COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE RODRIGO SANTORO, TERCEIRA EDIÇÃO DO “AXN FILM FESTIVAL” JÁ TEM SEUS DEZ FINALISTAS


O AXN Film Festival, festival de curtas-metragens do canal AXN, que tem como principal objetivo incentivar o mercado cinematográfico da América Latina, recebeu nesta terceira edição, uma grande quantidade de curtas de altíssima qualidade, entre os quais foram selecionados os dez melhores do continente. O Brasil emplacou três finalistas com os filmes: Landau 66, Com as Próprias Mãos e Entre Cores e Navalhas.

Doze importantes nomes da indústria do cinema e do entretenimento mundial integram o júri da edição 2008 do festival, para selecionar os melhores curtas da América Latina: a cineasta brasileira Laís Bodanzky, o produtor brasileiro José Bonifácio de Oliveira Sobrinho,o Boni, a atriz espanhola Carmem Maura, o produtor mexicano Billy Rovzar, os reconhecidos cineastas César Charlone, Jonathan Jakubowicz e Carlos Moreno, além de Gustavo Santaolalla, produtor musical e líder da banda criadora do tango eletrônico Bajofondo Tango Club, Miguel Bosé, reconhecido músico e ator espanhol, a realizadora venezuelana Solveig Hoogestein, o ator mexicano Don Pedro Armendáriz Jr., e o diretor francês Luc Besson.

Rodrigo Santoro, um dos principais nomes da nova geração do cinema internacional, estará à frente dos programas do AXN Film Festival. Ele irá apresentar os dez finalistas do festival nos dias 04, 11, 18 e 25 de novembro. E no dia 02 de dezembro, acontece a grande final com a apresentação dos três primeiros colocados e exibição do curta vitorioso.

Desenvolvido pelo AXN, o AXN Film Festival irá entregar ao grande vencedor um prêmio em dinheiro de US$ 10.000 dólares e uma câmera HDV. O segundo colocado receberá uma câmera HDV e o terceiro, uma câmera mini-DV.

Confira a Programação

Dia 04 de novembro, terça-feira, às 22h. Reprise: Sábado, dia 08, às 18h

Verano 79 (México)

Landau 66 (Brasil)

Libre (Venezuela)

Dia 11 de novembro, terça-feira, às 22h. Reprise: Sábado, dia 15, às 18h:

La Gordiranfla (México)

Com as próprias mãos (Brasil)

Dia 18 de novembro, terça-feira, às 22h. Reprise: Sábado, dia 22, às 18h:

Entre Cores e Navalhas (Brasil)

La Velocidad de Los Ceibos (Uruguai)

Una Larga Sombra (México)

Dia 25 de novembro, terça-feira, às 22h. Reprise: Sábado, dia 29, às 18h:

Todos y Nadie (Peru)

Gasolina (Colômbia)

Confira a sinopse dos 10 curtas finalistas do AXN Film Festival 2008:

1) Todos Y Nadie (Margarita Cobilich Rizo Patrón) - Peru

Dois amigos estão encalhados num povoado longe da cidade, no meio do nada. Um homem está a ponto de perder seu emprego. Suas vidas se cruzarão no meio do nada. Não importa qual seja sua situação, nunca diga: "Desta água não beberei".

2) Libre (Gustavo Rondón Córdova) – Venezuela

Dois réus deixam sua imaginação voar para sentirem-se livres, inspirados numa rachadura que aparece na parede e que se assemelha ao desenho de uma praia.

3) Verano 79 (Rodrigo Oviedo) – México

A história se passa durante o verão de 1979, quando dois amigos, Rogelio e Chepo, optam por iniciar um negócio juntos. Os jovens adolescentes decidem trabalhar duro para conseguir fundos e comprar uma máquina de impressão, e assim iniciarem sua própria empresa de publicidade. Os dias transcorrem e os rapazes trabalham intensamente, contudo, Chepo, um fotógrafo amador, conhece uma garota que o convida a fugir com ela para a praia, uma noite antes do dia em que comprariam a máquina de impressão que Rogelio queria. Apesar de este ser um dos melhores verões de sua vida, acaba com uma traição e com o que parece ser o final de sua amizade. Anos mais tarde, Chepo tornou-se um fotógrafo profissional e foi convidado a apresentar uma exposição de seu trabalho em sua cidade natal. Para sua surpresa, o evento foi organizado por seu amigo de infância, que agora é um bem sucedido homem de negócios. Chepo é surpreendido quando lhe são mostradas, no porão do museu, as fotografias do verão de 1979, que Rogelio tinha guardado durante todos aqueles anos.

4) La Gordiranfla (Anwar Safa) – México

Depois de trabalhar a noite toda fazendo "gorditas" (uma "tortilla" mexicana com várias opções de recheio) Socorro descobre que Francisco, seu marido, perdeu a "Gordiranfla", uma vagonete adaptada para vendê-las. Depois de um flashback de Francisco perdendo uma aposta numa corrida de cavalos ilegal, Socorro o ameaça de nunca mais voltar, a menos que ele recupere a "Gordiranfla". Francisco junta-se a seu primo, "El Chango", para trabalhar como caddy num campo de golfe, com certa dificuldade, pois ele não sabe nada sobre o jogo. Os dias transcorrem e o novo emprego não oferece a Francisco dinheiro suficiente. Mas a sorte lhe sorri quando ele consegue que a pessoa de quem é o caddy faça um "hole in one", ganhando então o dinheiro que faltava para recuperar a "Gordiranfla". Depois de conseguir o dinheiro para ter de volta seu meio de vida, "El Chango" informa Francisco que seu lutador favorito, o "Sexy Piscis", se apresentará naquela mesma noite...

5) Una Larga Sombra (Raúl López Echeverría) – México

Dois homens, Aurélio e Miguel, caminham no meio do deserto, depois de terem sido abandonados pelo "coiote" com o qual cruzaram a fronteira dos Estados Unidos, juntamente com um pequeno grupo de imigrantes ilegais. Miguel decide seguir Aurélio devido à experiência do velho. Aurélio é um velho predador do deserto que cruzou a fronteira por anos, aproveitando a solidão e a ilegalidade para roubar qualquer um que cruze com ele. Miguel é um jovem em busca de uma vida melhor para ele, sua mulher e seu filho.

6) Entre Cores e Navalhas (Catarina Accioly e Iberê Carvalho) – Brasil

O cabeleireiro Anthony vai todos os dias de ônibus para o seu salão de beleza. Um dia percebe a cobradora Esperança e, com o passar dos dias, eles estabelecem uma relação que não pode ser qualificada por convenções sociais. Esse encontro desencadeia uma profunda transformação na vida e na aparência de ambos. Com leveza, o curta-metragem aborda as novas possibilidades de união de gêneros e lança um olhar contemporâneo e não-discriminatório sobre as ilimitadas possibilidades do afeto, de transpor barreiras e convenções sociais.

7) Landau 66 ( Fernando Sanches) – Brasil

"O que o diabo faz quando está se saco cheio"? Dois jovens amigos tentam achar uma resposta para essa e outras perguntas durante um passeio num Landau 1966. Numa noite chuvosa e entediante, entre cervejas e outras distrações, os dois são forçados a aturar a incômoda presença de um misterioso carona no banco de trás do carro. Um retrato irônico da superficialidade e vulnerabilidade da vida do jovem de classe média no Brasil.

8) Gasolina (Pedro Augusto "Toto" Garcia Cubillos) – Colômbia

As realidades paralelas de três personagens perdidos em uma estrada. Um deles sai em busca de combustível, enquanto os outros ficam esperando no carro. Arnold reflete sobre o sentido de sua vida. Para esse homem que caminha sozinho pela estrada, ocorre uma espécie de viagem iniciática na qual sua realidade se separa das realidades dos outros personagens. No final, essas três realidades paralelas se encontram no mesmo espaço-tempo, quando Arnold retorna ao ponto de partida e vê como as coisas mudaram estranhamente para os três e, especialmente, para ele.

9) La Velocidad de Los Ceibos ( Joaquín Peñagaricano/ Pablo Abdala/ Pablo Aguirrezabal) – Uruguai

É um dia extraordinário numa cidadezinha do interior do Uruguai. Todos e cada um de seus habitantes preparam-se meticulosamente para o grande evento. Nenhum detalhe é deixado ao acaso. Até os enterros são paralisados diante da convocação. Em pouco tempo, uma multidão de personagens se reúnem no caminho em direção à estrada, formando um variado comitê de boas-vindas. O povo pára ansioso no aguardo de um acontecimento que acaba sendo, talvez, demasiado fugaz.

10) Com as próprias mãos (Alysson Silva Muritiba) – Brasil

Num imenso galpão abandonado os instintos animais de auto-preservação e destruição são colocados frente à frente. Uma mulher inflige as mais diversas torturas a um homem com a finalidade de obter respostas. A verdade, contudo, pode ser mais dura que as dúvidas. Um seqüestro, o preço do resgate é muito alto, e quem irá pagá-lo é o próprio seqüestrador quando a mãe da vítima o encontra. Até onde a vingança pode levar uma mulher vitimada pela perda de seu filho?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado