DISCOVERY CHANNEL ESTRÉIA DOCUMENTÁRIO SOBRE CHICO MENDES


No 20º aniversário de sua morte, produção nacional mostra como vida do ambientalista influenciou a maneira como o mundo enxerga a Amazônia


No domingo, 7 de dezembro, às 21h, o Discovery Channel apresenta a história e o legado de Chico Mendes – o filho de seringueiro, que se transformou no líder de uma mobilização popular sem precedentes e ícone mundial do movimento para preservação ambiental – na nova produção local CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA.

Há 20 anos, Chico Mendes era assassinado no quintal de sua casa, por um tiro que ecoou por entre as matas, rios e chegou até o exterior, causando comoção e revolta dentro e fora do Brasil. O documentário mostra como uma morte, nos rincões de uma floresta tão grande, repercutiu na comunidade internacional, mudando definitivamente a maneira como o Brasil e o mundo passaram a enxergar a Amazônia.

Com uma hora de duração, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA foi produzido pela Mixer e remonta a história do ambientalista: desde sua infância simples em Xapuri, cidade do Acre, na floresta amazônica, até os seus encontros com líderes políticos de todo o mundo em uma cruzada pela preservação da floresta.

Por meio de imagens de reconstituição e de depoimentos de membros da família, amigos e pessoas que compartilharam de sua causa, o documentário mostra como o menino Chico começou sua trajetória de engajamento: os primeiros contatos com os ideais comunistas por meio de Euclides Távora e seu despontar como líder seringueiro e comunitário. O telespectador acompanhará também sua luta pela alfabetização (única maneira de emancipação e organização dos seringueiros e castanheiros) e conhecerá a fundo o homem carismático e influente que viajava o mundo para convencer a todos o quão importante seria uma política de desenvolvimento sustentável.

Dividido em seis atos, CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA mostra o retrato do visionário, um homem à frente de seu tempo, que já na década de 1980 atentava para um perigo até então não alardeado: a ameaça silenciosa da exploração e do desmatamento da floresta. Um protetor da Amazônia e de seu povo que conseguiu unir seringueiros e castanheiros em projetos de extrativismo sustentável que provaram ser maneiras eficazes de sustento da população local e de proteção da floresta – um modelo que ia contra os interesses “progressistas” de pecuaristas da região.

Em CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA, conheça como Chico e seus companheiros conseguiram preservar e manter viva a cultura dos chamados “povos da floresta”. Hoje, vinte anos após a morte de seu amigo e companheiro, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Jorge Viana, duas vezes eleito governador do Acre e Mary Allegretti, antropóloga e educadora, examinam como as Reservas Extrativistas podem se tornar uma alternativa viável à exploração econômica da Floresta Amazônica.

CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA conta com apoio do artigo 39 da Ancine e foi realizado pela Mixer, com supervisão de Carla Ponte e Irune Ariztoy, produtoras da Discovery Networks e Michela Giorelli, diretora de produção e desenvolvimento para Discovery Networks Latin America/US Hispanic.


CHICO MENDES, O PREÇO DA FLORESTA

Discovery Channel

Data: domingo, 7 de novembro, às 21h

Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado