TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE OS AVANÇOS DA MAIOR FAVELA DE SÃO PAULO, HELIÓPOLIS


Favela mais populosa de São Paulo e uma das maiores do mundo, com mais de 120 mil habitantes, Heliópolis passou por um processo de urbanização que deu a ela status de bairro e tem se destacado pelos vários projetos sociais que abriga. Toda essa grandeza, somada ao avanço das ações educadoras na região, dão o tom do documentário inédito "Heliópolis, bairro educador" (2008), exibido pela TV Cultura nesta quinta-feira (4/12), às 23h10.


O filme mostra, por meio de imagens e depoimentos, como a comunidade se formou, com as brigas sociais e a origem das pessoas que ocuparam o lugar; de que forma a educação começou a transformar a realidade de quem vive lá; e o que há de esperança para o futuro de seus moradores. Nesse processo de construção, que durou mais de 30 anos, suas ruas, vielas e labirintos presenciaram diversas etapas de amadurecimento, desde tempos de grilagem e luta pela terra, guerra de traficantes, índices alarmantes de violência e morte de jovens, até os dias de hoje, de esperança e de orgulho pelos avanços conquistados.



Dentre tantas histórias e peculiaridades do lugar, a produção destaca os avanços das ações educadoras, capazes de desenvolver as potencialidades das crianças e jovens de Heliópolis, e a força, junto ao Estado, para transformar a comunidade em um bairro educador, onde cada morador se torna um agente da educação, trabalhando e articulando em suas escolas, teatro, cinema, centros de artes, música, esporte e cultura.



O projeto foi idealizado pela TV Cultura e produzido pela Maria Bonita Filmes, com direção de André Ferezini.

Comentários

Karina disse…
Boa tarde!

Parabéns pelo trabalho divulgando sempre questões tão importantes! Meu nome é Karina Polycarpo, e trabalho no Colégio Campos Salles, no Heliópolis, e foi com muito orgulho que participai das filmagens desse documentário. Gostaria de deixar aqui o meu e-mail caso alguém se interesse pelos assuntos de nossos objetivos!
Fiquem ligados amanhã!!!

karinapolycarpo@yahoo.com.br

Karina

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado