura do caminho para o lago, onde encontraria asas de cupim. Durante sua trajetória, a borboleta encontra novos amigos - o caramujo Magnólio, a libélula Tininha, a centopéia Cidão e o vagalume Lamparino -, com os quais vive inúmeras aventuras.

 

O MENINO QUE VIROU HISTÓRIA

A peça conta as aventuras do menino Rafa, que detesta ler. Um dia, ao visitar uma biblioteca por ordem de sua mãe, Rafa cai dentro de um livro encantado e encontra uma estranha traça chamada Zigoberta. Zig, por sua vez, é discriminada pelas outras traças, pois em vez de comer os livros, ela prefere ler suas histórias. É assim que Zig e Rafa tornam-se grandes amigos. Rafa descobre que só há um jeito de sair do livro encantado: ler a história dele e enfrentar todos os seus desafios.

 

O ALQUIMISTA
O alquimista Opiatus viaja com sua máquina do tempo para recolher minerais e algumas ervas para seus experimentos. Entre os ensinamentos que dá a sua assistente Maria Odete, Opiatus conta que, com a mudança da fase da lua e a posição dos planetas, torna-se o momento ideal para eles começarem a preparação do elixir da harmonia, que faz com que as pessoas vivam muito melhor, em paz e felizes. Esse preparado muito especial que ele dedicou toda sua vida e estudos, depois de feito é distribuído gratuitamente por toda a vila e a única recompensa esperada é a felicidade do próximo. Do outro lado da alquimia, Rose Clorídrico, uma alquimista que só pensa em lucro e satisfação própria, está preparada para seu próximo experimento: "O perfume encantador", em que o lucro é a base fundamental para esse feito.

 

 

VIVA FELIZ E CONTENTE, TRANSFORME PEDRA EM GENTE
Com direção de Bete Rodrigues, e produção de Fábio da Luz e Giu Aun, o espetáculo infantil, que foi adaptado para a televisão com cenários e figurinos atraentes, conta a história do ex-mágico Sr. Gervásio (dono de um circo, juntamente com Malvina, sua ex- assistente) e seus atrapalhados funcionários: Carioca e Dorotéia. Depois que a televisão foi inventada, o Circo Pararatimbum passou a ser cada vez menos freqüentado pelo público. Para que o circo não entrasse em falência e Gervásio não tivesse que entregar sua parte para a malvada Malvina, o dono passou a contratar as mais diversas atrações, incluindo até mesmo uma cantora de ópera. No entanto, Malvina sempre procurava um jeito de atrapalhar os planos de Gervásio. Ao lado de um monstro, que ela mesmo criou, Malvina pega o poderoso livro dos mágicos que pertencia ao dono do circo e começa a usá-lo para o mal. Com a ajuda de Carioca, Dorotéia e da falsa cantora de ópera Giovana Giovanina, Gervásio derrota a malvada, recupera o livro dos mágicos e descobre que o maior poder é o da alegria.

 

 

BETERRABAS, SEGREDOS E PATACOADAS

O espetáculo Beterrabas, segredos e patacoadas, encenado pela Confraria do Beco Teatro, dirigido por Mário Masetti, conta as aventuras do casal Rosalina e Ariosto, que desejam se casar, mas não sabem de que forma irão comunicar a decisão ao pai da moça, um duque rico e muito rigoroso. Quem ajuda os jovens namorados nessa batalha é Arlequim, um grande amigo e escudeiro do rapaz, que na intenção de ajudar, acaba aprontando muitas confusões e complicando ainda mais a vida do casal. O espetáculo foi inspirado na comédia Dell Arte (comédia de improviso) e destaca a importância da opinião das crianças para uma boa relação entre pais e filhos.

 

 

AUTO DA INFÂNCIA
A peça Auto da Infância, da Cia Fraternal, conta a história do menino de sete anos, chamado Biel, que sonha que seu pai é um ogro comedor de crianças e sua mãe, uma bruxa. O garoto sai pelo mundo em busca de seus verdadeiros pais e encontra-se com Céu, uma menina que mora na rua. Depois de enfrentarem o deserto e as armadilhas do ogro e da bruxa, os dois chegam à casa da avó de Céu, onde a menina fica e Biel continua sua saga até encontrar seus pais.

 

 

MÃE D'ÁGUA

O espetáculo, adaptado para a televisão, conta a história do casamento entre a terra e a água. Um pescador, pobre e faminto, não conseguia de maneira alguma encher sua rede de peixe, até o dia em que conhece uma sereia, a linda Mãe D'Água, que com uma canção trouxe milhares de peixes para o pescador. Com o passar do tempo, os dois se apaixonam e a sereia troca sua vida na água por pernas e se entrega ao amor do pescador. Após prometer que nunca desrespeitaria e maltrataria os seres que vivem na água, o pescador se casa com a Mãe D'Água. Os dois têm muitos filhinhos e vivem uma vida feliz. O grande problema começa aparecer durante as noites de lua cheia, que fazem a sereia sentir muita saudade de seu antigo habitat. Então, ela volta para o rio de onde veio e deixa o pescador em uma situação difícil: agora quem terá que largar tudo e mudar de vida será ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado